sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Campanha promocional para pequenas empresas

(Liane O. Barreto) - Tenho uma empresa de Comunicação e Marketing no interior da Bahia, onde as empresas em sua grande maioria são de pequeno porte. Gostaria de compartilhar experiências com outras pessoas da área sobre como abordar clientes pequenos, sem o costume de contratar uma agência para fazer uma campanha promocional para a sua empresa.

Como devo abordar essas pessoas, pois muitas acham que os valores são altos e estou com alguns impedimentos nesse setor. Estou indo pelas "bordas" tentando conscientizar o pessoal da importância da contratação de mão-de-obra qualificada para a execução do serviço, pois muitos aqui contratam pessoas que não tem nenhuma formação da área de propaganda e marketing (nem cursos e treinamentos, apenas mexem em softwares gráficos, sem se preocupar com a parte estratégica, etc).

Se puderem me enviar alguns conselhos para discutirmos vai ser bem legal!


(Adriano Berger) - Olá Liane! Tenho alguns amigos que trabalham com agência focada a pequenos clientes, e passam pela mesma dificuldade que você. Minha dica é a mesma que dei a um deles, que vem obtendo algum sucesso.

Você poderia vislumbrar um possível cliente, analisar o negócio dele e estruturar um projeto de marketing com foco ao resultado rápido. Por exemplo, para uma loja de eletrodomésticos local, monte um plano de tiro curto, com uma proposta da comunicação que traga retorno imediato, direcionando promoções em cima de produtos que proporcionem vendas conjugadas, já com algum esboço da criação, e com orçamentos para os veículos selecionados para uma ação promocional. Assim, poderá visitar o cliente, e já na primeira abordagem apresentar o plano completo, de modo que ele possa ter uma idéia de quanto vai custar, e como vai ficar. E juntos, alí, já poderão visualizar o resultado dessa ação (é isso o que ele quer ver com clareza). Difícil que alguém não se encante com essa abordagem, principalmente se for apresentada por uma pessoa persuasiva e convicta dos resultados dessa ação. Cuidado com os orçamentos!! Essa gente se assusta fácil com valores fora de sua rotina...

Sei que alguns projetos podem ser em vão, mas com certeza, mesmo se for negado, você terá apresentado a clientes em potencial o que sua agência é capaz de fazer por eles... muitos não sabem sequer como funciona uma empresa de comunicação e marketing. Mas podem experimentar após sua visita e através da opinião de outros lojistas.