quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Paz no esporte. Sonho ou Utopia?

No futebol tem se cobrado muito sobre a paz nos estádios, paz entre as torcidas, e paz após os jogos...

Mas após travarem verdadeiras batalhas de egos, os dirigentes são os primeiros a inflamar as próprias torcidas com depoimentos do tipo "depois não reclamem se a torcida quebrar tudo", ou então "preparem-se para segurar os torcedores...", por não concordarem com decisões ou ações programadas pelos dirigentes rivais.

Para defender seus interesses e os interesses inerentes à sua torcida, alguns dirigentes não são capazes de mensurar a força de sua ameaça aos dirigentes rivais, que irão repercutir do lado de fora dos gramados, vitimando aqueles que não frequentam as áreas Vips dos estádios.

Antes de iniciar uma luta pela PAZ é preciso iniciar uma campanha pelo RESPEITO. É preciso respeitar as decisões, as opiniões e as diretivas de cada um.

Estive fazendo parte de um blog esportivo no site do jornal Lance! onde a falta de respeito estava de tal maneira irritante, que muitas pessoas "de bem" que discutiam futebol não se contentavam em criticar opiniões, mas agrediam verbalmente os autores dos textos e dos demais comentaristas.

O problema não é discordar das opiniões, mas estabelecer adjetivos, geralmente grosseiros, aos blogueiros, onde a falta de respeito pessoal começa a fomentar a richa e uma disputa de força e de ofensas de ambas as partes.

Quem não consegue respeitar o próximo não pode se manifestar, pois a falta de argumentos de um cidadão culturalmente mediano pode gerar violência. Você consegue convencer um corinthiano de que ele não é campeão mundial, ou um são-paulino de que ele nunca foi rebaixado, ou um flamenguista de que ele não é penta-campeão brasileiro? Se você não conseguir, respeite... caso contrário é melhor começar a correr.

5 comentários:

  1. Nanoberger!
    Um prazer etá aqui neste seu novo endereço. Tenho o meu também, o http://blogrolaabola.blogspot.com

    Em relação ao post, paz no futebol, acredito que seja possível, mas infelizmente não está nas nossas mãos. Dependemos de um bom governo e profissionais de segurança capacitados para que isso seja realidade em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Nano, sou utópica por natureza amigo. O dia em que não mais acreditar nos meus sonhos, certamente não farei mais parte desse planeta azul. Acredito sim e enquanto forças eu tiver, lutarei para que isso se torne uma realidade. Embora saiba que a educação é a base de tudo, inclusive da não violência.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tenho um, mas logo farei meu blog e te mandarei o endereço. Claro que o meu será voltado para a área da enfermagem. Mas espero tratar de assuntos do interesse geral. bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm acredito. Mas acho que muito está sim em nossas mãos. Porque muitas vezes vimos brigas partirem única e exclusivamente dos torcedores, apenas por serem adversários.Mas uma ajuda de todos seria bem vinda, clubes,Polícia,Governo...
    E lamento profundamente pela questão do Activo.Justo onde tentamos organizar a paz...

    ResponderExcluir
  5. Acredito sim q a PAZ é possivel,porem a um conjunto de fatores que precisam ser revertidos a favor dessa causa, iniciativas nós vemos aos montes mas sem apoio dos meios de comunicação de massa fica dificil,sem contar que alguns segumentos intimamente ligados a isso não demonstram outro interesse q não seja a obtenção de lucro!!!Abraços "TORCIDA PELA PAZ"

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!