sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Se você sabe o que é "expectativa", então tem a chave do sucesso


Vamos relembrar o primeiro dia de aula da disciplina de marketing da faculdade, uma das aulas mais esperadas por grande parte dos alunos de administração. Chegando lá o professor apresenta-se, respira fundo e diz "vamos lá, quem sabe o que é marketing?".

E assim começa o ano letivo dessa disciplina, cada professor com sua própria definição, procurando ser o mais sucinto possível para explicar algo tão amplo. Eu mesmo sempre andei ensaiando essa aula introdutória (mesmo sem ser professor) e já produzi frases até bonitas para isso. Mas minha melhor definição surgiu hoje, quando ia com a esposa para o trabalho e lamentávamos a má qualidade de algumas escolas.

E pensávamos se seria viável abrir uma escola com a bandeira Nobel, onde minha filha estudou em Maringá e nos deixou plenamente satisfeitos. De repente esposa falou: "bah, bobagem pensar em serviços muito complexos, quando na verdade a maioria dos pais nem ligam para isso. Nós é que temos uma expectativa muito elevada para ficar satisfeitos".

E no meio dessa frase capturei a palavra chave que traduz algo que parecia intraduzível: EXPECTATIVA! Isso mesmo, o termo mais objetivo para resumir marketing é expectativa!!

Veja como faz todo o sentido:

- Marketing pessoal: atender à expectativa de quem te vê;
- Endomarketing: atender à expectativa de quem está dentro de uma organização;
- Marketing promocional: atender à expectativa de ofertas do consumidor, e assim por diante.

Em resumo, o trabalho de marketing começa identificando as expectativas do seu alvo, para a partir daí desenvolver produtos, conceitualizar lojas, escolher pontos, definir preços, criar campanhas, e utilizar todas as ferramentas que milhares de estudiosos já desenvolveram para se conquistar resultados atendendo às expectativas de quem compra.

Viu como é simples? Tão simples quanto óbvio... e ainda assim muita gente está no comércio dando tão pouco valor para isso. A maioria dos empreendimentos que não vão para frente são negócios que não foram capazes de atender as expectativas de quem compra, ou porque foram motivo de frustração de quem comprou, ou cujo público alvo com a expectativa atingida não existia em número suficientemente grande para girar o capital do empreendimento por muito tempo.

E assim caminha o sucesso, através do conhecimento e da busca pelo melhor. Pois se você já se considera ótimo, cuidado: lute para evoluir todo dia, superar o maior número de expectativas de seu consumidor e ser o melhor, antes que alguém faça primeiro e tome o seu lugar...

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