quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bom atendimento: fui surpreendido por uma operadora de caixa

Sei que é muito mais fácil criticar do que elogiar. Mas certa vez fui surpreendido por uma operadora de caixa que estabeleceu um vínculo de confiança entre eu e uma rede de supermercados, e dessa vez vou citar o nome do estabelecimento porque ele merece destaque.

Costumava fazer compras no Supermercado Condor, uma grande rede paranaense, devido o variado mix de produtos, amplo espaço para circulação e porque me sentia bem atendido em todos os departamentos, sempre com muita educação inclusive pelas pessoas que pesavam e precificavam nossos horti-frutis.

Os funcionários da loja Condor de Maringá sempre demonstraram alegria em seus trabalhos, o que nos dava muito mais satisfação em perceber profissionais que gostam do que fazem, e aparentam também uma satisfação em passar suas horas naquele emprego.

Certa vez estava na fila do caixa esperando a minha vez, quando a simpática operador olhou para mim com um sorriso e acenou cumprimentando. Confesso que fiquei surpreso, me assustei pensando “será que ela me conhece e eu não lembro?!”. Retribuí o sorriso e continuei na fila, muito orgulhoso de ter recebido aquele gesto simpático e autêntico.

Chegou a minha vez, ela disse “boa noite” com a mesma simpatia, e eu continuei orgulhoso pelo gesto recebido. Enquanto isso, reparei que enquanto passava a minha compra, ela repetiu o feito com o cliente que estava atrás de mim, que de certo ficou igualmente lisonjeado com a delicadeza e educação da garota.

Por que isso me marcou tanto? Porque eu, como qualquer ser humano, necessita de auto estima, de se sentir bem atendido não com frases decoradas, mas com gestos sinceros e educados de quem nos presta algum serviço. Alguma vez você já foi cumprimentado pela operadora de caixa, antes mesmo de chegar a sua vez de ser atendido?

O Supermercado Condor, que sempre me fez sentir um “cliente” (veja o significado disso no dicionário), teve a felicidade de ter aquela garota no seu caixa, que certamente fidelizou dezenas de consumidores bem impressionados com sua educação e alegria no trabalho.

Veja a importância do investimento no clima e no bom ambiente corporativo. O humor das pessoas se refletirá na qualidade percebida pelo seu cliente quanto ao seu atendimento.

Que sirva de exemplo a ser seguido. O mercado está cheio de “bons”, mas quem se destaca são os “ótimos”.

2 comentários:

  1. Nossa Nano.. eu nunca recebi nem um sorrisinho e fico muito bravo quando nem sequer elas olham em nossas caras.. Deve ser bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Adriano,
    Cá cheguei trazido pelo comentário deixado no meu blog. Vim agradecer a visita, o comentário ilucidativo e também saber do que escreve,
    Olhando para a sua página: Gostei imenso do que li e cá voltarei mais vezes. Temos um campo de observação em comum. O comportamento dos consumidores e fornecedores.
    Um cliente satisfeito (bem tratado no atendimento ainda que não encontre tudo quantoprecisava) é um cliente encorajado a voltar e que se fideliza.
    E fico com essa: "O mercado está cheio de “bons”, mas quem se destaca são os “óptimos”.
    Bem haja!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!