sábado, 19 de março de 2011

Sandy e Devassa. Tudo a ver?!

É como dizia o velho ditado: gosto não se discute, se lamenta...

Achei fraquíssima a campanha da Cerveja Devassa estrelada por Sandy, uma verdadeira redundância em todos os sentidos. Sandy separou-se de Júnior na dupla para tentar desenvolver seu lado mulher, para poder fazer músicas para adulto e poder dizer "foda-se" na frente das câmeras e provar que não é apenas delicadeza, mas gente como a gente. Mas até hoje nada mudou. Sandy ainda representa a imagem da boa moça de família, e ainda não consegue associar sua marca a nenhum nicho bem distinto: nem o adulto e nem o infantil (de onde está ausente a alguns anos).

Daí aparece numa campanha de cerveja com seu olhar meigo e voz angelical narrando cenas de verdadeira tosquice com o título "Qual o seu lado Devassa?", com pessoas sem nenhum garbo e elegância que tentam apresentar a quebra do paradigma da juventude sarada, bonita e divertida que costuma aparecer nos demais comerciais de cerveja. O outro filme da marca apresenta Sandy sob o título "Todo mundo tem seu lado Devassa", onde a cantora parece representar um ícone sensual numa performance no palco, mas de forma muito comedida e sem nenhum impacto verdadeiro que se relacione com o peso que se pretende dar à palavra DEVASSA.

A associação de Sandy com Cerveja Devassa não colou. Acredito que faltou foco de marketing dos dois lados: tanto da personagem Sandy (que precisa voltar à e cena e mostrar o que é e para quem é realmente) quanto da marca Devassa, que combinaria muito mais com Sabrina Boing Boing e até com Nany People buscando o agressivo e pouco explorado mercado consumidor GLS, por que não?!

9 comentários:

  1. Velho, o comentário nas sites de publicidade são no sentido contrário: a campanha da Devassa é genial!

    Veja só: ninguém vai passar a consumir a cerveja baseado no fato de que ela simboliza a perversão da mulher - mesmo porque o foco de uma propaganda de cerveja (especialmente uma com o nome Devassa, que só é atrativo para os homens) é o público masculino. Ou seja, pra mim tanto faz se essa cerveja me lembra mulher séria ou vagabunda. Eu quero saber se ela é saborosa e se me faz sentir "fodão" no meio da minha galera.

    A questão é fazer a marca cair na boca do povo. E nisso a propaganda foi de uma genialidade ímpar. Observe que a musa da campanha anterior da Devassa foi a Paris Hilton, o paradigma perfeito do que se pode chamar de uma mulher "devassa". O lançamento da campanha trouxe a moça para o Brasil, com direito a bebedeiras em boates, vestido curto, calcinha aparecendo "sem querer" e tudo que se espera de uma devassa. E qual foi a repercussão disso? Limitou-se aos sites de fofocas (afinal, ela é famosa) e de escândalos (afinal, ela mostrou a calcinha). Com a campanha da Sandy, não! TODA a mídia comentou a "péssima" escolha da garota propaganda, todo mundo comentou isso nas rodinhas entre amigos, sites de todas as temáticas abordaram a campanha... enfim, o quanto se gerou de mídia em torno disso foi um fenômeno. A quantidade de propaganda gratuita que estão fazendo para a Devassa é algo incrível - até na TV, que toma tanto cuidado para não fazer propaganda de graça.

