sexta-feira, 29 de julho de 2011

Currículo bom nada mais é do que uma boa história para ser apreciada

Alguns o chamam de Currículo, outros de Curriculum Vitae, e outros ainda de Resumo Profissional. Isso tudo é indiferente quando o que realmente vale é o que está dentro dele: sua história profissional.

E por que é que existem os bons currículos e os currículos fracos? É porque algumas pessoas sabem contar a própria história, e outras não... 

Pois então vamos bater um papo sobre o seu currículo, ou melhor, a sua história.

Primeiro é preciso lembrar que currículo bom é currículo curto, objetivo e direto. Por isso, tire os dados sem valor para o recrutador: número de RG, CPF e demais documentos. Dependendo de sua área de atuação, escrever o tipo de carteira de habilitação também pode parecer embromação, melhor deixar de fora. Seja direto: Nome completo, idade atual, estado civil, número de filhos e idade deles (não é necessário escrever os nomes), cidade e bairro onde reside, telefone celular e e-mail. Pronto, está feito o seu cartão de visitas. Nada de escrever onde nasceu ou o nome de seu cônjuge, pai e mãe.

Agora fale quem é ou o que pretende fazer no título que pode chamar Apresentação ou Objetivos. Aqui você fará um texto bem objetivo e sem firulas de quem você é profissionalmente e qual é seu plano de carreira. Evite ficar enfeitando com frases de efeito, como seu "desejo em somar para o crescimento dessa conceituada instituição" e fale apenas o necessário. Lembre-se que o currículo por atacado tem menos chances de vingar. Faça um para cada vaga a disputar, dirigido para cada situação. 

Exemplo 1: Sou um administrador formado há 6 meses com foco para atuar na área de recursos humanos. Desejo investir em minha carreira buscando aperfeiçoar-me nessa área e contribuir com minha determinação e a certeza de que em pouco tempo estarei apto para corresponder às demandas da empresa. (Aqui, em início de carreira, você assume sua inexperiência mas demonstra que tem foco, sabe onde quer chegar e o que deseja desenvolver como profissão) 

Exemplo 2: Trabalho com açougue há 4 anos como desossador, com experiência comprovada em corte bovino e suíno. Meu trabalho de atendimento foi marcado pela fidelização da clientela do último emprego, onde promovi crescimento no faturamento e no fluxo de pessoas. Busco uma oportunidade para liderar equipe de açougueiros e gerenciar o departamento, atuando ativamente nas demais rotinas de corte, abastecimento de balcão e atendimento. (Aqui você demonstra sua experiência e o que já trouxe de positivo para outras empresas. Também deixa claro que não veio buscar uma vaga de açougueiro, mas de encarregado de açougue)

O próximo passo é falar mais detalhadamente sobre suas competências. Nesse caso há duas situações: se você já é um profissional com um histórico na área em que atua, monte um Resumo de Qualificações. Nesse título descreva em breves tópicos as atividades pertinentes e de interesse do recrutador para a vaga em questão, sobre ações ou conhecimentos que você já realizou ou adquiriu.

Exemplo: 

- Gerenciei por 6 meses uma equipe de 14 promotores de vendas realizando treinamento técnico sobre as atividades, supervisionando o andamento e produtividade dos trabalhos, e monitorando a carga horária executada;
- Elaborei projeto para controle e aproveitamento de papéis conseguindo reduzir o volume de impressões em 40% e a reciclagem de quase a totalidade do volume descartado no escritório. O produto dessa reciclagem promoveu um caixa que reverteu-se em benefícios aos colaboradores, como uma TV no refeitório e um ventilador na sala de repouso;
- Tenho habilidade em elaborar treinamentos e aplicá-los a equipes de diferentes competências;
- Atuei como intermediador entre o departamento financeiro e o desenvolvedor de software para a criação de novos aplicativos de controles de caixa, promovendo a criação de recursos que agilizaram e melhoraram a precisão do processo de conferência. 

