terça-feira, 31 de agosto de 2010

A tua ambição é o que te move

Essa semana eu estava pensando sozinho sobre uma conversa que tive com o novo gerente de uma das nossas lojas. O assunto era sobre a dificuldade que temos encontrado em desenvolver profissionais, pessoas capazes de compreender aquilo que ensinamos, treinamos, e que pratiquem o aprendizado no seu dia a dia, sem a nossa interferência direta.

O problema é que muitos simplesmente não conseguem perpetuar uma prática, um conhecimento recebido para aplicação constante em seu trabalho. Esse é um dos motivos que vez ou outra me desanima profissionalmente... aquela sensação de que não estou conseguindo deixar alguma coisa de herança para essas pessoas, o que por sua vez é ruim para os negócios no presente.

Mas pensando mais a fundo, sei que em outras ocasiões obtive enorme êxito. Formei pelo menos 3 gerentes e alguns encarregados, que cresceram após menos de um ano de trabalho sob a minha batuta.

Com isso voltei ao meu processo de análise original: por que aqui no Tocantins não estou conseguindo maior êxito?

A resposta talvez seja a falta de ambição dos trabalhadores nativos. Não há nada pior do que pessoas que não se preocupem com a sua empregabilidade no dia de amanhã. O estado do Tocantins, especialmente a cidade de Palmas, é carente de bons profissionais. As pessoas que trabalham em atividade que não requer graduação superior não ficam desempregadas aqui. E com isso, no ramo de supermercados, por exemplo, há mais demanda do que oferta por mão de obra. Aqui o baixo desemprego é um problema, pois baixa o nível de qualificação do profissional.

A preocupação de muitos está na pesca ou na balada do próximo final de semana... Falar sobre plano de carreira e sobre crescimento profissional pode parecer conversa de maluco. Parecem já acostumados com a idéia de que a vida deles á aquilo ali mesmo. Ou seja: falta ambição para fazer mais e melhor.

O meu novo desafio agora é identificar o que pode gerar ambição que os motive para a realização de um trabalho mais qualificado. Algo que os mova para o alto sempre e constante, para que ofereçam mais de si pelo trabalho e pela empresa, mesmo que com intenções estritamente pessoais.

Todos nós somos movidos a desafios, aquilo gerado por alguma ambição. E você, já identificou o que te move para o sucesso? Já tem bem definido o que te fez, faz ou faria sentir-se um "bem sucedido"?

Está aberto o debate... uma ótima semana a todos!