quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ter talento é o suficiente para se obter sucesso?

Numa interessante enquete levantada pela amiga Andrea Skipka num forum de debates de uma das comunidades em que participo, foi questionado:

"O sucesso depende mais do talento do indivíduo ou da conjuntura dos fatos?"

Ao que esse palpiteiro respondeu:

"Andrea, acredito que se você tiver talento mas estiver submetido a uma gestão conservadora, corre o risco de ficar estagnado e não ser melhor aproveitado. Pois antigamente um bom profissional era aquele que seguia a cartilha do chefe. Hoje, o bom profissional é aquele que questiona a cartilha do chefe, com abertura para isso... Portanto, a conjuntura é altamente relevante para o sucesso individual.

"Sorte é estar capacitado e preparado para quando a oportunidade bater à sua porta". O sucesso é consequência..."

No decorrer das opiniões ainda fiz mais uma consideração, baseado em minha veia futebolística:

"Vou criar agora um nó tático, pois acho que isso ilustra bem o contexto.

Se o talentoso é capaz de fazer o resultado independente do meio, por que é que Luxemburgo e Muricy, reconhecidamente talentosos, não deslancharam com seus clubes, ao contrário de Ricardo Gomes e Cuca de currículos bem mais acanhados?

Será que, ao contrário do que parece, algumas adversidades nos clubes foram suficientes para obstruir o talento desses treinadores, e aí sim concordamos que a conjuntura de fato impede o sucesso até do talentoso?"

Após essa colocação recebi um questionamento de Izabel C. de Oliveira:

"Olá Adriano, para responder sua pergunta, deixo outra: Quem vem primeiro, o ovo ou a galinha?"

Ao que concluí assim:

"rsrsrs... mesmo parecendo irrespondível, apostaria que sem a galinha o ovo sequer seria chocado para desenvolver o novo animal. Por isso acredito que sem uma boa estrutura em volta dele, até o talentoso teria alguma dificuldade em obter sucesso e sair da casca."

Afinal, quem nunca se sentiu um peixe fora da água, sendo impedido de se desenvolver ou até de apresentar um pouco mais daquilo que é capaz no contexto?

Acredito que o talentoso dificilmente irá aflorar se não tiver um pouco de liberdade. Em compensação, se o contexto for favorável, será propício para despertar talentosos latentes, mal aproveitados e até desconhecidos. Quem é que nunca olhou para alguém um dia e disse "e não é que o cara é bom?!" Tudo é uma questão de oportunidade e coragem...

5 comentários:

  1. Talento não é tudo, para chegar ao sucesso é preciso muito mais, mas com certeza pra se manter tem que ter nem que seja um tiquinho de talento.Alguns que tem talento e sorte não precisam de muito mais, mas ai tem a tal sorte na jogada. Outros tem talento e não tem sorte, ou nem tem talento, mas tem outros fatores por trás e chegam ao sucesso, mas se mantém?

    ResponderExcluir
  2. "Afinal, quem nunca se sentiu um peixe fora da água, sendo impedido de se desenvolver ou até de apresentar um pouco mais daquilo que é capaz no contexto?"

    Não é a mais pura verdade?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que um contexto favorável viabilize ao desenvolvimento eficaz do talento.

    Pena que muitas vezes essa possibilidade seja rara.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adriano!
    Adorei sua idéia de pesquisa... ótimo texto pro Top Talent?
    Posta lá?

    Beijo e parabéns como sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriano,
    vim desejar um feliz Natal e um ano novo cheio de realizações para vc e toda sua família.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!