Mas se você tem pessoas sob o seu comando e sente a dificuldade de liderá-los não se desespere. Essa dificuldade é natural e pode ser sanada com alguns exercícios e conselhos que vou te dar.
Vamos começar com uma premissa: qual é o papel de um líder? Esqueça quase tudo o que tem ouvido a respeito e compreenda que a liderança começa com o entendimento de seu OBJETIVO na função. Logo, o papel de um líder na gestão de um empreendimento comercial, por exemplo, é a obtenção de lucro para a empresa. Se você é líder de um departamento de RH, seu objetivo é otimizar financeiramente e tecnicamente os profissionais da empresa. Se você é líder de uma linha de montagem, seu objetivo é otimizar os custos de produção com produtividade e qualidade do produto final. E assim por diante...
Agora que você sabe de seu objetivo, ou seja, o que a empresa espera de você, comece a desenvolver as ferramentas necessárias para o alcance desse objetivo. Vamos a elas:
1 - Você deve dominar a operação. Logo, a primeira ferramenta para liderar com eficiência é ter o CONHECIMENTO daquilo que está sob o seu comando. Um líder leigo ou inseguro quanto a suas rotinas ou às demandas do empreendimento não será capaz de liderar uma equipe.
2 - De posse do conhecimento das atividades cabe ao líder selecionar com mais critério os profissionais que pertencerão à sua equipe. Logo, é papel do líder saber RECRUTAR profissionais com o perfil adequado para a execução das tarefas sob a sua gestão.
3 - Liderando uma equipe já estabelecida ou recém contratada, é papel do líder TREINAR e DESENVOLVER profissionalmente seu pessoal, atribuindo valores às suas funções, destacando a importância do trabalho de cada um para a empresa e apontando os prejuízos tangíveis e intangíveis de um trabalho errado ou negligente.
4 - Treinar e desenvolver pessoas com eficiência envolve também uma habilidade chamada VENDER, que no pepel do líder combina mais com PERSUADIR as pessoas a concordar com suas ideias, projetos e mudanças em seu departamento. Um líder sem argumentos e incapaz de vender suas opiniões aos seus liderados dificilmente conseguirá adesão de todo o grupo para implantar as mudanças e melhorias necessárias para o alcance de seus objetivos. Principalmente quando essas mudanças forem na área comportamental. Por isso o líder deve ser um grande influenciador, e sua postura e comportamento têm um papel fundamental para que ele alcance com êxito sua tarefa de vender mudanças e projetos à sua equipe. O líder deve desenvolver, antes de mais nada, o seu marketing pessoal para melhorar sua aceitação perante o grupo e facilitar o seu trabalho de liderar.
5 - Por fim, dentro da rotina de um líder está a mais importante de todas as as funções para a manutenção de um trabalho eficiente, que é a de ACOMPANHAR o trabalho e o desempenho da equipe. Cabe ao líder mostrar-se presente no dia a dia das pessoas acompanhando-as individualmente, fazendo perguntas esporádicas sobre um procedimento ou outro, conferindo a execução de algumas atividades, perguntando se o desenvolvimento do trabalho está satisfatório, se há algo que possa ser aprimorado, enfim, mostrar-se interessado não apenas em fiscalizar e conferir a execução das tarefas, mas em ouvir o que o colaborador tem a dizer além do trivial. Nessa etapa é que está o papel MOTIVACIONAL de um líder. Não há como motivar uma equipe ou um indivíduo se o o líder não estiver próximo acompanhando e mensurando o desenvolvimento e o desempenho de seus liderados.
Muitos dizem erroneamente que para motivar um colaborador deve-se melhorar o seu salário, oferecer benefícios, e etc. Essa teoria reduz a função de um líder para mero fiscal ou encarregado, ou seja, transforma o colaborador em "cachorrinho", aquele que faz seu trabalho bem feito em troca de bugigangas, e não motivado por argumentos práticos e ambiciosos da profissão.
O líder deve sempre estar em contato com seus liderados, e essa iniciativa deve partir dele, e não do colaborador. Esse contato estreita o relacionamento e o respeito de um pelo outro, permitindo uma troca de ideias e opiniões muito saudável para o crescimento de ambos.
Mas cuidado para não confundir o aspecto profissional com o pessoal. O líder deve envolver-se nos problemas pessoais de sua equipe somente naquilo que impacta em seu desempenho na organização. É preciso ter muito cuidado com a relação de amizade entre ambos, pois isso pode provocar ciúmes, inveja ou incômodos por parte dos outros membros da equipe, além de interferir na relação de comando e autoridade do líder para com o seu "amigo" subordinado.
Com esses conselhos e dicas espero ter contribuído com o seu desenvolvimento profissional. Poderá gostar também de outros textos sobre liderança já escritos nesse blog clicando nesse link. Leia também artigos sobre RECRUTAMENTO clicando nesse link.
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