quinta-feira, 28 de julho de 2011

Por que o Programa do Chaves ainda tem audiência? Simples...

Existem alguns fenômenos que parecem inexplicáveis. Mas só parecem. Um deles é a audiência de Chaves no SBT, capaz de superar programas tradicionais e fazer muita gente largar o controle remoto e ficar por ali.

Nesse último dia 19 de julho, Chaves mais uma vez foi líder de audiência, em plena terça-feira, por volta das 13h e 14h. Mas por quê programas como Chaves ainda são capazes de reter a audiência de pessoas de todas as idades, mesmo sendo repetidos centenas de vezes? A resposta a essa pergunta a banda Titans já deu bem antes de Chaves começar a pintar aqui na telinha Brazuca: "A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade...".

Quem não se lembra dos Trapalhões quando ainda eram 4 e faziam piadas inocentes, com trapalhadas no melhor estilo "O Gordo e o Magro"? Esse é o teor da diversão: pessoas simples, fazendo coisas simples e atrapalhadas despretenciosas inocentemente. 

Coloque Chaves no mesmo horário de Casseta e Planeta ou de Tom Cavalcanti com toda aquela baixaria,  para ver a divisão de audiência... E quem aguenta aquele programa "A turma do Didi", ou a "Escolinha do Gugu"? Infelizmente nossos programas humorísticos são da pior qualidade, apelativos e impossíveis de serem assistidos com uma criança de 8 anos pelo alto teor apelativo e de piadinhas de duplo sentido.

É por isso que Chaves dá audiência: não há concorrência hoje em rede nacional para promover a diversão leve, inocente e descontraída similar a esse antigo programa mexicano. Chaves ainda é capaz de promover alguns minutos de descontração unindo pessoas de todas as idades na mesma sala.

As pessoas querem alguns momentos de felicidade sem constrangimento. A mídia e os veículos de comunicação pensam que evoluíram, mas os sentimentos humanos são imutáveis. Seus desejos e ansiedades são os mesmos, por mais que pareçam mais maduros, cultos e evoluídos cientificamente. O homem ainda precisa do amor verdadeiro, da amizade sincera e do calor do próximo, e quando tem a oportunidade de conviver com coisas tão simples quanto seu instinto verdadeiro, ele se agarra e vive intensamente esse momento. 

É por isso que Chaves permanece: por colocar-nos frente a frente à nossa verdadeira identidade e nosso desejo de sermos felizes na simplicidade dos sentimentos.

.........................

Visite a Livraria Cultura e dê um vale presente a quem você ama!

5 comentários:

  1. Sua reflexão tem total pertinência, Adriano. Os programas de humor são uma chatice total, repetitiva e cansativa. Nunca fui telespectadora do Chaves, mas morria de rir com as pessoas me contando os causos. Uma amiga no trabalho todo dia tinha uma história pra contar, e sempre mostrando o lado engraçado, lúdico, sem malícia.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Neiva, mas vou colocar como anônimo porque não sei mexer nesse negócio (digamos que eu e o computador não tenhamos uma relação muito boa).
    Gostei do texto.Isso aí, que filosofia!Bem a maioria das pessoas que conheço gostam de chaves, mas adoram uma piada suja, e acham que programas tipo pânico é o melhor que há (as vezes tenho pena delas, as vezes não).Você disse que programas do genero não podem ser vistos com crianças por perto, mas acontece que a maioria das pessoas não sabe disso, você me fez lembrar do dia em que estava acompanhando minha mãe na reunião de pais e professores dos alunos da segunda série do encino fundamental(entre eles estava meu irmão), emfim, no final da reunião o diretor fez um apelo aos pais para que impedissem seus filhos de verem pânico, no mesmo instante todo auditório começou a rir e as crianças que estavam no palco a fazerem brincadeirinhas e a olharem umas às outras.Aquilo foi deprimente, eu sabia que muitos davam audiência ao programa, só não sabia que a situação seria dada como algo divertido e engraçado, sisceramente não vi niguém naquele auditório que parecesse envergonhado.
    Té mais, gostei do blog, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Neiva, obrigado por seu comentário! Realmente, o programa Pânico, é um daqueles que deveriam ser controlados pelos pais. As crianças gostam desse tipo de coisa, é normal. Porém cabe aos pais acompanhar o que eles andam assistindo. Já pensou um menino de 8 anos falando aquele monte de bobagens igual ao Bola? Vai apreender, achar bonito e imitar...

    Ainda bem que ainda existe o Chaves, e sua boa audiência é o sinal de que a sociedade busca por coisas melhores, só os produtores de TV é que não enchergam, e continuam investindo tempo e dinheiro em produzir porcarias e disponibilizando em horário acessível às crianças.

    Grande abraço, e visite sempre meu blog!
    Adriano

    ResponderExcluir
  4. Milene, eu confesso que não gostava de Chaves quando criança, mas na verdade eu tinha raiva é porque meu irmão 7 anos mais novo não tirava do canal do Chaves, e eu ficava louco da vida, rsrsrs.

    Mas é um programa leve e gostoso, hoje eu me rendo a ele e assisto com minha filha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. chaves e o melhor programa do planeta.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!