sábado, 29 de maio de 2010

Eu me sinto um estrangeiro

Pode parecer contraditório, mas de uns tempos para cá tenho me sentido meio triste, sem saber exatamente o por quê... o trabalho está bem, a cidade é linda, mulher e filha comigo... Custei a encontrar uma razão para minha aparente desilusão por alguma coisa.

A resposta veio através de uma música dos Engenheiros do Havaii, principalmente no refrão:

"Entre um rosto e um retrato,
o real e o abstrato

Entre a loucura e a lucidez,

Entre o uniforme e a nudez

Entre o fim do mundo e o fim do mês

Entre a verdade e o rock inglês

Entre os outros e vocês


Eu me sinto um estrangeiro

Passageiro de algum trem

Que não passa por aqui

Que não passa de ilusão (...)
"

Parece que minha estadia na nova cidade ainda não me trouxe referências para desenvolver um relacionamento de amigo com alguém. Todas as pessoas de nosso convívio são do trabalho, onde a relação deve ser mais sutil, por tratar-se de comandante e comandados, e vice-versa.

Notei ontem qua a falta que sinto é de pessoas com quem amadureci o contato, com quem podemos falar até de trabalho não estando in loco. Pessoas com quem a gente possa agir com naturalidade, expor nosso lado humano e tosco, que sempre tem sido muito controlado na relação profissional do dia a dia. Sinto falta da conversa fiada no almoço na casa da sogra e no jantar na casa dos pais... do domingo a tarde com nossos amigos da família Andretta, dos amigos que encontrávamos casualmente nos shoppings ou nas pizzarias, além dos incontáveis irmãos da igreja em nossos mais de 15 anos de convivência, sempre com aquele abraço caloroso e carinhoso.

Em síntese... eu me sinto aqui de passagem. Sem vínculos pessoais, apenas profissionais. E confesso que isso está me incomodando. Mas vou virar essa mesa, tudo tem seu tempo e novas amizades irão se formar. Enquanto isso, não há como negar: nesses 4 meses por essas bandas ainda me sinto um estrangeiro, passageiro de algum trem.

14 comentários:

  1. Também me sinto assim Adriano, além do mais tem a dificuldade do idioma...tenho uma amiga brasileira aqui, mas ela está no Golf e nos vemos apenas aos domingo. Com o tempo só "piora" hehehehe. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Adriano, você vira essa mesa sim, com o tempo tudo se resolve. Claro que vou linkar esse post, né, estrangeiro dentro do próprio país, sempre digo que isso acontece, pois o Brasil brasileiro é brasileiros e Brazilzão, diferencas demais, quase uma mudanca para o exterior, a diferenca é somente ao acesso à língua.

    Bom sabadão!

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo que toda adaptação, mudança é dolorosa e difícil. Somos condicionados a formação de grupos dentro dos grupos, da saída deles até a chegada e adaptação nos outros ficamos numa espécie de vácuo entre avançar ou retornar, se retornamos podemos no princípio sentir alívio, mas logo bate a dúvida de como seria se tivéssemos seguido, ao contrário se avançamos, perdemos uma ilusória segurança ou estabilidade e nos sentimos como estrangeiros das novas situações, até completa adequação. Mas na frente, tudo fica mais claro e nos livramos do incomodo da mudança, permanecendo as boas lembranças e saudades, pelo menos até partirmos para outra. Bjos e ótimo fim de semana Adriano.

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriano,

    eu me identificaria com o que disse há uns 2 anos atrás. Já senti isso.A saudade dos que são "nossos" sempre bate mesmo. Mas dê um tempinho pra ver o que esse espaço novo ainda vai te oferecer.

    Espero que vc e sua família se adaptem bem por aí na nova cidade.

    Fiquem bem!

    ResponderExcluir
  5. Você morava onde antes? Olha, a Astrologia explica esses períodos, mas com certeza tem mesmo a ver com a mudança de cidade. Eu acho ótimo mudar quandose tem tudo à mão.

