segunda-feira, 5 de julho de 2010

Eu e meu Caiaque Tubarão

Mais um sonho realizado! Acaba de chegar o brinquedo que desejo desde os tempos de criança: MEU CAIAQUE!!

Sabe quando brincamos de faz de conta e nos imaginamos com algo que não temos, mas que nos encheria de orgulho ter de fato? Pois é assim que me sentia, mas até então não havia tido a oportunidade de possuir um desses.

Mas com o convite de trabalho no Tocantins, numa cidade rodeada de um lago paradisíaco, algumas idéias antigas voltaram à tona, e a ideia de colocar um caiaque em cima do carro e sair para remar num vasto e tranqüilo lago voltou a rondar minha mente.

Dito e feito. Na primeira oportunidade que tive, quando aluguei um caiaque por uma hora no Rancho Sucupira, uma pequena e linda chácara turística à beira do lago, consegui convencer a esposa de que aquele seria meu presente para o dia dos pais. Comecei a pesquisar marcas e modelo na internet, e após uma semana de pesquisas decidi pela compra desse modelo chamado Tubarão, da marca Caiaker.

O Caiaker Tubarão

O barco escolhido é um modelo sit on top (onde você fica em cima, e não dentro dele) de lazer, mas com desenho que permite alcançar velocidade. Assim, pode ser utilizado para expedições, pesca ou simples passeio, mas não é adequado para competição ou esporte de manobra rápida em corredeiras.

No passeio inaugural, durante um romântico pôr do sol, o que eu não esperava era o tempo de adaptação, pois logo que sentei tive imensa dificuldade em equilibrar-me. É pura física: uma plataforma que boia, quase plana e um ser de 70 quilos em cima, sem um contra peso que equilibre o barco por baixo...

Depois da primeira sensação de desequilíbrio passei a remar e a me adaptar no navegável, e a sensação foi simplesmente incrível! Ele realmente pega uma velocidade gostosa, é bem mais confortável que o caiaque tradicional e, mesmo não me aventurando muito por estar ainda sem o colete salva-vidas, já pude ter certeza de que iria me divertir muito com o caiaque.

Fiz um caldo-teste, ou seja, rolei para a água e virei o caiaque para treinar o processo de retorno em caso de um imprevisto desses, e vi que apesar de difícil, basta um pouquinho de treino para concluir a volta bem mais depressa do que em minha primeira tentativa.

Para quem pensa em adquirir um barco desses, minha avaliação é a seguinte: após alguns minutos navegando o problema do desequilíbrio já estava perfeitamente superado. Durante as remadas só toma o caldo quem realmente não tiver nenhuma habilidade com caiaques. Parado em cima dele o equilíbrio é um pouquinho mais trabalhoso, mas nada tão dramático. Se você colocar as duas pernas na água, na posição de montaria, o equilíbrio é perfeito, você não vira de jeito nenhum... e essa será a estratégia para pesca. O caiaque é muito confortável, possui assento macio com encosto dobrável e apoio para os pés, o que torna o passeio muito mais prazeroso do que aquele no caiaque tradicional, que provoca uma tremenda dor nas costas.

Então é isso. Uma ótima semana para todos, e lutem pela felicidade! Vale a pena, e nem sempre custa tão caro...

Antes que seja tarde, deixe eu fazer meu agradecimento à Rosana Lessa, do Portal do Esporte, que me deu um atendimento nota 10 e cujo site foi onde encontrei o melhor preço e as melhores opções para a compra do caiaque. Deu tudo certo, a empresa é de confiança e eu recomendo. E ainda ganhei um colete salva vidas de brinde!!

22 comentários:

  1. Adriano, que maravilha, deve ser muito bom 'caiacar' por essas águas aí.
    Parabéns pela ótima aquisicão.

    ResponderExcluir
  2. Adriano, que máximo! Lembro de vc ter comentado isso num post anterior, e que legal ver o objetivo concretizado. Como dizem os comerciantes turcos depois de uma compra: Use com alegria!

    ResponderExcluir
  3. Ai,que graça!
    Muito legal!
    Pena que não dê para colocar a turma...rs.
    Serão momentos de alegria e também reflexão.
    Navegue suavemente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ficou bem legal o design. Parabéns!

    Olha, quando tinha uns 17 anos, fiquei sentada alguns minutos "presa' nesse caiaque. Agora vendo que é relax, aberto, achei legal. Gostei desse tipo. Faça bom proveito! Não vejo a hora de estabilizar-me e poder voltar ao Yoga, dança que tanto gosto.Já essas coisas de "administrar" caiques, bolas e cavalos não é a minha não. ;-))) Mas eu nunca digo nunca!

    ResponderExcluir
  5. Realizar sonhos é sempre delicioso... Feliz com seu brinquedinho novo, menino? Rsrs...
    Tomara que esse por-do-sol romântico que tivestes tenha sido apenas um dentre tantos que ainda vem dentro do seu possante.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. E o banner ficou lindooooooooo...você, o tubarão e o por-do-sol. Perfeito!

