terça-feira, 8 de junho de 2010

Suma daqui!! Você está demitido... mas pegue sua Carta de Referência

Participando de um fórum empresarial onde o autor Igor escreveu sobre Cartas de Referência após a demissão, decidi compartilhar com você esse tema que considero interessante.

O autor escreveu: "CARTAS DE REFERÊNCIA DEVEM AMPLIAR O PERFIL DO CANDIDATO.

Estive lendo uma matéria que aborda o tema, e achei interessante. Quando um profissional é desligado geralmente a empresa emite uma carta, que comenta somente a conduta do mesmo, ou seja, praticamente um antecedentes criminais.


Entretanto o que deve citado, é as habilidades, competências, o quanto o profissional colaborou para o crescimento da companhia.
Colegas, gostaria dos seus comentários, compartilhem suas experiências, é uma prática comum empresas elaborarem cartas de referências neste molde".

Onde eu opinei:

"Amigos, acho a carta de referência a maior hipocrisia que existe no mundo empresarial. Eduardo narrou corretamente o conteúdo da carta (declaramos que o funcionário fulano de tal trabalhou em nossa empresa entre x e y e neste período não teve nenhuma situação que o desabone), todas as empresas provavelmente usam esse modelo.

Agora imagine se na carta estivesse escrito: "declaramos que o funcionário fulano de tal trabalhou em nossa empresa entre x e y e neste período agiu com irresponsabilidade causando prejuízos materiais e alto índice de perdas em nossa linha de perecíveis, e por isso foi demitido". Ou então "... e neste período contratou mau, não deu treinamento adequado à equipe e seu papel como líder deixou muito a desejar, e por isso foi demitido".

Vejo o Sr. Doria Jr no programa Aprendiz dizer aos estudantes que perdem a etapa e vão para o paredão dizer com frequência: "se você fizesse uma coisa dessas em minha empresa iria agora mesmo para o RH buscar sua demissão e sua carta de referência para ir buscar emprego no concorrente, porque gente medíocre não trabalha aqui comigo". Portanto, o empresário deixa claro que a carta de referência não passa de um papel sem valor de conteúdo, o que torna ainda pior o fato de algumas empresas exigirem cartas de referência de candidatos para preencherem as suas vagas.

Estamos tentando enganar a quem afinal?! Por que não extinguir de uma vez essa farsa chamada Carta de Referência?

Portanto Igor, acredito que o papel da empresa que emite a carta de referência deva ser dizer a verdade sobre o desempenho do funcionário enquanto exerceu a função, mesmo que em carta lacrada e confidencial ao contratante, sem risco de um possível processo por danos morais por parte do seu ex-funcionário. Se não cumprir esse papel falando a verdade, a carta de referência deveria ser extinta."

E vocês, o que acham disso? As empresas devem emitir uma carta de referência mentirosa para não piorar a situação do novo desempregado, deve emitir aquela farsa só por motivo de protocolo ou seria melhor extinguir tudo e dormir com a consciência tranquila?

6 comentários:

  1. Concordo com você, e sempre achei isso de carta de referëncia algo estranho, salvo em caso da pessoa resolver ir procurar outra coisa pra fazer ou a empresa fechar as portas, mas se demite, demitiu porque? Aí manda pro concorrente o funcionário não quisto com uma carta de referência dizendo que ele é bom e tal, é como se mandasse um presente de grego pra concorrência. E aliás quando João Dória fala soa como isso mesmo, tipo: 'vá ser ruim em outro canto, näo aqui'.

    E por citar João Dória, é hoje a final, näo é? Ui!!! Esse Aprendiz foi dos piores.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano, não só acho que deva ter carta de referência de funcionário, se esse não saiu com justa causa, como acho que deveriam implantar cartas de referências das empresas, como empregadores também. Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, deveria ser extinguida. Não tem lógica mesmo.

    O nome deixa bem claro: referência - conjunto de informação que se dá ou se pede de algo/alguém.

    Se a referência é feita, na maioria das vezes, pela constatação da pessoa ter trabalhado no local x, por tempo x, e que não fez nada que o desabone, então deveriam mudar o nome para carta de procedência e comportamento; Referência é bem diferente disso...

    ResponderExcluir
  4. Olá,Adriano!

    Vc é especialista e eu como aprendiz por aqui,concordo plenamente.
    A carta deveria ser extinta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. a carta de referência virou papel sem valor...
    porém, há algo para se pensar... mesmo que o funcionário tivesse feito todas as besteiras do mundo no emprego anterior, não significa que ele terá o mesmo desempenho em outra empresa... e o contrário também é verdadeiro... um grande sucesso em determinada empresa não é sinônimo de sucesso em uma nova empreitada...
    assim como a carta de referência por vezes é mentirosa muitos curriculuns também o são...
    o que é inglês avançado pra uns é fluente para outros... o que é uma pequena participação em um projeto vira responsabilidade por todos os ganhos auferidos...
    as empresas deveriam investir em recrutadoras para que esse profissional fosse o mais capacitado possível...
    um exemplo atual de um péssimo recrutador é o Dunga... levou alguns pelo curriculum e outros pelo comprometimento que tiveram com a empresa em um passado recente... relegou a um segundo plano as competências que os selecionados deveriam ter para estar em uma Copa do Mundo..

    ResponderExcluir
  6. O assunto é polêmico porque envolve uma escala de valores diferentes de um avaliador para outro, como bem citou meu amigo Sewald. E coloco mais pimenta nese prato: quem emite a carta de referência, se optássemos pela verdade dos fatos redigida alí no documento, será que terá a decência de descrever o real perfil e desempenho do ex-funcionário na empresa em questão, para que um insucesso não seja sinônimo de um mau profissional?

    Rê sugeriu a carta de referência para empresas, e é bem verdade, pois muitos bons profissionais não conseguem desenvolver seu potencial em certas empresas, onde seu fracasso não significa que seja um mau profissional...

    Eita assunto delicado... obrigado pelos pitacos, pessoal!

    Ah, e hoje é realmente o final de Aprendiz, né Luciana! Hora para uma reunião de pauta entre os produtores para demitir o atual apresentador e sua equipe, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!