quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Por que você quer sair de seu emprego atual?"

Outro dia participei de um fórum onde a pergunta para discussão foi: "Quando o selecionador lhe pergunta por quê você quer sair da atual empresa que trabalha, o que você considera ser a resposta ideal?"

Eu acredito que a melhor saída é dizer a verdade, desde que você a embase com um plano de carreira. Eu já saí porque o salário não estava de acordo com minhas expectativas e a empresa não oferecia plano de carreira; já saí porque não me senti confortável com a conduta de meus diretores naquilo que influenciava no meu trabalho e nos meus valores; já saí porque recebi proposta de trabalho profissional e financeiramente mais interessante para meu plano de carreira... enfim, desde que você demonstre uma linha de conduta e de opinião não contraditória com os seus valores, não há porque se preocupar em driblar os motivos da saída.

Você tem o direito de não estar feliz no emprego porque não consegue estabelecer um bom relacionamento com seu superior, e pedir as contas sem esconder esse fato em uma entrevista não é nenhum problema. O que vale mesmo é demonstrar que você tem uma linha de conduta e de opinião, e que sua permanência em qualquer emprego dependerá antes de mais nada da sua felicidade, remuneração e projeção profissional.

O entrevistador sabe quando o entrevistado está enrolando, enfeitando ou omitindo algo em suas respostas, não tente ser mais esperto do que ele... seja sincero, transparente e objetivo em suas respostas, isso poderá lhe garantir o próximo emprego.

E pode ficar tranquilo quanto a uma coisa: todos nós temos fraquezas... sua resposta sincera será mais bem vinda do que aquelas de quem só é demitido por corte no orçamento. O entrevistador vê com bons olhos aqueles que reconhecem suas fraquezas e que lutam para aperfeiçoar-se. Vê com bons olhos aqueles que detêm o auto conhecimento e falam com segurança sobre si, inclusive sobre suas percepções a respeito dos problemas ocorridos em outros empregos. Candidato que divaga demais e só elogia os empregos anteriores na maioria das vezes está mentindo ou omitindo, e o entrevistador sabe disso... Dizer que foi demitido porque cometeu um erro grave devido a sua inexperiência na época pode cair muito bem aos ouvidos do entrevistador, demonstra humildade e capacidade de assumir seus erros.

Entre contratar um candidato seguro, que diz o que é perguntado sem rodeios, e um candidato que vive no mundo onde tudo são flores, pode estar certo de que o segundo será visto com desconfiança.

Se precisar fazer críticas ao emprego anterior faça, mas prendendo-se a fatores profissionais e nunca pessoais. Explique sobre sua não concordância quanto ao andamento dos PROCESSOS e não sobre a postura das PESSOAS. Mostre o que estava errado e prejudicando a própria empresa sem fazer críticas de ordem pessoal sobre seu gestor, e justifique sua insatisfação relacionando esses problemas ao seu desenvolvimento profissional. Seu foco é o crescimento e o desenvolvimento profissional, por isso não é pecado expor as situações em que as empresas não estavam lhe proporcionando mais isso.

É claro que deverá usar as palavras certas, parecendo ser sensato e não rude. Não tente fazer com que o entrevistador concorde com você, não busque afirmar-se narrado um fato e perguntando "você não acha?!". Apenas descreva e lembre-se de que cada narrativa deve estar alinhada à sua personalidade e valores.

O entrevistador quer conhecê-lo, dê a ele essa chance. Talvez o que ele procura é exatamente VOCÊ, e montar um personagem com respostas pré-moldadas poderá lhe prejudicar.

11 comentários:

  1. Muito bom, salientou com clareza gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma entrevista hoje e este texto me ajudou muito a refletir melhor e escolher a resposta correta sobre a minha saída do trabalho atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te desejo sucesso nessa entrevista, e que a empresa contratante possa reconhecer o seu valor.

      Obrigado pela visita, meu amigo, grande abraço!

      Excluir
  3. Eu estou prestes a sair do meu atual emprego. Não me sinto bem lá. O trabalho é muito estressante, o ambiente de trabalho não é legal (esse é o ponto que mais pesa para mim), o salário está muito abaixo do mercado, e, por fim, tenho outra proposta de emprego em um lugar melhor. O que vai ser difícil para mim será dizer que eu estou saindo. Como é o meu primeiro emprego em um escritório grande, isso está meio que pesando para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenha medo, amigo, pense no seu plano de carreira, projeção profissional e prazer em realizar o seu trabalho para dar o melhor de si onde sinta-se valorizado e tenha orgulho do que faz. Se já está com emprego certo na mão, sente-se com o seu gerente atual e diga a ele que agradece muito pela oportunidade que lhe foi dada, mas que você recebeu uma proposta profissional muito desafiadora, onde você visualizou uma oportunidade de adicionar pontos em seu currículo e seu aprendizado. Trabalhar em empresa menor não é sinônimo de andar pra trás. Eu, particularmente, vi minha carreira decolar quando pedi as contas de minha função de supervisor de vendas trainee da Coca Cola para trabalhar com a gerência de uma gráfica de pequeno porte. Muitos me chamaram de louco, mas trabalhei só 4 meses nessa gráfica e de lá em diante minha carreira só evoluiu com as novas experiências adquiridas. Você aprende sim, e muito, trabalhando também em empresas de pequeno porte.

      Não faça pouco caso da empresa atual, não demonstre ingratidão e principalmente não peça acerto para receber seus benefícios. Peça seu desligamento numa boa, pois precisará que ele te veja como um profissional ético, sensato e maduro. O mundo dá voltas, sempre precisará de um bom relacionamento com seus ex-empregadores para não atrapalhar lá na frente.

      Espero ter te ajudado, e desejo-lhe sucesso!

      Adriano Berger

      Excluir
  4. Trabalho a 15 dias numa excelente empresa multinacional, salário,ambiente,pessoas..tudo excepcional, porém as atribuições estão muito diferentes do que eu sempre fiz, e acreditei que não seria tão difetente, agora chego infeliz todos os dias com vontade de ir embora...acho isso horrível...o que faço ?...me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu sempre considero prioritariamente duas possibilidades em cada emprego: 1 - o meu desenvolvimento e aprendizado de atividades novas para meu próprio currículo e experiências; 2 - a minha felicidade, satisfação e orgulho por aquilo que faço. Em terceiro lugar analiso a parte financeira e a empregabilidade caso desista do emprego atual.

      Acho que se você está infeliz nessa atividade mas sabe que está em uma empresa de grande porte e estrutura, tente suportar o período de experiências, faça o seu melhor e por fim converse com seu gerente sobre seu sentimento e opiniões, abrindo a ele seu desejo de transferir-se para outra atividade mais relacionada com suas expectativas. Mas não deixe de fazer o seu melhor enquanto estiver na empresa, pois se não se aplicar ele não moverá esforços para segurá-lo e aproveitá-lo em outra área.

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Trabalho a 3 meses em um determinado local,coloquei currículo em outra empresa,o que falar na hora da entrevista,pois o motivo que estou saindo e que os donos tratam os funcionários como se fossem cachorros,
    O que falar quando pedir o motivo que estou saindo da empresa?
    Eu sei que não devo falar mal dos patrões.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho a 3 meses em um determinado local onde os patrões,tratam os funcionários como se fossem cachorros,deixei currículo em outra empresa,o que falar na hora da entrevista?
    Eu sei que não devo falar mal dos patrões.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!