quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quando seu negócio não vai bem... a culpa é sua!

Gente, essa eu não podia deixar para depois, pois é mais uma experiência desse pobre consumidor mal atendido por negócios que deveriam ser perfeitos.

Quarta-feira, saímos do trabalho, pegamos a pequenina na escola e resolvemos fazer um happy hour no shopping. Estava curioso para visitar em especial uma loja, a Centauro, cuja apresentação vou colar aqui, coletado do seu site institucional:

"Fundada em 1981, a Centauro é maior rede de lojas de produtos esportivos da América Latina. São 89 lojas distribuídas em vários estados do Brasil. Com atuação nos principais shoppings do país, a rede desenvolveu e implantou, de forma pioneira, o conceito de Super e Mega Store, que reúne dentro de um único ambiente várias categorias de esportes, além de entretenimento e experimentação de produtos." 

Parece que o redator dessa apresentação está se referindo à Decathlon, a qual faz jus à uma definição de Mega Store.


Por fim, após ter conhecido a loja Centauro do Shopping Center Norte, em São Paulo no mês passado, confesso que me senti mal atendido pelos 2 vendedores que tentaram me atender, pois entendiam pouco sobre o assunto e pouco contribuíram para me oferecer o que estava procurando: um calçado para prática de esportes aquáticos. De tão teimoso, encontrei por acaso um exemplar Adidas na área de vendas que, contudo, era o único par e não tinha a minha numeração.

Saí fazendo pouco caso, pois estava apenas especulando sobre o produto. Porém, ao ver que abriram uma loja da mesma rede aqui em Palmas, tratei de dar uma espiada para ver se encontrava algo.

Fui igualmente mal atendido por alguém que além de não saber nada sobre o assunto, foi informar-se com outro vendedor e ambos riam discretamente de algo, provavelmente de mim. A garota voltou e tentou convencer-me a levar um daqueles trambolhos para montanhismo, um coturno de aventura que em nada parecia com o tênis leve e permeável que solicitei para a prática de canoagem. Ao dizer que não era aquilo, ela riu e disse "então por que não leva um Crocs?".

Não preciso dizer a raiva que fiquei daquela pessoa...

Em primeiro lugar, Palmas está cercada de água, e a maioria das pessoas possuem um barco, um jet ski ou tem por hobby a pesca. É quase impossível conversar com um cidadão local sem falar em beira de rio. Como é que alguém abre um "conceito de Super e Mega Store, que reúne dentro de um único ambiente várias categorias de esportes", oferecendo mais de 40 opções de coturnos para montanhismo (isso mesmo, eu contei!!) e o único artigo relacionado à pesca desportiva ou esportes aquáticos era um colete salva-vidas? Como é que abrem uma loja daquele tamanho num shopping de alto custo sem fazer uma análise do perfil do consumidor dessa cidade?

Sinceramente, quando penso que já vi de tudo nessa vida, quando penso que o marketing já é um assunto até surrado no ramo empresarial, ainda me deparo com esse tipo de situação. É por isso que ainda tem palestrante que consegue vender a dez mil reais, por uma hora de apresentação, uma palestra onde o tema é "Aprenda a encantar o seu cliente". Tem gente com quase 30 anos no ramo que ainda não sabe o que é isso...

6 comentários:

  1. Berger, a pergunta que não quer calar...

    Levou ou não levou o Crocs?

    hehehehehe... abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adriano, algumas sugestões:
    Life Coashing, Life training, Coaching Transformacional, Neuroestratégia, PNL - Planificação Neuro Linguística .
    Tenho vários blogs sobre estes assuntos, a seguir no meu blog.
    Um abraço
    .

    ResponderExcluir
  3. KKKKKK... Sewald, não comprei o crocs. Mas quase dei um croc na cabeça da moça, só não quis parecer mais rude do que ela, rsrsrsrs.

    Ótimas dicas, Rui! Gostei especialmente do blog do Pedro Vieira, já estou seguindo-o.

    Abraços, amigos!

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei curiosa com relação ao Croc, comprou ou não??? Hehehe...marido odeeeeeeeeeeeeia. Mas quanto aos coturnos ele ia fazer a festa. Beijocas na família e bom feriado.

    ResponderExcluir
  5. fiquei pensando o seguinte... por uma fatalidade, o caiaque vira... como uma pessoa nada com um coturno daquele????

    ResponderExcluir
  6. Sewald, não condene a burrice da moça! Quando disse a ela que o calçado era para esportes aquáticos ela deve ter imaginado que eu era escafandrista, huahuahuahuahuahua... por isso sugeriu o coturno.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!