    A campanha foi oportunista e num timing perfeito: apenas algumas semanas antes do lançamento, Sandy deu uma entrevista para a GNT (http://www.youtube.com/watch?v=fwKgcWH-ujM) dizendo que não bebe cerveja, acha o gosto ruim, não bebe nem a versão sem álcool. E pouco depois faz propaganda dizendo que toma Devassa? Como assim, perguntaria o consumidor indignado. E aí, corre e conta pros amigos sobre a incoerência. E posta o vídeo no Facebook. Bota no blog. E dá-lhe divulgação da marca. Veja que na foto que você escolheu para o blog, a Sandy está vestida com a cores da Devassa. Você falou mal, mas divulgou o produto. Será que a agência que escolhe como garota propaganda uma moça que, há um mês do lançamento da campanha, declara que TV que não bebe cerveja, é muito burra, ou muito esperta? Será que a Sandy deu a entrevista antes de assinar o contrato com a Devassa e se ferrou por falar demais, estragando toda a campanha, ou deliberadamente ela soltou essa informação que seria um hit na internet pouco tempo depois?

    Mulher bonita em propaganda de cerveja já é lei. De preferência com pouca roupa e se insinuando aos homens. Isso não chama mais a atenção. Tanto é que houve, há alguns anos, a moda das propagandas de cerveja com bichos, lembra? Pra sair do mesmo. A mais famosa era a da Skol, com o caranguejo que mostrava a bunda e dizia "nãnãnãna". Foi um sucesso. Agora, em outro golpe de mídia, consegue-se novamente tirar as propagandas de cerveja da mesmice e chamar muito a atenção usando uma mulher com muita roupa (mesmo na cena do strip-tease a Sandy continua com muita roupa) e sem sensualidade alguma.

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  2. Falaram mal da propaganda? Sim. Mas o o nome DEVASSA entrou para a boca do povo como nunca havia acontecido antes, nem mesmo com a Paris Hilton. E se TODO MUNDO fala dessa cerveja, alguma coisa ele deve ter de especial. Portanto, eu, como consumidor, fico curioso em provar. É a lógica dessa campanha. Eu duvido que alguém tenha deixado de tomar ou de experimentar a Devassa porque ela lembra a Sandy, e a Sandy não é devassa. A lógica é o cara falar "deixa eu provar logo essa bosta da cerveja da Sandy, pra ver se presta" e aí ver que a cerveja é muito gostosa e se tornar consumidor fiel. E ainda dizer para os amigos "cara, a propaganda é uma porcaria, mas a cerveja é boa mesmo! prova aí!" Desperta-se a curiosidade! As possibilidade de gozação com os amigos (e amigas!) numa mesa de bar são infinitas usando a "devassidão" da Sandy como tema.

    E quanto ao papel da Sandy? Será que ela não percebe o quanto ficou ridícula sua tentativa de ser sensual no strip-tease que ela faz na propaganda? Ou será que a propaganda é intencionalmente sem um pingo de sensualidade, para que, mais uma vez, toda a mídia discuta o "erro estratégico" que foi escolherem uma mulher tão sem sal para representar uma pervertida?

    Sandy não usou a propaganda para mudar sua imagem de santinha. Ela nunca teve qualquer interesse em ser vista como uma devassa. Mas deve ter se divertido muito com a campanha, ganhado um bom dinheiro e - é claro - fez também com que seu nome caísse na boca do povo e de toooooda a mídia. Há quanto tempo ela não tem uma música de sucesso? Já viu que a carreira solo dela é um zero à esquerda?

    O que você acha?

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  3. Eu não acredito muito nessas ações propositalmente equivocadas. Acho mesmo que a intenção era causar, tentar criar todo um rebuliço em torno da musa da tal cerveja. Confesso que não vi os comerciais, acho que não passa na parabólica, mas a imagem dela no camarote bebericando a mesma é de uma falta de empolgação impressionante.

    Bom, lá está a moça com uma boa grana na conta bancária, mais do que já tinha e a cerveja aí, na´boca do povo, ainda que não seja sendo ingerida, mas apenas falada.

    Bela abordagem.
    Beijos, Adriano.

