terça-feira, 13 de março de 2012

Livro ainda é o melhor presente

Muita gente passa um tempão pensando em que presente comprar a alguém. Isso porque a maioria das pessoas entra poucas vezes em uma livraria para ver como essa tarefa ficaria simples de ser resolvida por lá.

Veja bem, há livros de todos os tamanhos, para todos os gostos com todos os preços. Se o presenteado não gosta de ler e curte mesmo é uma praia, pode receber uma bela amostra fotográfica como as 50 Praias inesquecíveis do Brasil, ou um documentário do gênero de algum outro país. Há livros incríveis sobre turismo, mergulho, montanhismo, camping, caça e pesca que agradam à um grande número das pessoas.


Se o presenteado é do tipo brincalhão, pode receber uma coletânea de quadrinhos  como as Striptiras, de Laerte, ou outras centenas de opções de piadas inteligentes. Também há coleções excelentes como as do Timtim e Asterix, sem falar nos quadrinhos eróticos de Manara e nos mangás, além de outras obras de autores reconhecidos mundialmente. Quem não gostaria de ganhar um álbum de quadrinhos do Garfield, Snoopy, Mafalda ou do inesquecível cartunista Henfil?




Se o presenteado for um crítico veterano, um estudioso envolvido com os problemas sociais, pode receber uma bibliografia de alguém que fez parte de nossa história, ou um apanhado sobre o desenvolvimento da humanidade em um determinado contexto, como O lazer no Brasil: de Getúlio Vargas à globalização. O título do livro pode até não conseguir representar a grandeza de seu conteúdo, e é por isso que a visita à livraria é tão interessante, pois permitirá ler a resenha e interessar-se pelo assunto com bem mais intensidade. Aproveite e compre dois livros: um para você e outro para quem você iria presentear.


Se o presenteado for uma criança de 5 a 8 anos, pode receber um livrinho do Ziraldo, por exemplo, ou qualquer outro dirigido a alguém com a personalidade típica da criança, como Uma menina chamada Julieta para meninas. Para essa faixa etária há opções lindas de Bíblia ilustrada e livros de histórias curtas que podem ser lidos tanto pelas crianças como pelos seus pais, o que além da boa leitura promove integração e cumplicidade familiar.

Vale muito mais uma crianças de frente para um livro do que de frente para a televisão, acho que não preciso nem descrever muito sobre isso.


Se o presenteado for alguém mais da noite, mais da balada e da sociedade, pode gostar de livros dirigidos a quem curte essa rotina e aprecia sua cidade como ninguém, como Ela é carioca, de Ruy Castro. Também cabe algo na linha de gastronomia, guia turístico de cidades, etiqueta, relacionamentos, etc.




Se o presenteado for um adolescente tresloucado que dá trabalho para seus pais e que não gosta de ler e nem de estudar, pode receber um livro que fale de alguma personalidade que lhe agrade, de um atleta, modalidade esportiva, ou de  seu clube do coração. De repente até tome gosto pela leitura se conseguires atingir o menino bem no alvo, como o livro Heróis do Vale Tudo. A história de seu time de futebol e a bibliografia de um atleta que ele admire é um bom estímulo à leitura. Adolescentes rebeldes também costumam admirar tecnologia militar e automobilística, de modo que livros sobre carros esportivos e aviões de guerra podem ser uma alternativa que lhes agrade.

Portanto, o que eu pretendi abordar nesse post é sobre o quanto é prazeroso passear em uma livraria e observar as centenas de opções literárias disponíveis. Eu sou compulsivo, pois quando entro em livraria não quero mais sair e fico com vontade de comprar várias obras, desde educação de filhos, até romances históricos ou livros na minha área profissional

Outro dia vi a capa e me encantei com o tema: O poder da gentileza. O livro é tão gostoso de ler e de assunto tão singelo que emprestei para algum amigo e até hoje me arrependo, porque não voltou mais para minha prateleira...

Então é isso pessoal. Presenteiem com enciclopédia infantil ilustrada, livro de ciências, contos de fadas, fotografia, músicas, viagens, negócios, religião e auto-ajuda, mas não digam que não sabem como presentear alguém.

Se entrares em uma livraria e saíres de lá sem ideia, sem conseguir atribuir um presente de custo acessível, simpático e delicado à personalidade do presenteado, então minha dica é que compre para si o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas. É uma obra que o ajudará a sociabilizar-se e tornar-se mais próximo das pessoas a tal ponto que em breve será capaz de identificar bem rapidamente um livro que agrade a personalidade do seu sortudo amigo ou parente a ser premiado com um livro comprado por você.

.........................

Visite a Livraria Cultura e dê um vale presente a quem você ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua crítica e sua opinião!