quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Realizar ou Possuir: Identificando uma fonte de felicidade

Já reparou que crianças, via de regra, são mais felizes do que adultos? Isso pode ter uma resposta muito simples. É que crianças realizam (anotem o verbo REALIZAR) muito mais do que possuem (anotem o verbo POSSUIR).

Essa química que ocorre entre o "realizar" e o "alcançar felicidade" pode ser observado em todo o transcorrer da vida das pessoas, pois o realizar muitas vezes é a conclusão de um sonho, um status, um estado de espírito que o "possuir" nem sempre é capaz de proporcionar.

Você pode tentar discordar de mim dizendo que seu sonho sempre foi possuir um determinado carro, e que finalmente o realizou, o que lhe proporcionou imensa felicidade. Mas se por outro lado você também sonhou em voar de balão, ou quem sabe até sonhou em atravessar o oceano remando um barco, como o extraordinário Amyr Klink, e um belo dia realizou esse sonho, perceba que durante toda a sua vida lembrará com muito mais orgulho daquilo que você fez do que daquilo que você possuiu.

Isso acontece porque o "possuir" é uma alegria momentânea, que satisfaz necessidades fisiológicas ou de segurança à sua pessoa, enquanto que o "realizar" é uma alegria duradoura, daquelas que você guardará sempre como uma conquista, uma experiência de vida, a qual ninguém nunca mais te tirará.

A moral dessa história é que muitas vezes nos prendemos em conquistar e possuir coisas a vida inteira, deixando de lado pequenas ou grandes conquistas que farão parte permanentemente de sua história. Veja à sua volta os grandes mártires, personalidades e pessoas admiradas por todos: eles se tornaram famosos ou admirados pelo que fizeram, e não pelo que possuíram. Espelhados no sucesso alheio, nós também temos dentro de nós o desejo de alcançar reconhecimento por nossas ações ou atitudes, e não pelas nossas posses, mesmo que elas nos proporcionem certa satisfação.

E no âmbito profissional, o que temos a dizer a respeito?

Temos muito a dizer, principalmente se formos bons administradores e líderes. Isso significa que quando pensarem em motivação de pessoas, o aumento de salário ou de benefícios nem sempre é a ferramenta ideal para reter e alegrar seus colaboradores. Lembre-se que prêmios e benefícios que atinjam o coração e o ego da pessoa serão muito mais valorizados a curto, médio e longo prazo do que um aumento salarial que só satisfaz a curto prazo.

Pensando sob esse ponto de vista, verá que quando puder oferecer ao seu colaborador algo que ele normalmente não buscará com o capital próprio (devido à sua escala de prioridades), terá realmente proporcionado a ele uma satisfação muito valorizada para vinculá-lo à sua empresa.

Com isso, viagens de avião a destinos turísticos ou treinamentos fora da empresa, eventos comemorativos com a presença de alguma personalidade esportiva ou artística para tirar fotos e ganhar autógrafos, ingressos para shows em camarote, e até prêmios de menor expressão como ingressos para cinema e churrascaria em família são presentes que podem fortalecer muito o seu vínculo com seus colaboradores sendo uma das ferramentas do endomarketing.

E essa lição serve também para nós mesmos: será que estamos buscando mais o "possuir" do que o "realizar", e por isso a vida de muitos não passa de uma rotina estressante e burocrática baseada em ganhar dinheiro e possuir coisas? São temas bons para filosofar em uma tarde de domingo...

* Esse texto foi escrito inspirado no filme Enrolados, onde Rapunzel busca a realização de um sonho e inclusive estimula um grupo de guerreiros sanguinários a exporem e buscarem seus sonhos.

2 comentários:

  1. Verdade Adriano. Realização em primeiro lugar, ou seja: o ser antes do ter. Realizar é uma coisa muito boa, uma gratificação perene que a gente alcança, não porque tem isso ou aquilo, mas porque FEZ isso ou aquilo, realizou um sonho. "Possuir" pode não ir além da ilusão. Gostei do texto, muito bom! Bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!