quinta-feira, 14 de maio de 2009

Programa evangélico bate o Programa do Jô em audiência

Para os marketeiros de plantão, segue aqui uma informação quentíssima: pela primeira vez, o programa "Fala que Eu Te Escuto" venceu a Globo no Ibope, chegando a ser líder isolado. O resultado comemorado como histórico aconteceu na madrugada desta quarta-feira (13).

Exibido entre 1h19 e 2h24, a atração registrou uma média de 5 pontos, contra 4 da Globo. Além disso, durante a exibição do "Programa do Jô", chegou a marcar 7 pontos, enquanto a atração da concorrente global ficou com apenas 4 pontos. (Informações do colunista Ricardo Feltrin, divulgadas no portal Adnews)

Segundo analistas, programas evangélicos têm ganhado público na TV aberta, o que sinaliza para uma revisão do estudo comportamental e social do consumidor brasileiro.

Não que esse pico de audiência seja relevante para o planejamento de mídia dos anunciantes, mas abre espaço para repensar teorias sobre o desejo de informações da população e evolução cultural a respeito da grade de entretenimento e notícias.

O Programa do Jô, considerado dirigido ao público adulto A e B qualificado, pode estar ficando desinteressante em sua abordagem, seja pelo conteúdo, seja pela falta de ineditismo ou seja pelo horário que já não acompanha mais o ritmo de vida desse público.

O programa Fala que eu te escuto, pela abordagem moralista, ética e motivadora para uma vida melhor, independente do seu cunho religioso, pode estar conquistando uma nova faixa de consumidores cansados de estresse, tragédias e desesperança diante das inseguranças e incertezas da vida presente e futura.

Esse pode ser o novo perfil do consumidor brasileiro para as diversas classes sociais. É para essa nova realidade que os veículos e agências podem dirigir sua programação e comunicação. E para esse público novos negócios e produtos podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados.

Em terra de cegos, quem tem olho é Rei...

3 comentários:

  1. Que beleza! conforme fui lendo, fui rindo..rss

    Apesar de não gostar do dono da record, mas a globo ta merecendo tomar essas ''chineladas''..rsrs.
    Mas não era a Xuxa que estava no Jô, ou era?

    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Jakke! Realmente, a Globo deve estar morrendo de raiva de ter perdido audiência para um programa que, teoricamente, nunca foi motivo de preocupação. Mas o meu objetivo foi mostrar que as pessoas mudam seus hábitos e evoluem em seus valores, coisa que a Globo não acompanha, mantendo idêntica a sua grade, linguagem e abordagem dos fatos pelas décadas a fora.

    A Xuxa não foi a entrevistada desse dia, rsrsrs... a foto é só ilustrativa. Abs

    ResponderExcluir
  3. ahhh bom! Mas se fosse a Xuxa, o tombo Global seria maior ainda. rs

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!