domingo, 28 de agosto de 2011

Spider venceu a luta, mas perdeu a unanimidade

Nesse sábado eu estava particularmente ansioso para assistir à principal luta da noite da UFC Rio entre o brasileiro, dono do cinturão mundial Anderson Silva, conhecido como Spider, e o japonês Yushin Okami, o temido desafiante. Tivemos alguns compromissos à noite, e quando cheguei em casa liguei na Rede TV onde estava justamente iniciando-se a apresentação e entrada do japonês.

De repente apagaram-se as luzes e iniciava-se um momento mágico: a entrada do mito! Locução de grande evento e os holofotes são direcionados para ele, Anderson Silva, que aparece fulminante vestido com a camisa do... Corinthians. Isso mesmo. Para a frustração minha, e certamente de milhares de outros brasileiros que estavam ansiosos em vê-lo, tivemos que ver um ícone nacional do Ultimate Fighting entrando com uma camisa do Corinthians.

Não fiquei frustrado por ser do Corinthians. Ficaria igualmente se estivesse com a roupa de qualquer outro clube de futebol, pois acho que a UFC não tem qualquer relação com um clube de paixão nacional (ou internacional). Faltou ali destacar a marca de sua academia, fornecedor de material esportivo ou patrocinador, assim como ele próprio sempre fez, e cuja prática foi respeitada pelo japonês vestido com a bela camisa logomarcada com a insígnia "Pretorian".

Erro gritante do administrador de imagem do Spider, que acaba de perder o fanatismo de milhares de admiradores que, por pura rivalidade futebolística, vão continuar torcendo pelo brasileiro, porém não com a mesma intensidade e convicção de antes. Coincidência ou não, quem está "empresariando" o atleta é ninguém menos que a 9ine, empresa do ex-craque Ronaldo que, ao que tudo indica, está mais para uma holding do Corinthians do que qualquer outra coisa.

Fala-se ainda que o lutador já assinou contrato com o Corinthians. Bom para o Timão, que vai levar sua desconhecida marca nesse segmento para milhares de pessoas mundo a fora (que ficarão se perguntando "o que é isso?!"), mas péssimo para Anderson que continuará treinando nos EUA, onde reside, e já sentiu o peso de misturar sua paixão com sua carreira ao ser declarado vencedor da luta contra Okami e ser vaiado em plena arena carioca. Pessoas pagaram caro por um ingresso nesse evento inédito no Brasil e foram pegos de surpresa, como eu, recusando-se em aplaudir o atleta com o uniforme de um clube rival.

O que fica aqui é uma pergunta: os atletas estão prontos para gerenciar suas carreiras e seus interesses sem deixar-se encantar pela fala mansa da cartolagem?

Uma coisa é fato: Anderson Silva, o Aranha, que antes era unanimidade nacional, já não será mais quando entrar em uma arena de luta com o uniforme do Timão... Acaba de conquistar uma legião de brasileiros que a partir de agora podem até torcer por sua derrota. A rivalidade do futebol, a paixão nacional, infelizmente vai falar mais alto até nos ringues, pode apostar.

6 comentários:

  1. Pode ter sido mesmo um tiro no pé, porque agora é como se ele tivesse representando uma só torcida e justo a do Corínthians, que é enorme, mas atrai muita antipatia...

    Bom, eu não curto muito UFC, mas acho o Spider uma figura simpática.

    Boa semana, Adriano.
    Beijo...

    ResponderExcluir
  2. Como não somos ligados a futebol, Anderson continua sendo o Spider para nós. Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Há diversas opiniões sobre o episódio. A minha é o erro da gestão da marca. Evidenciar a 9nine como agência do lutador é ótimo, mas não um time brasileiro que nada se relaciona com o UFC, mesmo que seja uma das maiores torcidas e que queira se divulgar para o mercado internacional. Uma coisa é uma coisa, outra é outra. Mas com certeza a grana rolou solta por trás dessa aparição e como sabemos, infelizmente, na maioria das vezes, é sempre o que fala mais alto nos esportes.

    Boa semana Adriano e apareça!

    Adriano Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã do Spider, assim como Milene e Taia e milhares de outros brasileiros. Mas como bom fanático por futebol, não posso negar que murchei quando o vi entrar na arena com a camisa de um clube rival... Estava deixando de torcer por Anderson para ficar diante de um atleta do Corinthians. A associação é automática. É como se ele chegasse com a camisa do Coritiba, e imediatamente perderia a simpatia de milhares de torcedores atleticanos, ou se chegasse com a camisa do Grêmio, e causaria o mesmo impacto na torcida colorada. Anderson errou na estatégia, e fora a grana que deve ter entrado, sua imagem acaba de sofrer um revés dentre os torcedores dos outros times paulistas...

    Valeu pessoal! Adriano, escreveu com propriedade lá no Foco, tenho te acompanhado e continuamos 100% alinhados nos contextos.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza..primo!!!

    Depois da sóva de 5x0 que o timão aplicou nos Bambis e o itaquerão a todo vapor..... Concordo com vc, ver o Anderson Silva com a camisa do timão...deve doer mesmo!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Um abração na turma toda!

    Obs: Não some não......agora que o SPFC tá subindo no brasileirão...vc pode ficar "on line" de novo pra gente conversar... E aproveite porque o meu time esta indo LADEIRA ABAIXO.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Oxente!!! O primo, como bom corinthiano, agarra-se em atletas capazes de proporcionais títulos internacionais ao clube, já que no futebol a única coisa que parece prosperar é o itaquerão, graças ao dinheiro do povão, KKKKKKKKKKKKK

    Mas tá bom, sem mágoas, o que vale é torcer, rsrsrs. Oh, a Fabiana Murer é medalhista também, chama a 9ine e mete nela um contrato e uma camisa do timão!!! aos poucos o futebol vai ficando no seu lugar mais comum, restrito ao paulistão mesmo, rsrsrsrs

    Grande abraço, saudades de todos!! Te vejo no msn, se o tempo me permitir.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!