segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Facebook para a promoção de ideologias

Sabe que estou perdendo o gosto por navegar pelo Facebook. Um dia desses entrei em uma discussão (mais uma, aliás) que me trouxe muito aborrecimento, e reparei que lá o que impera mesmo é a política da boa vizinhança. Mais do que isso: O Facebook sequer te dá uma ferramenta rápida para "Não curtir" algo do qual você discorde ou abomina.

Com isso, se você discorda de algum ponto de vista, uma frase feita ou de uma imagem qualquer postada ali ideologicamente por alguém, você é obrigado a simplesmente ignorá-la, sem poder manifestar-se a respeito. Porque se manifestar provoca um mal estar com alguém que certamente é seu amigo, parente ou conhecido.

A sensação que fica é de total impotência para manifestar-se contra algo que te incomodou com aquela mensagem, pois ela vem de encontro com algo que você acredita e que gostaria de dar o seu  ponto de vista diferente a respeito.

O Facebook está transformando-nos em bonecos puxa-sacos, daqueles que sorriem para tudo e para todos para parecerem simpáticos e serem aceitos em todo tipo de sociedade, religião, meio de vida ou cultura.

Acho que, se o Face é uma ferramenta de expressão onde as pessoas podem expor tudo o que pensam, deveria haver maturidade por parte dos usuários para aceitar as diferenças e críticas de quem pensa diferente. Mas infelizmente não é assim...

Acontece que na sociedade moderna as novas culturas e hábitos que vão surgindo transformam os que têm alguma opinião conservadora em ogros irracionais. Com isso você é obrigado a apoiar ou simpatizar-se com as causas da moda sob o risco de, não o fazendo, ser enquadrado na categoria dos seres humanos que não evoluíram.

E sem perceber, o Facebook está dividindo a sociedade em novos grupos e fomentando um perigoso processo segregacionista onde os simpatizantes de cada causa estão ajuntando-se entre si e distanciando-se dos que pensam diferente (e vice-versa), ao invés de promover uma saudável troca de ideias.

Começo a pensar aqui com meus botões que o Facebook ao invés de ser um multiplicador de notícias, cultura, diversão, opiniões para reflexão ou simplesmente um agrupador de parentes e amigos, está na verdade tornando-se um veículo para ideologistas, um causador de discórdia, provocações, distanciamento e de autoafirmação para muitos. Além do que tem se tornado em uma tremenda perda de tempo, uma vaidade sem limites...

Nesse caso, ponto positivo para o Linkedin como promovedor de debates saudáveis a quem deseja  discutir temas específicos, e ponto negativo ao Facebook que está cada vez mais longe de seu objetivo inicial de promover o encurtamento das distâncias de quem está espalhado pelo mundo.

A conclusão desse post para o que penso sobre o uso do Facebook é que respeitar é diferente de discordar. Você tem o dever de respeitar e o direito de discordar. E quem deseja se pronunciar publicamente precisar ter maturidade para receber críticas e respeitá-las. Caso contrário deixe para manifestar-se em seu espaço particular, no seu blog, onde será lido e terá a aceitação principalmente de quem já concorda com suas ideias e opiniões.

....... Visite a Livraria Cultura e dê um vale presente a quem você ama!

5 comentários:

  1. P A R A B É N S!! Apoiadíssimo em sua exposição!
    Abraço,Célia.

    ResponderExcluir
  2. É bem isso mesmo. O "não curtir" faz uma falta imensa. Esses dias fiz um comentário contrário ao que um amigo tinha postado, sobre futebol. Postou uma imagem com um comentário supostamente do cineasta João Moreira Sales, dizendo algo como se quem não fosse botafoguense, se devia à desvio de caráter. Ora! Se você publica uma coisa dessas, no mínimo concorda. Então fui lá e falei que eu, botafoguense apaixonada, tinha uma mãe rubronegra, irmão idem, amigos queridos que compartilhavam desse mesmo (des)gosto e relacionar paixão esportiva com falta de caráter é no mínimo absurdo.

    Nessa loucura em que vivemos, não dá pra brincar com certas coisas.

    Boa noite, Adriano.
    Te adicionei lá... Se achar inconveniente, pode recusar sem problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene! Esse comentário sobre desvio de caráter foi de amargar, rsrsrs... nunca vi tolice maior de alguém postar uma coisa dessas. Aliás, cometários chulos partindo de fanáticos futebolistas é o que mais tem por lá, e um amigo de trabalho eu tratei até de excluir de meu círculo, pois uma mente doente como a dele não merece nem minha amizade virtual.

      Mas vamos levando, estou por lá mesmo só para manter-me em contatos com os amigos e divulgar os posts do meu blog que parecem ser de interesse coletivo.

      Grande abraço, tá adicionada e é bem vinda no grupo!

      Excluir
  3. Quando eu não curto uma ideia que acho prejudicial, eu simplesmente tiro do meu mural, assim menos gente vai ver, eh a unica ferramenta, faco isso com imagens de desgracas que o povo adora compartilhar. Essa semana vi uma chamada um tanto estranha pois avisava que a moca que matou o poodle estaria em tal lugar, pros defensores de animais irem la onde ela tava, nao disseram pra fazer o que, mas senti cheiro de linxamento, se nao fisico mas psicologico, e achei um absurdo, ate pensei em responder, mas deixei pra la, apenas tirei do meu mural. Concordo em voce em muitas partes, talvez todas, mas creio que isso nao eh so no facebook, as redes sociais so propagam com mais rapidez, na vida real eh assim tambem, ouse ser o unico a discordar de um ponto em um grupo onde todos discordam... com certeza a discussao vai ser bem estressante.
    Eu tenho usado bem pouco o face, todo dia dou uma passada, mas nem compartilho mais tantos links, ate porque estao sendo repetitivos, uns compartilham a mesma historia a exaustao, nem comento mais em tantas coisas e nem fico de bate papo em grupos, uso o tempo pra vida real que eh mais importante. Nao podemos perder o foco.

    Beijo e um otimo feriado pra você e familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse exemplo da garota do poodle é um típico desses que me irritam, é coisa de fanático. Não aguento mais ver tanta gente promover seu amor doentio por animais. Maltratar animais é uma coisa. Mas amar bicho tanto quanto um ser humano e arriscar a própria vida em uma enchente para tirar um cachorro da casa, como muitos posts que já vi no Face, é coisa de quem está com parafuso a menos... vamos falar sério, né...

      Vou seguir sua dica.

      Grande abraço, Luciana!!

      Excluir

Deixe sua crítica e sua opinião!