    ResponderExcluir
  6. Oi, amigo. Entendo você, sabe que eu mudei de cidade e estou a apenas 30 minutos da minha antiga casa, 10 da minha antiga cidade, mas sinto uma louca saudade de tantas coisas ainda... Vc tem amigos de 15 anos na Igreja? Eu também!!! Meu grupo de jovens( eu digo meu, mas não tenho mais idade para ele) fará 15 anos em outubro.
    Vc irá encontrar outras pessoas e abrirá novos caminhos, confie!!!

    Não esqueci o futebol e outras coisas de Copa no blog não... hehehe
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Adriano,
    é assim mesmo meu amigo.
    Eu tb me sinto assim e olha que faço amizade igual água, mas sempre fica este "trem" mexendo com a cabeça da gente.
    O que eu posso te dizer: a gente se acostuma e quando muda de cidade até sente falta de algumas coisas, acredita?
    Ser gente é muito complicado!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Adriano, tudo bem?
    Fica tranqüilo, eu acho que você nos próximos meses fará amizades. Só tem que esperar mais um pouco.
    Falando em futebol, a copa do mundo começará e poderá desfrutar de inesquecíveis jogos!
    Grande abraço!!!
    Sebastián

    ResponderExcluir
  9. Quero agradecer o carinho e a força dos meus amigos blogueiros. Podem apostar, vou virar a mesa e encontrar aqui a felicidade de muitos amigos ainda, só uma questão de tempo.

    Gi, eu morava em Maringá-PR, e tenho grandes laços por lá. Hoje estamos muito longe de todos, e o msn é nosso maior aliado para amenizar a falta de alguém ao lado para papear, viajar e se divertir juntos.

    Valeu pessoal!

    ResponderExcluir
  10. Berger... dá um ligão pro Warley... gente fina demais...
    e qdo bater saudade, liga o msn pra gente conversar...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gisela, você conheceu o que a cidade tem de mais belo, e sem falar no charmoso friosinho típico de lá. Mas como diria Álvaro Gameiro, "essa ainda não é a minha Curitiba"... o melhor de lá está em um raio de 50km, nas montanhas de Bocaiúva do Sul e Passa Vinte, onde íamos com frequência acampar. Um verdadeiro paraíso. Na cidade onde eu morava, Maringá, você conhecerá uma das catedrais mais incríveis do Brasil, uma verdadeira obra da arquitetura.

    O Paraná é cheio de belezas, e uma delas é a viagem ao litoral através da estrada da Graciosa, cujo nome já diz tudo. Quem sabe eu faça um post sobre o Paraná qualquer dia desses...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Ah, faça sim! Serei uma das primeiras a ler. Gosto muito de viajar, especialmente, no Brasil. Em 2008 conheci Santa Catarina e achei uma beleza também.

    Nessa ida ao Paraná,quase pegamos o tal trem pela Paranaguá,não sei ao certo. Em Santa Catarina meu namorado rodou muito de carro e visitamos bastante coisa, pena que subir até as montanhas não deu, mas sei que se trata do melhor nessas viagens. No mais, Foz é tão absurdamente bela, esplendorosa e espetacular que valeu por todas as minhasviagens e olha que conheço muitos cariocas que tentaram me dissuadir do contrário. Não sabem de nada. Eu sabia que ia gostar, porque via meu pai e minha mãe nas fotos anigas e morria de inveja.
    ;-)

    ResponderExcluir
  14. Vc parece ter o perfil de quem vai sim virar esse jogo rapidinho e trazer pra junto de si amizades bacanas, que te façam sentir menos estrangeiro.

    Eis um trechinho de Caetano Veloso...

    Rapte-me
    Me adapte-me
    Me capte-me
    It's up to me
    Coração
    Ser querer ser
    Merecer ser
    Um camaleão...

    Beijos.
    Adapte-se!
    Rsrs...

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!