quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

As TV's abertas que se cuidem...

Ano passado postei que em 2009 o número de assinantes de TV por assinatura batera um recorde de usuários no Brasil, totalizando 16% dos lares.

No ano de 2010, pasmem os senhores, o número de lares com TV por assinatura pulou para incríveis 30,7%, abrangendo 9,7 milhões de famílias. Isso aponta para algumas conclusões:

1 - A classe média é realmente a bola da vez no mercado nacional;
2 - Os custos mais acessíveis da TV por assinatura geraram crescimento exponencial na conquista de novos usuários;
3 - A audiência da programação obsoleta e medíocre da TV aberta brasileira está com seus dias contados...

E sobre o item 3 dessa relação eu pergunto aos meus botões: de que adianta tanto investimento em tecnologia de transmissão se a produção dos programas não troca seus dinossauros? Boninho, Marlene Matos, Galvão Bueno... e alguns noveleiros com a validade profissional vencida.

5 comentários:

  1. ola, estou de volta da viagem! Passei pra avisar que ja temos postagem nova no blog, passa la quando puder! ;D

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  2. olá! Td bem? Tem uma surpresa pra voce no Apenas um Ponto Esportivo.

    Vc viu o lance das webcans via twitter? Estava bombando os jogos da Superliga por lá e a Rede Globo conseguiu uma proibição para não mostrar os jogos, mas ninguem transmite.
    Um abraço

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  3. Oi Adriano. Você sabe o quanto eu torço pra que essa hegemonia da TV Globo acabe. O problema não é bem a TV aberta, mas a TV Globo aberta. É o fim da picada. Penso que ela está com seus dias contados, sim. E eles já sentiram que não manterão por muito tempo o lixo que tem levado os anunciantes à ela até hoje. Tanto é que já começaram a diversificar um pouco, e estão com a Globo filmes fazendo alguma coisa de cinema. Ainda não acertaram a mão, mas o Daniel Filho é um cara competente no que faz e o cinema brasileiro vai encontrar seu caminho. A Thalita Rebouças, escritora de livros para adolescentes já vendeu os direitos de um de seus livros pra eles e vai virar filme em breve. Esse deve ser muito bom e dará bilheteria fácil. Isso é bom. A galerinha teen está lendo muito mais por conta dessa menina.

    A Globo lançou tb, aqui na fechada, o canal 'Viva', que só tem programação "antiga" da emissora. Outro dia, foi interessante ver programas humorísticos de qualidade com a turma do Asdrúbal.

    Continua...

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  4. Quanto aos 3 itens que vc citou, acho que a classe média ainda não é a bola da vez no mercado nacional. Será num futuro próximo, mas hoje eu acho que não é, porque ainda temos muita "gatonet" por aí. E nesses pacotes o que conta é o brasileirão e Telecine. Como eu já disse antes, o público que assiste TV fechada através desse expediente, não consome cultura real, que seriam documentários, entrevistas com pessoas de expressão etc. Acho que eles chegarão lá. É questão de tempo.

    O mesmo raciocínio vale para sua 2ª hipótese, TV por assinatura com custos mais acessíveis. Na realidade, os custos não estão mais acessíveis. O que sai mais barato é o pacote estilo do "gatonet", ou seja, pacote classe média emergente, brasileirão e telecine. Por isso, é um pacote mais barato.

    Deus é Pai. Um dia a sociedade brasileira não será mais refém dos 'Boninhos' da vida. O que pode acontecer de pior (ou de melhor, não sei ainda) é ele e sua turma de produtores migrarem pra um canal, que pode ser da própria Globo, "Trash" escancarado. E aí terá de ser na TV fechada. E só vai seguir essa linha quem realmente gosta de lixo, não importa de que classe seja.

    O dia que isso acontecer, a sociedade brasileira vai tomar um rumo e começar a pensar seriamente no país. Só que isso é um processo, e não será amanhã nem em 2012 que acontecerá. Precisamos ter um pouco mais de paciência, já que o poder público deseja exatamente isso da população... Que ela continue no lixo e votando neles. Quem viver, verá.

    Abração

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  5. Eliane, eu teria imensa satisfação em assistir à queda dessa programação trash, sem criatividade e sem inovações conceituais da Globo.

    O que acredito em relação à programação por assinatura é na audiência do público jovem, ou melhor, da tenra idade até a adolecência. Os seriados, desenhos e programação cultural de canais como Nickelodeon, Disney Channel, Multi Show e Discovery Kids é excelente, e acredito realmente que estejam fazendo a diferença nesse crescimento das assinaturas. É a turma que fica em casa de dia que usufrui mais disso, e os pais acabam assinando para tentar oferecer algo melhor aos seus filhos e até retê-los mais dentro de casa. Hoje assina-se Sky por 39,00/mês! Acessível a qualquer um...

    E o governo federal, mesmo a contra gosto, está sendo obrigado a concordar com isso, e já levantou bandeiras buscando aumentar a concorrência das TVs por assinatura a fim de quebrar exclusividades e favorecer a disputa de mercado através de melhores preços e serviços ao usuário.

    Grande abraço!

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