segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Qual a relação entre a sua índole e a sua religião?

Hoje fui pego de surpresa com a notícia de que a Atea - Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos - está veiculando em Salvador e Porto Alegre uma campanha institucional que irá sugerir ao público que questione suas crenças, sua religiosidade e seu comportamento.

Conforme publicado no site m&m online, "Segundo a entidade, a campanha não tem o objetivo de provocar uma descrença em massa, mas sim de lutar pela igualdade de opinião e pela aceitação na sociedade daqueles que não creem em uma entidade superior. Em um texto publicado na página oficial da associação, a entidade declara que a voz dos ateus precisa ser ouvida para o pleno desenvolvimento de um estado laico e sem preconceitos.

Ao todo, foram criadas quatro peças, com frases que questionam a relação entre crença religiosa e bom caráter, por exemplo. Em uma delas, a agência colocou lado a lado Charles Chaplin e Adolf Hitler. Logo abaixo da foto do artista, aparece a frase “Não acredita em Deus”, enquanto na imagem do líder nazista está a frase “Acredita em Deus”, na tentativa de mostrar que nem sempre a religião molda a índole dos seres humanos. As outras peças trazem frases como “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, “A fé não dá respostas. Só impede perguntas” e “Se Deus existe, tudo é permitido”.
"

Coloquei-me a pensar nesse assunto (mesmo já tendo opinião formada a respeito) procurando compreender a linha de pensamento de algumas pessoas e suas convicções, e como foi que chegaram a elas.

De início, acredito que relacionar a crença ao comportamento é tolice. Primeiro porque o comportamento não se molda no "crer", mas no "praticar". É como ser comunista e não praticar ou não compactuar com seus partidários ideológicos, sendo assim um comunista de fachada. Se o sujeito diz que crê em Deus, deve saber que tão importante quanto crer é seguir, e aí sim o comportamento está relacionado à religião. É como crer em Deus, ler a Bíblia, e praticar adultério, ocultismo, roubo ou assassinato regularmente, o que é condenado segundo o livro sagrado do cristão. Crê da boca pra fora e em vão frequenta uma igreja, pois não pratica o que lhe é ensinado e pratica o que é considerado proibido (também conhecido como pecado).

Não há valor nenhum em crer e não seguir...

Talvez sob esse aspecto é que os agnósticos questionam a religiosidade. E nesse quesito, o povo indígena é mais disciplinado do que o povo civilizado, onde muitos deles só é cristão nos momentos mais convenientes, tipo na hora da doença, do desemprego, da falência, da solidão... E nesses momentos procuram as igrejas com pastores milagreiros, que transformam a fé num comércio de favores Divinos. Os indígenas adoravam a lua, o sol, a terra, e seguiam suas crenças para não provocar a ira de seus deuses. Assim criam e seguiam, e isso opera uma conduta comportamental lógica. Se o Deus deles existe ou não é uma questão de fé individual, o que não tira o valor de seus atos diários, contundentes conforme a fé declarada.

Por outro lado, alguém pode ser ateu e ser civilizado, ou seja, um cumpridor da lei de onde vive, como Charles Chaplin e muitos outros. O que nos leva a compreender que há várias formas de se viver na coletividade respeitando o seu próximo, o que por coincidência também está na doutrina da maioria das diferentes religiões.

Nesse contexto o que importa enquanto seres vivos é a vida coletiva dentro de alguma ordem, seja  seguindo uma doutrina religiosa, seja através da educação dos pais, seja através das aulas de OSPB ou de Educação Moral e Cívica (ainda existe isso?!). De onde você veio, ou o que vai acontecer com você após a morte, isso sim não deve ser questionado. Cada um que acredite no que quiser... desde que viva bem em sociedade e com a sociedade, e isso sim poderia ser estimulado pelos ateus.

