sábado, 14 de agosto de 2010

Justin Bieber está dando certo, e não é por acaso

Engraçado como alguns artistas ou personalidades surgem assim de repente e viram destaque na mídia. A mídia é movida por audiência, e quanto mais alguém agrada ao público mais também é explorado pela mídia. E nessa bola de neve um artista pode sair do anonimato ao estrelato em tempo recorde.

Esse é o caso do fenômeno canadense Justin Drew Bieber, ou simplesmente Justin Bieber.

Justin nasceu em 1994, e alguns de seus vídeos pessoais postados no Youtube foi visto por Scooter Braun, que o procurou, agenciou e o levou para Atlanta-EUA, onde em novembro de 2009 já estava lançando seu primeiro álbum - My World - por Usher através de sua gravadora. Antes disso, 4 singles foram lançados e o mais incrível é que todos eles conquistaram o top 15 na Canadian Hot 100 e o top 40 da Billboard Hot 100, fato inédito em toda a história da música no cenário norte-americano.

Mas a pergunta é: por que é que Justin Bieber deu certo? Alguns fatores contribuíram, e dentre eles destaco que Justin aos 12 anos já cantava em concursos da escola; ele não apenas cantava, mas prendeu a tocar guitarra, bateria, piano e trompete; Justin dança, e não é pouco; ele interpreta... sim, Justin sabe se comunicar oral e corporalmente com o público, e isso é um atributo que muitos projetos de artista não sabem fazer; Justin está na moda. Ele não faz moda, ele está na moda. Veste-se e anda como os garotos de sua idade, sem adereços, cacarecos ou roupas com mensagens revolucionárias estampadas; ele anda de skate e joga basquete, e joga bem um dos esportes que é paixão na América do Norte.

Em outras palavras, Justin Bieber é a imagem projetada da aspiração da juventude: ele é jovem, bonito, simpático, inteligente, se veste bem, é rico, famoso, amado por uma multidão de fãs e influente inclusive no meio artístico.

Você deve estar pensando que sou fã de Justin. Não sou. Conheci o artista semana passada num programa de TV e me assustei com minha desinformação, pois o garoto já estava com a carreira consolidada, pensando em escrever sua biografia (com 16 anos, pasmem!) e eu praticamente não sabia nada a respeito. Sou fã de Ian Anderson, Professor Longhair, Bobby Bland e B.B. King, entre outros.

Mas não podia deixar de explorar a história desse garoto sob o ponto de vista mercadológico e artístico. Ele se tornou de fato um fenômeno de mídia, e não foi por acaso. Ele tem atributos, mesmo assim tão jovem, para ser um artista de sucesso...

11 comentários:

  1. Olá,Adriano!

    Torcia um pouco o nariz para o garoto,porém ao ler o seu texto entendi.
    Uma coisa me chama atenção.Todas as celebridades,mesmo as instantâneas que surgem nos E.U.A são preparadíssimos,não são como as brasileiras,que não tem base e não buscam isto também.
    Esta é busca do mercado:profissionais capacitados.
    Desejo belos passeios de caiaque!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Carol. Eu também não curto o estilo do garoto, mas você interpretou exatamente o que eu procurei demonstrar: o artista norte-americano é completo. Soma-se a isso toda a parafernália dos produtores musicais experientes e dá nisso aí. Um artista que arrasta multidões de fans e faz a sua história.

    Um ótimo final de semana pra você!

    ResponderExcluir
  3. Adriano, deixei um selinho para vc no nosso blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Adriano, sei quem é o garoto de nome e acho que já vi na tv, mas não me liguei ainda em saber mais, gostei do seu post, ótima análise, me deixou até curiosa pra conhecer mais sobre o artista, desse ponto de vista que você mencionou no post, pra ver o que você descreveu. Depois vou dar uma sacada no you tube.

    ResponderExcluir
  5. Olá Adriano, não só sei quem ele é como minha filha adolescente e suas tantas amigas o adoram. Aí... lá se vai correr atrás de revistas, cds, dvds e tudo que vier sobre ele até se acharem Phd sobre ele nas conversas e partirem para uma nova febre que, com certeza, sempre surgem. Gostei da sua exposição do assunto e das interpretações. Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Minha sobrinha de 3 aninhos vive cantarolando "baby, baby, baby, uuuuuuuuhhhh...", e minha irmã sem saber de onde ela tinha tirado isso.

    O garoto é no mínimo bom no que faz, reconheçamos.

    Quanto a mim, ainda prefiro Djavan, Nando Reis e Paulinho Moska. Mas tudo é questão de ponto de vista e sensibilidade. Cada um sente ao seu modo, não é?

