sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Caiu um dentinho! Os ritos de passagem de um pai.

Ontem passei por momentos de pura emoção. Pode parecer uma bobagem para muitos, mas algo aconteceu com minha filhinha que mexeu muito comigo.

Semana passada reparamos que Ana Clara estava com dois dentinhos inferiores da frente já molinhos, e que logo atrás vinham os novos despontando. Tratamos de marcar consulta com dentista para dar uma olhada e já fazer uma avaliação geral das coisas alí na boquinha.

Ana Clara é tão compreensiva que foi com alegria ao dentista, e comportou-se durante a consulta melhor do que muitos adultos. Daí a médica falou que os dentinhos permanentes não estavam nascendo bem abaixo dos dentinhos de leite, e que isso iria dificultar o amolecimento e retirada por nós mesmo. Sugeriu retirar alí mesmo os dois...

Confesso que fiquei meio tenso, como se fosse os meus que seriam retirados. Foi uma mistura de sentimentos, parece que eu preferiria esperar mais um pouquinho, mais uns dias talvez para convencer-me de fato de que já não teria mais um "bebê" de 4 anos, e que minha filha entrava definitivamente numa nova fase... estava virando uma menina, com dentões e tudo!!

E aqueles minutinhos, durante a fácil retirada dos dois dentinhos pareciam uma eternidade. Eu notava claramente meu desconforto com aquela idéia de não ver mais minha garotinha de dentinhos frágeis e infantis sorrindo e brincando comigo.

Mas tinha que aceitar aquilo. Passei o resto do dia numa mistura de emoções, com vontade contar pra todo mundo: minha filha estava crescendo... e foi no finzinho da noite, quase 22 horas, quando passei nas Lojas Americanas do shopping para comprar o presente que seria deixado de madrugada pela Fada dos Dentes ao lado da caminha dela.

É meus amigos, o tempo não perdoa. E pensamos sempre que depois de adultos não nos submetemos mais aos ritos de passagem, aquelas fases mais marcantes de passar no vestibular, da primeira carteira de motorista, da formatura, do casamento, do nascimento do primeiro filho... e quando menos esperamos vemos que um simples dentinho da filha ainda é capaz de causar um verdadeiro rebuliço na cabeça.

E você, depois de adulto, já enfrentou alguma situação que simbolizou a passagem para uma nova fase? Divida suas emoções aqui com o grupo!

Um ótimo final de semana a todos, com esse lindo sorriso banguela!

11 comentários:

  1. Hehehe...adorei o texto abaixo. Muito bom. Marido e eu conversamos muito sobre trabalho, mas só os dois. Com os moleques os assuntos é sobre cultura, estudo, sexualidade e principalmente educação ou a ausência dela (fato muito comum ultimamente). Já com relação ao dentinho, passei por isso com os três e minha caçula que fará 16 anos dia 18 com corpo de moça e rosto de menina tem as duas presas de leite...rsrsrs. Uma graça. Todos os meses ela vai à dentista e ela mexe falando: tá molinho? Rsrsrs...beijocas e parabéns pela filhota e pela família.

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza de post Adriano!!!
    Fiquei me lembrando da troca de dentes da minha filha que para mim foi estes dias mesmos e na verdade lá se vão 7 anos.
    Estamos em outra fase, da passagem de criança para adolescente,colocar aparelho nos dentes e outras coisas que envolvem este periodo.
    Aguenta coração!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha viu Adriano.

    Aproveitando te desejo um feliz dia dos pais...muita luz em seu caminho.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Oi Bró,

    A Ana Clara está uma fofa nesta foto! Gostei muito de seu texto, vc é um cronista de primeira (que tal publicar um livro?).

    Beijos do mano,

    Álvaro

    ResponderExcluir
  5. - Miiiinha magreeeliiiinha
    uihsaiuhsiuhs
    quee graciiinha *--*
    beijos
    sauuudades

    poor: Cuunhada *:

    ResponderExcluir
  6. Que fofo! Em véspera do dia dos pais ler um texto tão emotivo vindo de um pai, é muito bacana.
    No meu tempo, minha mãe amarrava uma linha de costura e puxava, sem dó nem piedade. E depois jogava o dente no telhado, diziam que trazia sorte.
    Não custa obedecer à crendice popular, né?

    Beijos na sua menininha linda.
    Feliz dia dos pais,moço!

    ResponderExcluir
  7. É muito gostoso compartilhar os bons momentos com os amigos e ouvir coisas boas de cada um de vocês... deixa cada minuto do nosso dia ainda melhor.

    Um beijo carinhoso ao meu irmão, minha cunhadinha, além de Pétala, Hugo, Fátima e Taia!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Adriano, mas ela é tão novinha ainda. Não lembro direito, mas achava que os dentes comecavam a serem trocados lá pros 6 anos, mas parece que ela curtiu, tá toda sorridente na foto. Ah, acho que os ritos de passagem se repetem pros pais quando com os filhos, assim como você está vivenciando.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Luciana, nós também achamos um pouco precoce a troca de dentinhos, pois ela ainda vai fazer 5 anos em outubro, e o período médio da primeira troca é entre os 5 e 6 anos. Acredito, que o motivo seja a substituição precoce do leite de vaca por bebidas a base de soja, devido a intolerância a lactose. A soja é rica em hormônios, e certa vez uma amiga nutricionista me recomendou para cuidar da quantidade de ingestão de soja em criança menor de 4 anos. Delicado resolver esse problema... mas está tudo bem, segundo a dentista.

    E estamos curtindo tudo isso!! rsrsrs

    bjs!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!