segunda-feira, 12 de julho de 2010

Chavões de um Curriculum Vitae

Prezados amigos e queridos leitores. Faz um tempo já que sigo insatisfeito com a Apresentação de meu currículo, ou resumo profissional.

E quando digo Apresentação, é APRESENTAÇÃO mesmo, aquele primeiro tópico que alguns chamam de Objetivo profissional, onde você resumidamente explica por que está enviando o referido documento à empresa contratante.

Resgatei uma das apresentações que fiz ano passado e era exatamente assim:

"Busco oportunidades de desenvolvimento onde eu possa promover crescimento e ganho de resultados a empresas/indústrias que necessitem de um profissional estratégico e de visão abrangente na gestão comercial e mercadológica."

Hoje li a apresentação de uma pessoa e esse fantasma voltou a rondar minha mente. Minha insatisfação está no seguinte: gostaria de ver aflorarmos nossa criatividade e escrever uma apresentação pessoal sem utilizar os seguintes termos:

"Em busca de"
"necessidades"
"satisfatório"
"aprendendo"
"conhecimentos"
"desenvolvimento pessoal"
"oportunidade"
"promover crescimento"
"crescimento profissional"

Será que você é capaz montar uma apresentação pessoal fugindo um pouco desse linguajar trivial? Fica aqui o meu desafio: Mostre a todos sua criatividade redigindo aqui nos comentários a sua Apresentação, e ajude-nos a melhorar nosso próprio currículo, impressionando um recrutador! Eu também vou tentar melhorar o meu...

Você poderá apreciar também os textos relacionados à Gestão de Carreira e Recrutamento, esse último com muitas dicas úteis para seu processo de entrevista. 

Leia também outros artigos relacionados a currículo clicando aqui, e artigos relacionados a empregabilidade clicando aqui. Vale a pena conferir!!

12 comentários:

  1. OLá,querido!
    Nossa,é um belo exercício que nos nos ajudará.
    Verificarei a apresentação do meu , darei uma melhorada,depois envio.
    Sou fã das suas idéias inovadoras!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano. Boa noite. Esse é um assunto bastante polêmico, sabe?! Acredito que nem os profissionais de RH chegaram a um consenso a respeito dessa situação de jargões, chavões e clichês. Pessoalmente, eu odeio essas palavrinhas clicês. O problema é que se você não as coloca nos CVs, o pessoal de RH acha que você é algum tipo de "alien" e que, portanto, não está em condições de ter um emprego (não falo nem de trabalho, cheguei só ao status de empregado).

    O que eu consegui, claro que não sozinha, mas com a ajuda de um headhunter, foi um CV de 2 páginas para dizer o que fiz em 29 anos de carreira e uma carta de apresentação. A carta, sim, fala melhor do que o CV. Se você achar interessante, faço um ctrl C + Ctrl V aqui para os comentários.

    Mas tudo o que eu fiz foi uma super dica de uma professora/tradutora lá do LinkedIn, a Gislaine, que um dia disse que a melhor ferramenta para se falar e escrever bem o português é o dicionário. E ela está coberta de razão. Hoje em dia, só escrevo com o Aurélio online aberto como rascunho. Meu vocabulário está cada vez melhor. E assumi o risco de, no caso do meu CV sem jargões e clichês, não conseguir me vender. Mas aqui, Adriano, a gente já entra naquele ponto em que você pensa... Se vender, mas a que preço? Quem sabe o problema é que eu talvez eu não esteja à venda?!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. Tentarei Adriano!
    Bjs e uma ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Minha sugestão:
    Ser humano, com todos os seus defeitos e virtudes com nuances mais evidentes em ambos e com possibilidade de corrigí-los, procura empresa que seja idônea, tolerante com as diferenças, socialmente e ambientalmente responsável e que remunere seus profissionais com valor adequado às suas necessidades.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Alexandre!! KKKKKKKKK

    E Eliane tem certa razão... será que o pessoal de RH não estranharia uma apresentação como a do Sewald, ou essa aqui por exemplo:

    "Profissional com experiência, seguro e preparado. Disposto a negociar projetos de médio e longo prazo com empresas estruturadas interessadas em investir em um novo conceito de trabalho para sua área comercial. Socialmente responsável, marido e pai presente, líder atuante e estrategista consolidado."

    Talvez o Aurélio seja mesmo uma excelente alternativa para substituirmos termos massantes e repetitivos na quase totalidade dos currículos...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. "Profissional com experiência, seguro e preparado. Disposto a negociar projetos de médio e longo prazo com empresas estruturadas interessadas em investir em um novo conceito de trabalho para sua área comercial. Socialmente responsável, marido e pai presente, líder atuante e estrategista consolidado."

    Execelente idéia pois passa um pouco do que é o ser humano indo além de resultados e metas.

    Abraço!

    Professor Bruno Pataxó.

    http://www.viverbemseuestilodevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Bruno!

    Fica aqui o meu desafio para que desenvolva uma apresentação pessoal para o seu currículo e divida a idéia conosco.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!