    Belíssimo texto, Adriano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adriano,

    Confesso que até poucos dias não conhecia ele...mas, depois que fiquei observando os alunos no corredor da escola que assessoro...comecei a conhecer. Não faz o meu tipo...ainda prefiro Bethânia que nem aparece na mídia.

    ah! obrigado pela dica da música do Oswaldo. muito boa.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriano. Gostei do seu post. E você usou o tempo verbal correto "está dando certo". Eu ainda não parei pra pensar em astros e estrelas "teen" nos EUA, no sentido de duração da carreira artística, que coneça muito cedo, como o Justin. Mas Shirley Temple nos anos 30 foi a sensação dos estúdios da Fox. Ela foi um sucesso assombroso em uma Hollywood que enfrentava a depressão de 29. Claro que a Fox soube explorar o talento da menina, tanto que ela ganhou um Oscar aos 6 anos de idade. No entanto, quando se tornou adulta, seus filmes não rendiam quase nada e ela deixou a carreira de artista e se tornou diplomata. No caso de Shirley, ela também dançava, cantava etc.

    E por nossas pairagens tupiniquins? Astros e estrelas mirins tornam-se celebridades da noite para o dia, sem estrutura, é verdade, a menos que sejam filhos de cantores sertanejos, assim como a Sandy e Júnior, Wanessa Camargo... Será que tem outros?

    Não gosto de nenhum dos brasileiros ex-mirins que eu citei, mas eles são uma realidade. Só me pergunto se, tanto no exterior (pois houve há um tempo, um garotinho francês que cantava "bebê...não me lembro o resto" e não durou quase nada na mídia), quanto no Brasil esse sucesso, moda ou coisa que o valha, é duradouro. Explico. Na minha opinião, para alguém, um artista (cantor, pintor, escultor etc) ser bom tem de ter uma carreira duradoura. Caso contrário, pra mim, é fogo de palha da mídia. Pois a mídia endeusa uma pessoa na hora que ela quer e "mata" esta mesma pessoa, da mesma maneira, na hora em que ela quer. Pelo menos no Brasil é assim e não é de hoje.
    Enfim, quanto tempo vai durar a carreira do Justin? Se já passou pela cabeça desse menino escrever uma biografia aos 16 anos... Adriano, pra mim é furada. Mas esta é só a minha opinião.

    Abraços
    Eliane

    ResponderExcluir
  9. eu gosto dele naum so porque ele é o justin bieber mais porque qualquer um que enxergue coração. saberia q ele é mt simpático,legal,divertido e uma pessoa q esta sempre de bem com a vida...sempre dando atenção pros fãs!!! ele é uma pessoa comum como todos nós so porém e famoso no mundo inteiro e essas pessoa que naum gosta dele . sinceramente vcs presisam tentar conhecer ele mais!!! ele tem orkut e falo com ele todos os dias ele e bem atencioso naum so comigo como com todos! Não acreditou?? Pois é,é inacreditavel mais ele tem orkut...agora pq ele naum falou em público eu nao sei... ELE TEM FACEBOOK,ORKUT,TWITTER,E É ISSO!!

    ResponderExcluir
  10. A figura deste jovem é bem conhecida, porém, se já ouvi alguma música dele, foi sem saber!
    Eu parei no tempo em relação à música, quase não sei nada dos artistas atuais. Acho que nasci há dez mil anos atrás! O artista mais "recente" para mim foi Simply Red.
    O meu "chão" são os músicos dos anos 60-70.
    Mas, para não perder o fio da meada,este garoto me parece a materialização da previsão de Andy Warhol, de que no futuro, todos teriam direito a alguns minutos de fama...como os Menudos.
    Neste caso, parece que tudo foi resultado de uma bem-sucedida montagem visando criar "uma imagem projetada das aspirações da juventude", como você bem definiu...
    Ótima abordagem!
    Tchau!

    ResponderExcluir
  11. rsrsrs... estamos no mesmo barco, Leonel. O dia que conheci esse guri ele já era tudo aquilo que descrevi e mais um pouco. Assustei-me com a fama dele e resolvi investigar sua história, e fiquei pasmo com tudo o que li. Enfim, às vezes ficamos alheios aos acontecimentos da juventude e temos pouco interesse nas coisas que eles gostam. Mas no meu ramo, especificamente de marketing, não saber o que move cada nicho de consumo é ruim, e esse post me serviu de alerta até para assistir mais MTV de vez em quando, rsrsrs.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!