Após esse tópico, onde você relacionará preferencialmente assuntos relacionados à vaga/empresa em questão, entre com o próximo título: Formação. Descreva em ordem decrescente suas formações. Se você tiver curso superior não é necessário citar a escola onde estudou o segundo grau. Cite apenas as titulações de terceiro grau, tema de monografia ou trabalho de conclusão de curso, cursos complementares e técnicos, atividades acadêmicas complementares (não palestras ou eventos de curta duração), cursos de idioma ou de informática (desde que seja algo relevante para a vaga, pois o pacote Office já é obrigação conhecer e dominar), etc.

Voltando um pouquinho ao tópico anterior, caso você ainda não tenha experiências profissionais relevantes não coloque o título Resumo de Qualificações, vá direto para a Formação.

A partir daqui, o experiente deve entrar com o título Histórico Profissional, onde descreverá em ordem decrescente seus últimos 3 ou 4 empregos mais representativos para a vaga em questão. Inicie com o nome fantasia da empresa, intervalo de tempo em que trabalhou e última função que exerceu. Em seguida descreva resumidamente suas atividades e, se possível, descreva alguns diferenciais que trouxe à empresa como resultados conquistados, ganhos de produtividade ou projetos implantados. Seja breve e objetivo, não enfeite o texto. Lembre-se de que quanto mais claro e rápido for o seu currículo, maior a chance de ele ser lido por inteiro... Se você ainda não for um profissional com grandes feitos para narrar, cite em tópicos os empregos por onde já passou, relatando apenas o nome das empresas, período em que trabalhou e função que exerceu.

Após esse título, seja você experiente ou novato, finalize o currículo com Informações Complementares, onde poderá listar em tópicos um pouco mais sobre você e suas particularidades.

Exemplo: 

-  Participo há 3 anos como membro da Associação do Jovem Empresário da Associação Comercial de Osasco, colaborando na condição atual de Diretor de Planejamento;
- Morei em Valencia, na Espanha, entre os anos de 2002 e 2004, onde trabalhei em atividade sem relevância para minha profissão, porém desenvolvi o idioma espanhol para conversação fluente;
- Fiz escola de inglês por 1 ano e meio, e tenho leitura intermediária;
- Pratico esportes regularmente, faço academia 2 vezes por semana e jogo futebol sempre que posso aos sábados;
- Aprendi a comunicar-me de forma básica com LIBRAS, a linguagem de sinais para surdo-mudo;
- Toco violão há 8 anos e dava aulas em caráter voluntário para a associação dos funcionários da empresa X.
- Meu hobby, além de música e esportes é camping e montanhismo, atividades que busco em períodos de férias ou feriados.
- Procuro realizar atividades em grupo, cultivo a amizade e estimulo minhas filhas a terem uma vida social saudável e de respeito ao próximo e ao meio ambiente.
- Escrevo em meu blog assuntos relacionados a viagens e natureza no endereço http://...... 

Pronto! Está feito o seu currículo. Agora coloque a data, assine, e envie ao recrutador.

Currículo é uma coisas interessante, pois podemos ter alguns guias de como montá-lo, mas nunca estabelecer qual é o modelo ideal. Esse é o meu modelo, é a minha proposta. Conforme a sua evolução profissional, seu currículo pode e deve ir tomando outras características. Acredito que sua habilidade em vender-se como um profissional de futuro, de resultados e com capacidade de não ser apenas mais um no mercado de trabalho é o melhor argumento para conquistar uma vaga. Metade de sua conquista estará nesse papel impresso, que deve provocar o interesse no recrutador de chamá-lo para a entrevista. A outra metade depende de você, face a face com ele.

Se lhe falta experiência não se deixe abater, valorize e destaque seu caráter, seu foco, seu plano de vida. Mostre que você tem maturidade e sabe onde quer chegar não sendo vago nas respostas. Não concorra a qualquer vaga, busque o que é de seu interesse para que o recrutador perceba que você não é um franco atirador em busca de salário, mas de profissão e carreira.

E no mais, desejo-lhe sucesso, porque quem precisa de sorte é quem não tem capacidade...

Leia também outros artigos relacionados a currículo clicando aqui, e artigos relacionados a empregabilidade clicando aqui. Vale a pena conferir!!