quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Personal Branding: duas idéias para desenvolver sua marca profissional

Hoje estava comentando uma discussão em um fórum sobre a auto promoção, onde o autor tinha dúvidas com relação a qual direcionamento deveria dar ao seu desenvolvimento pessoal no mercado de trabalho.

Duas coisas que lhe escrevi vou postar aqui para vocês lerem também:

O mercado ainda demanda profissionais especialistas tecnicamente e generalistas profissionalmente, ou seja, excelentes no que fazem e de mente aberta para vislumbrar novos projetos e aceitar idéias de terceiros. Lembre-se de que você conhece excelentes goleiros e excelentes centroavantes, mas poucos polivalentes... conhece excelentes bateristas e excelentes guitarristas, mas poucos multi instrumentistas...

Existem empresas de todos os portes que fazem a mesma coisa. Tamanho não é documento, e sim o quê você fez no local por onde passou. Suba um degrau de cada vez e não tenha vergonha em trabalhar numa empresa que pouca gente conhece. Ayrton Senna ficou famoso mundialmente pilotando uma Toleman, e só depois foi campeão com uma McLaren...

Desejo a todos um ano novo de muita reflexão e de grandes vitórias!

Adriano Berger

7 comentários:

  1. Adriano,


    Te desejo um brilhante 2011, que seja de muita paz, felicidades e paz.


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Adriano, vai ser difícil uma empresa não precisar dos generalistas. Claro, que os especialistas são necessários, mas os generalistas são os que em situações de mais pressão, conseguem desenrolar o barbante e colocá-lo retinho até o final. Esses caras costumam ter um perfil de enxergar a empresa num nível mais macro.
    FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano,

    me chamo Bruno Pataxó,estou no momento abrindo uma empresa com o foco em exercícios físicos em Recife/PE. Aprecio muito essa área do Marketing (quando terminar minha pós-graduação) farei uma pós me Marketing e Serviços. Começar de Baixo para subir mais na frente.
    Abraço!
    http://viverbemseuestilodevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A segunda parte é uma excelente dica para aqueles que acham que só vão ser profissionais de sucesso quando entrarem em grandes empresas!

    O sucesso não esta na grande empresa... o sucesso esta em você!

    Parabéns pelo post!

    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  5. Eliane, você está certa! O generalista, que já está com seus conhecimentos de origem consolidados, faz a diferença. Porém, para quem está em início de carreira, ainda recomendo que mostre sua personalidade profissional com uma direção bem clara para quem vai lhe entrevistar. Uma vez dentro do negócio, se for esperto vai buscar novos conhecimentos e aumentar seu portfólio de serviços tornando-se um generalista competitivo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruno!

    Obrigado por sua visita! Visitei seu blog e vi um projeto muito bem elaborado e trabalhado por você e sua equipe, parabéns! Atualmente estou desenvolvendo um trabalho voluntário na área de marketing para um franqueado da escolinha de futsal Falcão12 aqui de Palmas. Estamos tornando essa escola a primeira franquia institucional da marca, sem fins lucrativos e 100% gratuíta para todos os alunos. Será sustentada exclusivamente por patrocinadores e mantenedores. O craque Falcão esteve aqui e traçamos todo o plano do projeto juntos. Depois vou postar algo mais completo a respeito, mostrando um pouco dos benefício do marketing esportivo para as empresas. Se tiver oportunidade de estudar essa área de marketing eu recomendo, vale a pena.

    Um grande abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniel!

    Realmente, muitas pessoas fixam uma meta de trabalhar nessa ou naquela empresa como se isso fosse o grande avanço de suas vidas. É claro que não podemos dizer que isso é uma bobagem, mas com o foco no próprio desenvolvimento e na capacidade pessoal, todo trabalho em qualquer empresa será de grande relevância se você for capaz de oferecer-lhes algo mais. É através dos resultados alcançados que promove-se o próprio currículo.

    Obrigado pela visita, grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!