quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cliente insatisfeito no e-commerce

Temos visto o crescimento rápido nas vendas via e-commerce no Brasil, a exemplo dos países de primeiro mundo, onde acredita-se que pela falta de tempo para se passear pelas lojas a fim de cotar e comprar alguma coisa, o consumidor pode fazer isso durante seu horário de trabalho, almoço ou descanso através da internet.

Se a premissa é atender o cliente sabendo que ele já não tem tempo para enfrentar o trânsito e sair do trabalho para realizar suas compras no comércio, deve-se saber então que ele não estará em casa para receber a mercadoria adquirida em horário comercial, que geralmente inicia-se, na capital paulista por exemplo, às 6h e termina por volta das 19h30. E nem todo tipo de produto pode ser entregue no endereço do trabalho.

Sob esse ponto de vista o serviço de logística deveria estar adequado para realizar as entregas fora do horário comercial, respeitando a rotina e ausência do freguês em sua residência.

Mês passado comprei um ferro de passar roupas pelo site do Wal-Mart e não apenas sofri com o atraso na entrega por não ser encontrado em casa, como pude conhecer o mau atendimento do suporte ao cliente via e-mail. O produto foi comprado e o primeiro e-mail informando aprovação do pagamento foi dia 04/10, com programação de entrega para 3 dias úteis. Dia 09 foi noticiada a primeira tentativa de entrega não concluída. Aqui iniciou-se a minha saga...

De incício, quando eu enviava uma mensagem pedindo uma posição da entrega, recebia rapidamente um e-mail dizendo que meu contato foi recebido e que em 24h teria um retorno, prazo que nem sempre foi cumprido.

Para agendar o recebimento da mercadoria após a primeira tentativa de entrega tive que ligar interurbano não-gratuíto para São Paulo (moro no Paraná), mas o horário agendado não foi cumprido e o produto não foi entregue.

Já no terceiro contato via e-mail, dia 19, solicitei o cancelamento da compra e devolução do valor pago. No dia seguinte o produto foi entregue, quando por sorte estava em casa no horário de almoço. Apenas no dia 22, 72h depois do meu pedido de cancelamento e com o produto já entregue é que recebi o e-mail informando os procedimentos para cancelamento, e no dia 23 recebi o e-mail de confirmação da entrega com o "agradecemos sua preferência", "volte sempre", etc.

O mais incrível disso tudo é que, ao receber uma solicitação de cancelamento da compra por motivo de insatisfação, ao invés de realizarem um contato telefônico tentando contornar o problema, enviaram uma mensagem fria com instruções, que reproduzo aqui na íntegra, resguardando apenas os números da operação:

"Referente ao pedido xxxxxx, nossos sistemas apontam uma solicitação de cancelamento realizada no dia 22/10/2009** com número de protocolo yyyyyyy. Porém, como a nota fiscal já havia sido emitida e o pedido entregue à transportadora, será necessário recusar o pedido no ato da entrega. Após a recusa, o produto retornará ao nosso Centro de Distribuição para uma análise, que poderá levar até 03 dias úteis. Após esta análise, o setor financeiro terá 02 dias úteis para informar a administradora do cartão o estorno e esta terá até 10 dias úteis para reconhecer o valor estornado. Com isso, o valor poderá ser apresentado em até 02 faturas subsequentes. Permanecemos à disposição para mais esclarecimentos"

** Veja que no corpo do e-mail relatam que a solicitação de cancelamento foi enviada dia 22/10, quando na verdade a data de envio foi dia 19/10 às 21h19.

Aponto aqui algumas coisas que considero relevantes para quem vende via e-commerce:

1 - Deve estar preparado para uma logística de entrega que satisfaça a disponibilidade de horário de recebimento do freguês e ser pontual;

2 - Deve arcar com todos os custos de contato com o cliente, principalmente em caso de não cumprimento de algum prazo;

3 - Tem todo o interesse em retornar o contato rapidamente, em menos de 6 horas, em caso de reclamação de qualquer natureza;

4 - Tem que ter todo o interesse do mundo em contornar problemas administrativos que causem insatisfação ao cliente em contato direto via telefone, pois não trata-se de perder apenas uma venda, mas de perder um cliente.

Quem vende via e-commerce e não preenche esses requisitos do pós venda, como esse caso vivenciado, só pode estar demonstrando que seu serviço está ineficiente e sua estrutura não está sendo suficiente para atender a toda a demanda de problemas diários, onde nem os prazos de retorno à reclamação do consumidor são cumpridos.

Em outras palavras: o serviço deve estar ruim do início ao fim para um grande percentual dos clientes atendidos. E você tem uma grande chance de ser o próximo insatisfeito.

7 comentários:

  1. Olá Adriano!
    A falta de tempo nos faz reféns de péssimos serviços.
    Ainda bem que encontrei sábios conselhos aqui no Super-herói "especialista"..srsrrs
    Adoro!

    Abs!

    Carol Sakurá

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  2. Carol, sou um consumidor premiado em ser mau atendido... será que o mundo conspira contra mim, ou sou mais exigente que o normal, ou a prestação de serviço até das redes de renome está realmente muito a baixo do esperado?

    Por isso que eu digo: hoje em dia só não ganha dinheiro quem não quer, porque sobra gente fazendo servicinho meia-boca, que seria facilmente engolido por alguém que leva o consumidor mais a sério.

    Obrigado pela visita!

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  3. Adriano!
    Sei que já comentei,mas pra variar vc me levou às lágrimas no coment lá no poete.
    Amo a história da Rainha Ester e quero muito ser um pouquinho do ela foi.
    Obrigada de verdade!
    Aí...chorei de novo...rs
    Abs e fique com Deus!

    Carol Sakurá

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  4. Adriano, temos de tudo hoje no mercado. É um perigo se não ficamos atentos.
    Como vc está?
    Passa no apenasumponto, não no esportivo, no outro mesmo.
    Comentei uma compra que eu fiz.
    Aquela outra idéia está indo devagar, mas está indo.
    Um abraço

    www.apenasumponto.blogspot.com
    www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com

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  5. Sofrer com os serviços já não é novidade em nossos países!! O consumidor deve ligar muito, perder tempo, pagar demais, até receber más respostas dos empregados.
    Espero que esses "erros" sejam por a questão do que o e-commerce tem que progredir ainda. As desvantagens do consumidor são inúmeras e ele, geralmente, não tem defesa nem possibilidades de mudar a pouca saudável situação.
    Um granda abraço meu amigo Adriano!!
    Sebastián

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  6. Oh bobo,
    é por isso que nóis aqui na roç....ou melhor interior, compramos tudo na loja mesmo.
    Bjs querido.

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  7. Realmente ainda temos muito o que evoluir para atender a contento todos os usuários de compras online.
    O horário de entrega sempre questionei, pois se a pessoa compra e não está em casa no horário comercial, como a mesma vai receber o produto?

    Mas tenho fé que um dia isso ainda vai melhorar.

    Abs

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