quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pesquisadores afirmam: antes mal acompanhados do que só

Aquele velho provérbio "antes só do que mal acompanhado" acaba de ser destituído. Assistindo na noite de quarta-feira ao Jornal da Globo vi essa matéria que me despertou para algo que parece óbvio.

Segundo o artigo, "o estudo analisou o histórico de saúde de mais de 300 mil idosos que lutavam contra alguma doença grave. Eles foram divididos em dois grupos. O dos que tinham uma rede de relacionamentos e o dos que se declararam sozinhos. O tempo de sobrevida de quem tinha amigos foi 50% maior. Comparando com outros estudos, os pesquisadores concluíram que a solidão é um fator de risco tão grave quando o tabagismo e o alcoolismo. E mais perigoso do que a obesidade e o sedentarismo."

Portanto, meus amigos, mesmo não estando casados ou vivendo com alguém debaixo do mesmo teto, o círculo de amizades e o contato físico com os amigos e familiares não apenas é gostoso... também faz muito bem à sua saúde!

E vou encerrar esse post com a letra de uma música deliciosa de um dos meus poetas favoritos.

Solidão que nada
Cazuza

Cada aeroporto
É um nome num papel
Um novo rosto
Atrás do mesmo véu

Alguém me espera
E adivinha no céu
Que meu novo nome é
Um estranho que me quer

E eu quero tudo
No próximo hotel
Por mar, por terra
Ou via Embratel

Ela é um satélite
E só quer me amar
Mas não há promessas, não
É só um novo lugar 


Viver é bom
Nas curvas da estrada
Solidão, que nada
Viver é bom
Partida e chegada
Solidão, que nada

9 comentários:

  1. Mas tem que haver qualidade hein, esse negocio de estar por estar pra mim nao serve...em relacao alguma. Preciso de qualidade......(to usando o laptop do marido e nao sei onde estao os acentos). Viva Cazuza! Beijocas na familia.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o trem tá feio!
    5ª tentativa para comentar.
    Adriano,
    solidão não é boa companhia mesmo. mas ainda penso:antes só que "mala" acompanhando!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... o negócio é polêmico. Antes que os pesquisadores me processem, quero dizer que o título do post foi arte minha, para chamar a atenção para o assunto.

    Andar mal acompanhado é dureza mesmo. Acho que estar juntos sem amar é muito pior para o coração do que estar sozinho... mas o amor não é uma exclusividade: amamos nosso par, nossos filhos, nossos pais, irmãos e nossos amigos. Tem quem ame até o cachorro!!

    Se o trabalho e os compromissos sociais nos impedirem de compartilhar a amizade e o amor com alguém, aí sim criou-se uma solidão perigosa, a "solidão funcional" (essa fui eu que inventei!!!)

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  4. Solidão só é bom por escolha nossa, pelo tempo que estamos afim de ficarmos só, mas quando é por falta de companhia, é terrível mesmo.

    Também adoro Cazuza.

    ResponderExcluir
  5. Sei não viu Adriano,muitas vezes ficar acompanhado só para dizer que está acompanhado não vai acrecentar em nada,só vai atrapalhar, é claro que ninguem gosta da solidão,mas a companhia tem que ser agradavel.
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Apenas uma frase resume o que penso: Tô lascada, então!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Realmente a falta de amigos e pessoas a nosso redor é horrível. Só que eu acho que ter amigos é super saudável, mas conviver com alguém que não seja um bem na vidas de ambas, é melhor viver só com os bons amigos. Aqueles que nos fazem rir, nos dão bronca, mas estão sempre do nosso lado quando precisamos.

    ResponderExcluir
  8. Há 20 anos, o Rei Roberto Carlos e o Tremendão Erasmo Carlos já haviam chegado a essa conclusão..

    Mesmo que seja eu

    Roberto Carlos e Erasmo Carlos
    Composição: Erasmo Carlos / Roberto Carlos

    Sei que você fez os seus castelos
    E sonhou ser salva do dragão
    Desilusão meu bem
    Quando acordou estava sem ninguém, xi..., xi, sem ninguém! Sei!
    Sozinha no silêncio do seu quarto
    Procura a espada do seu salvador
    E no sonho se desespera
    Jamais vai poder livrar você da fera
    Da solidão
    Com a força do meu canto

    Esquento o seu quarto prá secar seu pranto
    Aumenta o rádio me dê a mão
    Você precisa de um homem pra chamar de seu
    Mesmo que esse homem seja eu
    Um homem prá chamar de seu
    Mesmo que seja eu

    ResponderExcluir
  9. Meio complexa a questão, precisamos dos dois lados e mesmo assim a gente sempre erra na escolha e depois acerta. Solidão que nada!!! hehehe

    Voltei, concurso feito.
    Agora férias!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!