segunda-feira, 12 de julho de 2010

Chavões de um Curriculum Vitae

Prezados amigos e queridos leitores. Faz um tempo já que sigo insatisfeito com a Apresentação de meu currículo, ou resumo profissional.

E quando digo Apresentação, é APRESENTAÇÃO mesmo, aquele primeiro tópico que alguns chamam de Objetivo profissional, onde você resumidamente explica por que está enviando o referido documento à empresa contratante.

Resgatei uma das apresentações que fiz ano passado e era exatamente assim:

"Busco oportunidades de desenvolvimento onde eu possa promover crescimento e ganho de resultados a empresas/indústrias que necessitem de um profissional estratégico e de visão abrangente na gestão comercial e mercadológica."

Hoje li a apresentação de uma pessoa e esse fantasma voltou a rondar minha mente. Minha insatisfação está no seguinte: gostaria de ver aflorarmos nossa criatividade e escrever uma apresentação pessoal sem utilizar os seguintes termos:

"Em busca de"
"necessidades"
"satisfatório"
"aprendendo"
"conhecimentos"
"desenvolvimento pessoal"
"oportunidade"
"promover crescimento"
"crescimento profissional"

Será que você é capaz montar uma apresentação pessoal fugindo um pouco desse linguajar trivial? Fica aqui o meu desafio: Mostre a todos sua criatividade redigindo aqui nos comentários a sua Apresentação, e ajude-nos a melhorar nosso próprio currículo, impressionando um recrutador! Eu também vou tentar melhorar o meu...

Você poderá apreciar também os textos relacionados à Gestão de Carreira e Recrutamento, esse último com muitas dicas úteis para seu processo de entrevista. 

Leia também outros artigos relacionados a currículo clicando aqui, e artigos relacionados a empregabilidade clicando aqui. Vale a pena conferir!!