sexta-feira, 4 de junho de 2010

Parabéns, você foi escolhido para me ajudar

E eu que pensei que já tinha visto de tudo nessa vida, deparei-me com o seguinte e-mail em minha caixa de mensagens essa semana:

"Boa tarde Adriano, sou Fulana de Tal, trabalho na Secretaria da Segurança Publica, na Coordenadoria de Recursos Humanos, na função de Gerente de Administração e Pessoal.


Sou Pós-graduanda no curso de Gestão Pública e sociedade, pela Universidade do Nanhanha – UFX.


O meu artigo é sobre: Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais. Escolhi o Supermercado Ciclano para fazer um estudo de caso sobre esse tema.


Para isso preciso que você me responda algumas questões, o ideal seria ir pessoalmente, como nosso tempo é muito corrido, gostaria que trocássemos informações por e-mail.

1 – Dados do Supermercado ?
2 – Quantos funcionários com necessidades especiais possuem?
3 – Numero geral de funcionários?
4 – Data de Funcionamento do Supermercado?

Essas quatro questões para poder dar inicio ao artigo.

Aguardo resposta"

Se os amigos observaram com atenção, verão por quê me indignei com essa mensagem, a qual descaracterizei o nome da pessoa, nome do supermercado, nome da instituição de ensino e a localização, para preservar o autor.

1 - Não houve um pedido do aluno para nós sobre a possibilidade de utilizar nossa empresa como objeto de pesquisa para o referido artigo;
2 - A apresentação do aluno e suas credenciais foi deveras detalhado, talvez uma forma de mostrar o nível de autoridade com quem estamos falando;
3 - A gentileza no pedido foi substituída por uma ordem de comando quando solicitado que se responda ao questionário, de interesse exclusivamente do aluno;
4 - O agradecimento ou simplesmente uma despedida no final do e-mail foi substituído por mais uma ordem de comando, sem ao menos a assinatura do autor.

Eu fico admirado que ainda haja essa falta de educação ou respeito por parte de algumas pessoas, que escrevem uma mensagem de e-mail como se estivessem conversando frente a frente, sem o mínimo de protocolo ou estruturação da mensagem. Já vi muito disso, recebi mensagens sem abertura e fechamento, simplesmente com o assunto jogado no meio, mostrando um jeito meio rude de se expressar e de se comunicar com alguém.

Mas essa mensagem em especial me incomodou demais, pois faltou quase tudo o que se espera de um aluno que precisa de nossa colaboração para redigir o seu artigo. Os valores pessoais e sociais realmente estão se deteriorando com o tempo...

17 comentários:

  1. Nenhum licença, por favor, obrigada??? Deve ser um vírus! Pelo menos de falta de educação. Bom fim de semana Adriano!

    ResponderExcluir
  2. Rê, me fez lembrar de um episódeo dos Backyardigans onde a rainha Cleótacha recebe uma lição da Esfinge Uniqua e canta a musiquinha: "diiiigaaaa sempre obrigaaaaada e por favor..." KKKKKKKK

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Essa nova versão de sociedade high-tech exclui a gentileza e a educação.
    Fiquei intrigada porque mesmo depois da 'tal' apresentação de títulos,o(a) remetente nem se dignou a explicar o porque escolheu o determinado supermercado.Inacreditável como pessoas perdem oportunidades em função da arrogância.
    Beijos e lindo fds!
    p.s:Como está o frio aí na cidade?

    ResponderExcluir
  4. Excelente reparo. Esta miudagem perdeu o norte.

    ResponderExcluir
  5. Voltei!
    Tem memê pra vc no Poete!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. afffffff lamentável! pior que nem dá pra rir dessa mais nova pataquada! abs, pp

    ResponderExcluir
  7. Adriano, o destino dessa mensagem e do "convite" é/tem de ser a "poubelle".

    ResponderExcluir
  8. Aliás, hoje eu sei reconhecer muito mais do que antes esses 'ratos". Nada como ter 35 anos... Tem aqueles que oferecem ajuda mas são na verdade vampiros. E como sou receptiva e tenho um jeito muito delicado no trato (por escrito pareço mais forte e incisiva), as pessoas tendem a desrespeitar mais facilmente, porém, não mudarei minha educação e personalidade para agradá-las, apenas quando sinto que devo ser enfática, aí o faço de maneira sutil e também me afasto. Fiz isso com uma doida que após uma prova e trocarmos telefones (eram dois homens e nós duas), ela me ligou um dia depois quase me intimando a comparecer em tal lugar, tal hora, determinando tudo e em tom de ameaça usando as minhas palavras e o pouco q disse da minha vida (pos mortem do meu pai, aliás, apareceram muitos, mas foi fácil identificá-los) para me intimidar. Algo do tipo: já passei por isso, sei como você se sente e "tenho a solução" (não usou essas palavras, mas foi quase a mesma coisa), então vou te dar conselhos e não dápara ser por telefone. Eu não queria ir e aí chegando lá, fiz a dita sapatona (mais essa que senti!) pagar a conta das torradas e do chocolate-quente. Cruzes. Acho até q outro dia era ela ligando para meu celular. Que burra eu fui. Mas essa foi a última! ;-)

    Sei q esse exemplo difere dessa mensagem que você recebeu porque essa moça nem te conheceu pessoalmente mas quis contar só para todos perceberem o quanto o inferno está cheio de boas intenções. Já fui muito insegura e hoje só confio em mim. Nem a minha sombra escapa, coitada!

    ResponderExcluir
  9. E outra que a intenção dela é que o interlocutor (a quem ela pede essa ajuda e que responda às questões) seja alçado a uma categoria importante (os tolos vão logo pensar: bem, ela me escolheu) mas a inocente nem sabe como fazê-lo. Tem que participar do Aprendiz. hehehehe

    ResponderExcluir
  10. rsrsrs...lamentável mesmo. Carol me perguntou sobre o frio daqui, e confesso que essa noite passei frio, pois o ar-condicionado do meu quarto estava programado em 18 graus, tive que subir para 24, se não quisesse vestir uma camisa. AQUI NÃO FAZ FRIO! TOMAMOS BANHO COM O CHUVEIRO DESLIGADO, 3 VEZES POR DIA!!! KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Gisela, eu também, por excesso de zelo, acabo dando corda para gente que vem com conversa fiada, e mesmo vendo que trata-se de uma roubada tenho certa dificuldade em ser rude com a pessoa para sair do meu pé. Mas estou pegando o jeito, e confesso que às vezes sinto-me mal em ter que fazer isso. Enfim, a racionalidade deve sim superar a sensibilidade em muitos casos nos quais nos confrontamos, sempre com o devido respeito.

    ResponderExcluir
  12. No Rio fez 13! Gringo que vem para cá trazendo só havaiana, $ no bolso, bermuda e camisetinha se ferra bonito.

    ResponderExcluir
  13. Incrível a gentileza, nós perdemos muito nos dias de hoje esse "toque" parece que tudo é muito rápido e não merece mais o "cuidado" com os outros, isso me entristece.
    Fiz o selinho de pediste e mandei a programaçaõ do dia do niver.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Nossa,chega a ser ridículo esse e-mail! É cada uma!

    ResponderExcluir
  15. Incrível, uma vergonha!
    Grande abraço meu amigo!!

    Sebastián

    ResponderExcluir
  16. É muita falta de preparo... Você se deu a perda de tempo pra responder esse email?
    Um bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Berger! Voce ainda não respondeu? Ela vai te excluir do orkut e do msn...huahauaahauha

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!