quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os serviços indiretos criados para os profissionais de cada geração

Cada geração proporcionou a criação de diferentes atividades indiretas de apoio aos profissionais.

Os Baby Boomers, que na longa época da recessão primavam pela estabilidade no emprego, principalmente os concursados, promoveram a criação das consultorias em Recolocação profissional, ou seja, consultorias especializadas em analisar perfis profissionais com muitos anos de serviço, porém com pouca variedade de conhecimentos práticos.

A Geração X herdou um pouco dos Baby Boomers por influência dos pais, mas já começaram a enxergar com bons olhos um plano de carreira com início, por exemplo, na lanchonete McDonald's, com um pouco mais de independência e aventura. Daí ganharam força as inúmeras agências de estágio, sendo esse o serviço mais característico criado para atender à demanda de conhecimentos práticos e empregabilidade da Geração X. Essa geração não se preocupa em ganhar bem no início de carreira, pois inspirada pelo pai, tem foco no futuro.

A Geração Y é aquela que tem pulga na roupa: não se aquieta, não suporta trabalho repetitivo e não vê a hora de crescer profissionalmente, ganhar mais dinheiro, vibrar com resultados e buscar novos desafios. Muitos deles são filhos de pai e mãe separados ou que passam longas horas em ambiente de trabalho e envolvidos com atividades para o desenvolvimento profissional, pessoal e social. Por conseqüência disso amadurecem quase sozinhos e se inspiram naquilo que assistem na TV, aspirando vida social intensa, carros de luxo, viagens e dinheiro, como os personagens dos filmes e novelas. Para essa geração surgiu o Coaching através do profissional centrado e preparado para cadenciar e dar ritmo na vida dessa juventude. O coaching ajudará a Geração Y a visualizar com mais atenção e maturidade sua vida pessoal e profissional, e seu futuro poderá até ser mais duradouro em cada novo emprego. Para se adaptar ao perfil profissional da geração Y as empresas devem dar mais atenção ao seu RH e valorizar o profissional que atue como coaching, principalmente para cuidar do seu quadro de profissionais relacionados à área de P & D e marketing/comercial.

A Geração Z vem aí... e minha torcida é para que seus pais, da geração X e Y, possam priorizar a qualidade de vida e do relacionamento familiar a fim de prepará-los para um futuro onde a cobiça pelo entrosamento social seja mais intensa do que a cobiça pelo dinheiro e o poder. Espero que os profissionais relacionados à religiosidade fiquem em evidência para acompanhar e promover a satisfação da Geração Z.

3 comentários:

  1. Opa!! apesar de meus 45, me vi na geração Y !!

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  2. Olá Adriano, muito interessante o seu texto, acho que sou um pouco das duas gerações.

    Gostei muito do seu blog, realmente muito bem elaborado e completo.

    Parabéns!!!

    Irei visita-lo mais vezes =) Gostaria de propor uma troca de links, você aceita?

    Abraços, Jessica Corais

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  3. Excelente texto , Adriano.
    É isso mesmo. E adorei a frase da pulga na roupa, não se aquieta. Também, são tantas as liberdades e opções.
    Mas acho que, como você disse, eles devem perceber que, se educarem seus filhos com os valores de pensamento individualista, de isolamento, de não valorização da família, da amizade, da equipe, a vida ficará mais empobrecida!
    Acho que o coaching, como você disse, vai ser fundamental pra ajudar essa tropinha inteligente, preparada, conectada e rápida! Mas que vai ter que amadurecer, como todas as outras gerações tiveram!
    Um beijo e Parabéns!
    Por que você não escreve para o Foco em Gerações? eu ia adorar!
    Eline Kullock
    Presidente
    Grupo Foco

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