Agora uma coisa não sai de minha cabeça: crer em algum Deus e frequentar alguma igreja tem um fim. Mas ser ateu, não crer na existência de uma entidade superior e reunir-se numa associação leva a quê? Tem qual finalidade? O religioso tenta convencer um não-religioso a converter-se e a crer em seu Deus para que a alma siga um caminho após a morte. Mas e o ateu que frequenta a associação, tenta buscar o quê exatamente? Se buscam através dessa campanha conquistar uma igualdade ou uma maior aceitação na sociedade, acredito que a campanha torna-se discriminatória em relação a quem crê, fazendo parecer que isso seria uma tolice ou uma ilusão.

Seria como criar uma associação dos que "não gostam de futebol". Ora, se não gosta mude de canal, leia um livro e deixe o resto pra lá! Eu não gosto de carnaval e aproveito o feriado para acampar na beira de um lago... você que gosta, divirta-se!

Acho que quem não tem um objetivo, seja ele qual for, não deve dedicar seu tempo questionando quem tem. Isso sim me parece tolice, e torna-se um tempo muito mal aproveitado...

8 comentários:

  1. Assunto sempre delicado isso de religião ou não.
    Eu creio em Deus, mas descreio nos homens, então sigo a Deus bem longe de qualquer religião. Não frequento nenhuma igreja nem tenho intencäo de frequentar um dia. Fui educada como católica, batizada e até crismada, aos 14 anos, e pronto, parei aí.
    Sou uma pessoa com muita fé, e pratico sempre o bem, mas longe das doutrinas determinadas pelos homens. Não sei onde me encaixo, porque atéia näo sou, já que acredito em Deus e companhia, mas de uma forma talvez diferente do que muitas religiões conceituam. Não sou 100% somente cristã também.
    Sei lá, sem ter que ter um conceito ou um nome, sou uma pessoa do bem e de muita fé.

    Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei chocada agora com essa campanha estranha. Não sou religiosa... Não compreendo as religiões (postarei sobre isso qualquer dia), mas sinto até uma invejinha de quem tem essa fé e se identifica em alguma religião sem aderir ao fanatismo. Mas porque uma entidade se propõe a fazer campanha pras pessoas desacreditarem em Deus?
    Misericórdia!
    Muito tosco!

    Bela postagem, Adriano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Luciana, se você tem uma vida pautada no bem, isso já é herança dos valores recebidos de seus pais, que sendo religiosos e seguidores de uma doutrina, lhe ensinaram o que é certo e o que é errado perante os homens. Essa campanha tem por objetivo dizer que crer em algum Deus não significa nada em termos de comportamento. Eu tentei mostrar que há uma diferença entre crer e seguir, exatamente porque o crer é tão subjetivo quanto amar, imensurável e muitas vezes incomprovável, qualquer um pode dizer o que quiser. Aos olhos dos homens, o que importa não é saber se o outro crê ou não, mas que o seu comportamento seja conduzido de forma aceitável, seja pela religião ou não. Portanto, essa campanha eu considerei descabida pelo direcionamento e linguagem adodatos.

    Milene, concordo com você também. Aquilo parece mesmo é falta do que fazer...

    Obrigado meninas!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que estranho isso.
    Obrigado por dividir essa informação amigo.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Caramba, Adriano. Esse é um assunto que me agrada debater, sabia?! Eu sempre digo, vc sabe disso, que gosto de fazer as pessoas refletirem. Os humanos são animais racionais, mas raramente páram para pensar. Nas antigas Grécia e Roma, havia homens que viviam no ócio apenas para pensar, os filósofos. Hoje, os filósofos são aqueles que seguem todas as regras impostas pela faculdade, fazem provas e se formam filósofos. Eles pensam? Não sei.

    Eu fui batizada e fiz 1ª comunhão na Igreja Católica. Mas a imagem que tenho dela é a pior possível. E se eu elencar aqui itens que me desagradam, terei de fazer outro post no meu blog. rsrsrsrs

    Hoje não frequento nenhuma organização religiosa, pois é aquela coisa de ser líder... Líder não é quem está num posto de comando. Ele é porque é, nasceu com essa habilidade. A mesma coisa é ser bom, fazer o bem. A pessoa "do bem", mesmo que tenha uma família ruim, pode se estabelecer como um adulto de bem, pois caráter é algo intrínseco.

