sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Caiu um dentinho! Os ritos de passagem de um pai.

Ontem passei por momentos de pura emoção. Pode parecer uma bobagem para muitos, mas algo aconteceu com minha filhinha que mexeu muito comigo.

Semana passada reparamos que Ana Clara estava com dois dentinhos inferiores da frente já molinhos, e que logo atrás vinham os novos despontando. Tratamos de marcar consulta com dentista para dar uma olhada e já fazer uma avaliação geral das coisas alí na boquinha.

Ana Clara é tão compreensiva que foi com alegria ao dentista, e comportou-se durante a consulta melhor do que muitos adultos. Daí a médica falou que os dentinhos permanentes não estavam nascendo bem abaixo dos dentinhos de leite, e que isso iria dificultar o amolecimento e retirada por nós mesmo. Sugeriu retirar alí mesmo os dois...

Confesso que fiquei meio tenso, como se fosse os meus que seriam retirados. Foi uma mistura de sentimentos, parece que eu preferiria esperar mais um pouquinho, mais uns dias talvez para convencer-me de fato de que já não teria mais um "bebê" de 4 anos, e que minha filha entrava definitivamente numa nova fase... estava virando uma menina, com dentões e tudo!!

E aqueles minutinhos, durante a fácil retirada dos dois dentinhos pareciam uma eternidade. Eu notava claramente meu desconforto com aquela idéia de não ver mais minha garotinha de dentinhos frágeis e infantis sorrindo e brincando comigo.

Mas tinha que aceitar aquilo. Passei o resto do dia numa mistura de emoções, com vontade contar pra todo mundo: minha filha estava crescendo... e foi no finzinho da noite, quase 22 horas, quando passei nas Lojas Americanas do shopping para comprar o presente que seria deixado de madrugada pela Fada dos Dentes ao lado da caminha dela.

É meus amigos, o tempo não perdoa. E pensamos sempre que depois de adultos não nos submetemos mais aos ritos de passagem, aquelas fases mais marcantes de passar no vestibular, da primeira carteira de motorista, da formatura, do casamento, do nascimento do primeiro filho... e quando menos esperamos vemos que um simples dentinho da filha ainda é capaz de causar um verdadeiro rebuliço na cabeça.

E você, depois de adulto, já enfrentou alguma situação que simbolizou a passagem para uma nova fase? Divida suas emoções aqui com o grupo!

Um ótimo final de semana a todos, com esse lindo sorriso banguela!