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  4. Pedro Brother, sua visão foi perfeita em quase todos os aspectos! Veja que o objetivo de divulgação viral funcionou com perfeição, pois fala-se muito da cerveja, e a marca realmente está com o nome em alta com a divulgação de caras como eu, de forma gratuíta. Todo mundo está curioso para saber o que a Sandy faz alí, com Devassa! Agora resta saber se a mídia vai provocar afinidade com o bebum, aquilo que chamamos de identificação entre o consumidor e o produto. Haja visto que nem só de share viverá o fabricante, pois se a marca dele ficar banalizada pela aparência insossa da garota propaganda, que ainda por cima não gosta de cerveja, de nada valerá o sucesso da mídia espontânea e indireta como está acontecendo. Daí, para que tudo dê certo, é importante que o produto seja realmente um espetáculo de sabor, ganhando a preferência daquele que experimentou para matar a curiosidade de algo tão polêmico.

    Já para Sandy, essa pode ter sido a deixa para sair da moita e voltar à mídia, quem sabe com algum álbum novo na manga.

    Mas valeu por toda a análise!! Só o futuro dirá se os marketeiros de Devassa acertaram ou não com essa campanha... Eu não estou otimista.

    Abraços!

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  5. Valeu pelo recado, Milene! Como você disse, a moça está cada vez mais rica. E a cerveja, se não chegou ainda ao estômago, já está pelo menos na boca do povo, rsrsrs

    Clique no nome das campanhas bem ali no texto mesmo e poderá assistir aos vídeos de 30 segundos.

    Abraços!

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  6. Olá, td bem?
    Pois é, é polêmico. eu lembro que meu primeiro professor de Marketing na Faculdade dizia: " Seja polêmico, fale bem ou mal, mas fale de mim." Acho que pode ou não dar certo, mas que a Sandy não dá, não dá. E o olha que nos meus tempos de criança em cantava " Abre a Porta Mariquinha" hehehe e até hoje ainda gosto de algumas músicas, mas não gosto dela. Isso é ruim... hehehe

    Beijos pra ti.
    Rafaela

    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
    A tecnologia da CBV por Juliana Netto
    Os Pitacos Femininos de Áurea Souto e Fernanda Vaz ( de volta)
    Rafs no Trilha Sonora

    No http://apenasumponto.blogspot.com/ - Eu, fotógrafo – fotos minhas e uma msg.
    Espero Sua visita.

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  7. Que ódio! Escrevi um comentário grande com um monte de coisas que eu tinha a dizer... E a porcaria da luz deu uma piscada aqui em casa. Lá se foi meu comentário. Tentarei fazer outro mas nunca é a mesma coisa.

    >:(

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  8. Meninos e meninas, com todo respeito à opinião do Pedro, gostaria de fazer uma pergunta. Nós mortais sabemos o quê realmente a Devassa quer com essa campanha? Acho que não sabemos. Podemos até conjecturar a respeito das campanhas da Paris Hilton, da Sandy etc (eu não vi nenhuma delas), e só. Pessoalmente, não acredito que a Devassa, que só a marca é uma preciosidade, esteja querendo market-share da Ambev. Será?!

    A Devassa tem 2 opções na minha opinião, uma é manter a marca com seu público fiel, frequentadores dos bares da Devassa, com um perfil de poder aquisitivo mais alto etc, etc. Ou... Forçar a barra o suficiente pra fazer a marca Devassa incomodar o dragão. O dia que a mosquinha da Devassa estiver incomodando o dragão, ele vai comprá-la nem que seja pra fechar. É assim que o segmento das cervejas tem se comportado, não?!

    Quanto ao comercial, eu não gostaria de ter minha marca, qq que fosse ela, associada à imagem insossa da Sandy. Ela não tem ATITUDE, nem de santa, nem de Devassa.

    Ela só deu certo, até um tempo atrás, pq estava com a imagem junto à do irmão, grudada no nome do pai e do tio. Se a dupla do pai acabasse, eles acabariam junto.

    É isso. O resto é teoria conspiratória. Com todo respeito. rsrsrs

    Abraços,
    Eliane

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  9. Espero não ouvir a Sandy dizer "foda-se"... Ainda tenho fé nas pessoas. Por incrível que pareça.

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