    Sobre acreditar em Deus, é o seguinte: não sou ateia, mas não tenho uma palavra para nomear aquilo no que acredito. Será que vc consegue entender? Pode ser Deus, assim como pode ser natureza, ou vida ou qq palavra, desde que que contendo "energia positiva". Não tem nada a ver com ser esotérica. Nada disso. O que eu chamo de "energia positiva" é algo que os humanos ainda desconhecem, assim como desconhecíamos o fogo, a energia elétrica etc. Se vc quiser se encontrar melhor nessa minha bagunça, "Deus" para mim é pura ciência; só que ainda não o "descobrimos". Entende?

    Continua...

    ResponderExcluir
  6. Continuando...

    Se nós olharmos através da história, na linha do tempo, os homens constituíam civilizações distintas com crenças distintas até o bendito ano domini. Os antigos povos eram politeístas, seus deuses geralmente simbolizavam a natureza, e ninguém impunha seu Deus ao outro. Até pq devia ter Deus pra todo mundo, né?! :)))

    Depois de Cristo, a coisa toda mudou. E aquilo que deveria ser uma época no tempo mais bem documentada, passou a ser a época com menor número de documentação histórica até que as Cruzadas enfim colocassem em templos fechados (as igrejas) e riquíssimos de bens materiais, aquilo que teria sido os ensinamentos de Jesus. Isso se é que Ele existiu. Não se assuste por eu questionar isso. É apenas pq não há nada, absolutamente nada, que prove a sua existência. Se houve algum dia, a Igreja que se diz Dele, tratou de dar fim durante a Idade Média, Inquisição e essas coisinhas a que eles são afeitos. Ou... Talvez em algum subterrâneo do Vaticano haja algo que ninguém jamais saberá... Oohhhh!!!!

    Se Jesus Cristo veio à Terra para trazer boas novas, Adriano, me perdoa, mas Ele fracassou. Pq quando crucificaram o pobre do homem, não sei quem começou o “mafuá”, mas dos seus apóstolos até o Papa de hoje, todos só fizeram tirar vantagem do legado Dele. Desde escreverem a bíblia, que depois já foi modificada ao gosto de cada religião, até a pedofilia que se arrasta como correntes atrás de fantasmas que tem de cumprir os tais “dogmas” da Igreja, sendo o mais imbecil deles, o celibato.

    Agora vou para um outro extremo, o espiritismo, o do Alan Kardec. Eles tb têm dogmas igualzinho à Igreja Católica. Só são outros dogmas como, por exemplo, a vida após a morte, a reincarnação e alguns outros. Muito antes de o espiritismo entrar na moda com os filmes do Daniel Filho, eu li o livro Nosso Lar. Pensei que o livro fosse esclarecer minhas dúvidas. Ao contrário, além de me presentear com mais algumas, ainda me passou uma imagem ruim, de preconceito. O livro fala abertamente sobre os negros e brancos serem irmãos porque espíritos não têm cor. OK. Mas dá uma esbarrada em poligamia, quando ele fala que numa certa casa moravam os espíritos de um casal e mais o espírito da segunda esposa do homem. Aquele trecho ficou mal explicado e nada mais foi falado. Um espírito pode hoje ser o pai e no futuro ser o marido de uma determinada mulher. Enfim... Não me convenceu. Pensei que eles fossem mais cabeça aberta, mas, ao contrário, são uma Igreja Católica sem um passado que os condene.

    Continua...

    ResponderExcluir
  7. Continuando...

    Outro ponto, hoje em dia, no Brasil, o negócio mais rentoso que há é abrir uma igreja. É só bolar um nome bem legal, colar uns super adesivos nos carros da família e fazer marketing multinível, tal como Herbalife... “Quer obter um milagre? Pergunte-me como agora!” E aí pode-se providenciar um kit milagres, que poderá ser pago em até 10x no cartão de crédito. O que acha da ideia?