    Agora vou-me de verdade...

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriano!!! Que legal ver e sentir a sua realizacão. Lindo!!! Estou um pouco ausente, de férias, mas logo logo volto com mais frequência. Bjosss e aproveite muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Ow amigas, muito obrigado pelas palavras de apoio, rsrsrs

    Beijão a todas!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Adriano!Eu acho que vou colocar você como garoto propaganda do Caiaquer tubarão!rs Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs... Rosana, repasse o link ao pessoal da Caiaker para que eles vejam e divulguem aos clientes deles. Depois vou tirar mais fotos, e sempre que puder publicarei minhas naveganças aqui no blog. Na net tem pouco material sobre o Tubarão.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Pode deixar que irei repassar!É verdade, é difícil encontrar material sobre o Caiaque Tubarão..Divirta-se bastante e vê se da próxima vez use o colete hein!rs, ah, espero que ele tenha chegado né.
    Abç

    ResponderExcluir
  12. Olá Adriano, primeiramente parabéns pela aquisição. Estou pensando em comprar esse caiaque. Mas antes gostaria de confirmar a velocidade que ele atinge. Segundo o site ele faz 8km/h em condições normais de remada. Eu tenho um neo da brudden que faz 5km/h nestas condições. Você tem como confirmar a velocidade. Agradeceria muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Olá meu amigo!

    Confesso que não fiz ainda o test drive definitivo do Tubarão, com uma jornada mais longa de navegação. Mas a primeira impressão que tive foi de que ele pode atingir uma ótima velocidade, praticamente compatível com a que atingi num caiaque fechado (como o verde da foto). Sua proa tem desenho agressivo, ele é 10cm mais estreito que o Neo e é longuilíneo, o que favorece a velocidade. Sua manobrabilidade não é boa, talvez devido o tamanho e a posição bem central do assento. Acredito que vai sentir saudades do Neo quanto a isso.

    Semana que vem pretendo navegar uma maior distância com ele e conhecer um pouco mais suas características, e então farei o relatório completo aqui, ok!

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir
  14. Grande Adriano!
    Nós da CAIAKER ficamos muito felizes em participar da realização de algo que tanto almejava!
    Curta ao máximo e estamos aqui para o que precisar!
    Abraços!
    Paulo Robba - Sócio Diretor Caiaker

    ResponderExcluir
  15. obs : Colocamos um link para seu blog no nosso perfil do ORKUT.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Paulo, é uma satisfação tê-lo visitando o meu blog! Quero aproveitar para parabeniza-lo pelo belo site da Caiaker, pois pesquisei bastante sobre caiaques antes de comprar, li muito material a respeito pela internet, e mesmo sem ver nenhuma das opções pessoalmente convenci-me de que o Tubarão era o modelo que mais me agradou em todos os sentidos.

    Um forte abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Adriano,

    Vi seu Blog e gostei bastante. Moro em Palmas, possuo um caique da Brudden, o Hunter Fishing e penso em um mais veloz. Será que o Tubarão é uma boa opção?

    Atenciosamente.

    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Renato!

      Você tem um dos caiaques top para pesca, uma ótima escolha. Se seu objetivo é mais velocidade, o Tubarão pode atendê-lo sim. Com remadas macias ele prolonga o deslize na água, você faz menos esforço e as remadas rendem mais para percorrer trajetos mais longos. Se colocar força nas remadas ele responde bem, é rápido. Vai sentir alguma diferença quanto a estabilidade e manobrabilidade, pois requer mais equilíbrio e não é tão ágil para virar quanto o compacto Hunter.

      Qualquer fds poderíamos marcar um test drive para você conhecê-lo, sem problemas, ok!

      Grande abraço,
      Adriano

      Excluir
  18. Oi Adriano,

    A idéia é muito boa, vamos combinar pelo e-mail. Pode ser aquele e-mail do contato do blog?

    Um abraço.

    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato! O tempo passou e eu nem respondi sua mensagem, sorry. Pode fazer contato por aquele e-mail sim, e se acontecer de passar pelo Quartetto do shopping, peça para alguém me localizar no escritório pra gente se conhecer e combinar, ok!

      Abraço!

      Excluir
  19. Olá ! Adriano, tudo bem? Graças ao seu comentário entrei em contato com a Rosana, e já estou em negociação junto a ela, para pegar meu "Tubarão". Já a algum tempo estou namorando um caiaque, estava em duvida entre este modelo e o flying fishing, mas após ler seu relato.... muito obrigado!! Deus te abençoe! Eder Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eder! Que bom que pude te ajudar a escolher o seu caiaque. O propósito desse blog é a troca de experiências, e tenho certeza que você vai fazer o melhor negócio com a Rosana (já comprei 3 caiaques com ela) e principalmente, vai curtir demais as remadas no Tubarão.

      Grande abraço, meu amigo, e comente depois sobre sua experiência a bordo do novo caiaque!

      Excluir

Deixe sua crítica e sua opinião!