quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ricardo Teixeira anuncia a convocação de Pelé para a Copa de 2014

"Foi anunciada hoje, na sede de CBF no Rio de Janeiro, a convocação do ex-craque e rei do futebol Pelé como centroavante da seleção brasileira para a Copa de 2014 no Brasil.

A convocação antecipada foi dada como notícia extraordinária em coletiva de Ricardo Teixeira, que disse ser essa decisão uma forma de resgatar a memória do futebol inesquecível de Pelé, que terá 74 anos de idade, além de abrilhantar o evento no Brasil.

- Queremos transformar a Copa de 2014 num marco do futebol mundial, sendo o Brasil o primeiro país a conceder tal homenagem ainda em vida a um dos maiores atletas do cenário esportivo mundial justamente diante de sua torcida e de todos aqueles que já o viram em campo - disse Teixeira durante a coletiva.

O fato é que a notícia já teve seus desdobramentos na mídia esportiva e jornalística mundial, mostrando que..."

E então, gostou da notícia? Pois é... mas infelizmente é mentira. Na verdade eu simulei tal possibilidade para medir o impacto publicitário e a repercussão de tal notícia se fosse de fato divulgada.

Já pensou o Brasil entrando em campo em seu primeiro jogo com Pelé entre os 11 titulares? Já pensou no montante que seria investido pelos patrocinadores na seleção brasileira e na Copa do mundo do Brasil? Já pensou no preço que seriam vendidos os ingressos para assistir a treinos e jogos da nossa seleção? Já avaliou o que é possível fazer no mundo business com essa jogada de marketing?

Sei que o homem Pelé não goza de tanto prestígio quanto o jogador Pelé, mas é desse segundo que estamos falando. Fica aqui o seu espaço para dizer o que você acha que daria para empreender caso essa notícia fosse verdadeira.

11 comentários:

  1. Gente, tava na cara q é lorota. ;-))) Desculpe, Adriano. hehe Imagine... Só se ele tivesse tomado aquela poção do filme "A Morte lhe cai bem". Bom, se bem que a situação dos nossos jogadores não anda assim lá essas coisas. Nem com poção tem solução! Houhou!

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  2. Hehehe...não sei o que gostei mais, se do post ou do comentário da Gisela. Muito bom. Reparou que ele não estava na festa de abertura da Copa da África do Sul? Esse Rei anda sem glamour. Beijocas!

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  3. ;-)) Pois é, Taia. A coisa não tá boa para o Brasil: nem com Dilma "prestes lá" e nem com a equipe de futebol. Nós fomos mal-acostumados com os craques. Hoje é "futebol burocrático" como saiu estampado na capa do jornal "O Globo". Até defendi o Dunga quanto ao segredo, à seriedade na hora dos treinos mas acho que o nosso país tem por orginalidade essa coisa do humor, da troca esportiva entre a imprensa e os jogadores. Sei lá, ando pensando nisso. Vou até postar no meu blog. Bjs

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  4. De fato vocês estão certas, Pelé não é uma unanimidade, e nem tampouco teria condições de atuar numa seleção. O que eu queria ver é a repercussão no meio publicitário e no universo do marketing com uma notícia ou uma possibilidade dessas. Vocês sabiam que nessa pré-temporada de copa do mundo o Pelé foi um dos personagens que pareceu com maior frequência na TV em comerciais de diferentes marcas e produtos?

    A marca do personagem Pelé é poderosíssima, e a mídia internacional o vê com bons olhos assim como vêm Lula lá fora. Conhecem o craque do passado, o empresário bem sucedido. Entrar no gramado de mãos dadas com os demais jogadores com seus 74 anos de idade seria uma arrecadação de Super Bowl no mercado publicitário brasileiro e mundial. É aí que que vejo uma oportunidade.

    Valew!

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  5. Véio, eu já estava chamando a patroa pra vir ler a notícia, achando que era verdade! Não que o Pelé tivesse condições físicas de jogar, mas achei que realmente seria uma senhora jogada de marketing botar a cara dele entre os convocados, posar de uniforme, treinar com os jogadores... e depois, durante a Copa, ficar no banco, só pra ser filmado, igual o Beckham na Inglaterra.

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  6. A copa no Brasil no mínimo ja será interessante, agora com o Pelé jogando será ainda melhor. Claro que muito mais que uma homenagem essa iniciativa foi uma campanha de marketing... Tinha visto alguns dias antes do anúncio um comercial onde dizia..."mais 90 minutos".

    Gostei da idéia...

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  7. Seria uma jogada de "marquetingue" excepcional... o cara é realmente insuperável.
    Agora, o cara é chato pra caramba! Essa necessidade dele de autopromoção é insurpotável, como se o nome que tem como atleta do século não fosse suficiente, aí fica parecendo uma insegurança meio idiota, medo do ostracismo.

    Muito bacana o post.
    Beijocas.

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  8. Meu pai dizia a mesma coisa, Adriano. Ele falava assim: "minha filha, esse cara tem o tapete vermelho estendido onde ele vá". E não é que o veinho tava certo?!

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  9. É verdade, Pelé acho que a nível de esporte mundial supera Michael Jordan, Mike Tyson, Tiger Wood e outros astros dos esportes, pois com mais de 40 anos de aposentadoria ainda permanece no auge da sua fama, e isso não pode ser descartado.

    Se Ricardo Teixeira lesse meu blog, bem que poderia tirar esse coelho da cartola... rsrs

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  10. Não acredito que traria bons resultados de marketing. Passado o impacto inicial da notícia, seria uma chuva de protestos e descontentamento. Eu é que não aliaria a minha marca a um evento como esse. O Pelé foi o cara, o atleta do século, mas teve sua época. Seu brilhantismo se limita às 4 linhas. E com a evolução do futebol, e a evolução de sua idade, o melhor mesmo é deixá-lo para a História. Não acredito que ele conseguiria servir nem como motivador para a seleção. Se soubesse fazer isso, porque nunca fez? Não... não rola. Neste aspecto motivacional (e somente neste, pelo amor de deus) o Maradona é melhor que o Pelé. Mas, no país do futebol, tudo pode acontecer... tem um comercial de TV aí prometendo mais uma partida. Tomara que o Maradona esteja no time adversário.

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  11. Também concordo com você, Helton, sobre o papel que Pelé tem desempenhado pelo futebol brasileiro. Nunca foi um apoiador de fato após deixar os gramados.

    Mas teve a sua história, quem sabe não faça bom uso dela numa ocasião de repercussão mundial?!

    Obrigado pela visita!

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