    Agora vou tentar responder sua pergunta. O que leva pessoas que não acreditam em Deus se organizar e fazer uma campanha? Não sei exatamente quem são essas pessoas, onde estão etc. Apenas li seu post. Eu parei para pensar um pouco e acho que pode ser, veja bem, pode ser, não estou afirmando nada, é só um “achismo”, algo como uma campanha de esclarecimento da população. Bem ou mal, não é mais ou menos isso que faço com os meus posts? Posto textos que façam as pessoas refletirem e verem que estão sendo enganadas, ludibriadas pelo governo, o poder público etc. E aí eu te pergunto: por que essa associação não pode estar querendo apenas dizer à população que ela está sendo enganada, ludibriada, quando um bispo Macedo, por exemplo, vai no Maracanã e manda que as pessoas atirem seus óculos para um monte de lixo, pois elas não precisarão mais deles, porque Jesus as deixará curadas quando saírem dali.

    Se quiser podemos ir mais à frente ainda. Não sei o que eles pensam dessa onda enorme de imigrantes mulçumanos que invadiu a europa e o Canadá nos últimos anos. Se essa organização “pegar”, pode esvaziar muito pouco, mas pode esse movimento migratório e também o fanatismo islâmico de homens bomba. Enfim, acho que precisamos entender melhor a que eles vieram para depois analisar de modo mais imparcial. Por enquanto só conjecturei em torno do assunto.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Eliane, muito boa a sua participação com conteúdo vivenciado por você, além do contexto histórico. Obrigado por enriquecer o bate papo!

    Eu acho que o assunto "religião" é sempre delicado, pois envolve opinião e sentimento das pessoas. Qualquer escorregão e podemos acabar ofendendo ou ferindo alguém. Eu tenho uma opinião formada e muito consolidada a esse respeito e, independente dela, considerei a campanha desnecessária e tendenciosa, pois generalizou a fé de uma forma surreal.

    Você, na sua concepção religiosa, tem uma linha de conduta que tende a lhe oferecer conforto ideológico, ou seja, agir sem ser contraditória com aquilo que acredita, com os próprios valores. Não compete a mim e nem a ninguém dizer se está certa ou errada em sua fé, a não ser que você dê uma derrapada e eu lhe diga "mas Eliane, logo você que acredita e promove isso, isso e mais aquilo, fez uma coisa dessas?!".

    Por isso a igreja católica vem sendo confrontada, pois o que se prega e ensina ao povo não vem sendo a conduta dos próprios pregadores, nesse caso, os padres ou bispos pedófilos. A mesma cobrança incorre a alguns evangélicos, como por exemplo a Rede Record, que é liderada por um grupo cristão e não procura ter o cuidado de estabelecer um filtro em sua programação, com cenas promíscuas em suas novelas, por exemplo.

    E dessa maneira temos pessoas que estragam e esteriotipam todo um conceito, e acabam dando margem para um outro grupo abrir fogo com palavras.

    Você disse muitas coisas importantes que demandaria muita escrita para debatermos, pois a religião envolve coisas tão intangíveis que a definição de "fé" resume bem, mas uma delas me chamou a atenção, que foi o fato de os ateus estarem levantando uma bandeira diante daquilo que acreditam (opa, ficou redundante, rsrsrs). Talvez eles estejam de fato tentando abrir os olhos das pessoas quanto ao fato de que a religiosidade não está levando a lugar nenhum, pois os que dizem crer em algum Deus não estão conduzindo a vida na forma como deveriam ao mesmo tempo em que os ateus são vistos com algum preconceito pela sociedade, como se fossem pessoas desprovidas de sentimento. De certa forma eles têm razão em reclamar, e com isso fecho a minha linha de raciocínio: de nada vale crer e não seguir, pois muitos dos que crêm cuidam da vida após a morte mas não cuidam da vida enquanto vivos (que loucura!!).

    E vamos em frente, que aqui dá pano pra manga, rsrsrs...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!