quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um novo projeto para o mesmo blog

Os amigos que frequentam esse espaço desde 2009 já viram algumas atualizações com mudança de cores, de cabeçalho e de novidades nas barras laterais, mas dessa vez realizei uma mudança um pouco mais significativa.

"O esporte, a sociedade e o mundo dos negócios" tinha em sua origem o objetivo de desenvolver esses 3 assuntos, sendo o esporte o tema principal. Com o passar dos anos, pude perceber que havia uma nítida mudança de foco, quase sem querer, para temas relacionados a carreira e a sociedade, assuntos que vem atingindo melhor o interesse de nossos leitores.

O esporte é um tema que continuo seguindo, inclusive participo do blog Apenas um ponto esportivo, da amiga Rafaela Andrade, onde devo concentrar minhas postagens sobre esse tema.

Mas o momento foi de reflexão e análise, e com ajuda do amigo Daniel Imamura, analista de mídias sociais, decidi realizar essa mudança para que o blog tenha de fato uma melhor identificação com os temas prioritários discutidos aqui. Aliás, quero grifar esse parágrafo dizendo a todos que Daniel está sendo o braço direito na reestruturação do blog com sua experiência em promover ganho de acessos. Ele atua profissionalmente como Analista de SEO, e uma de suas atividades é justamente promover sites institucionais  e comerciais para ganho de acessos e promoção através do mundo virtual. E eu o recomendo às empresas e todos aqueles que queiram que o investimento em seus sites na internet valha a pena.

Assim, vamos continuar desenvolvendo assuntos que tenham alguma relevância real para a vida do leitor, como gestão de carreira, empregabilidade, mercado de trabalho e mercado consumidor, marketing, mundo dos negócios, além de temas sociais relacionados a família, filhos, educação, cultura, política e religião.

Um dos tópicos que me dediquei bastante também foi o Supermercado Feijão com Arroz, que é uma espécie de conto corporativo, através do qual eu descrevo em forma de um conto assuntos diversos relacionados à rotina administrativa de um supermercado.

Além desse blog também escrevo minhas percepções sobre a geração Y para o blog Foco em Gerações, onde orgulho-me de estar entre profissionais de ponta em um site de grande credibilidade no cenário nacional.

E recentemente recebi o convite de postar no blog Ponto Pessoal, do amigo Adriano Barbosa, com quem debatemos temas e montamos palestras corporativas sobre marketing pessoal. Esse tema ainda vai virar profissão, esperem só pra ver...

O desempenho do blog

Só a título de curiosidade, a palavra currículo tem sido a mais procurada e a que mais leitores traz para esse blog. E eu fico particularmente envaidecido em saber que esse espaço despretensioso pode ajudar as pessoas de alguma forma. Para se ter uma ideia, no mês de julho/2009, quando eu já monitorava a um mês as visitas ao blog, foram lidas 748 páginas, sendo visitado por 344 pessoas. Veja a evolução anual a partir dessa data:

julho/2009 -   748 páginas visitadas - 344 visitantes
julho/2010 - 1341 páginas visitadas - 663 visitantes
julho/2011 - 2166 páginas visitadas - 1681 visitantes

E nesse mês de janeiro/2012 batemos novo recorde atingindo 4859 páginas lidas por 3770 visitantes. É motivo de muita alegria saber que um número relativamente alto de pessoas estão podendo ler a aproveitar o conteúdo que tenho postado aqui. O blog não tem fins lucrativos e nem conotação revolucionária. É apenas um ponto de discussão sobre os temas que impactam na vida da sociedade.

Pois bem, então olhamos para frente e o blog está com novo nome: Carreira, sociedade e o mundo dos negócios. Fiquem comigo, promovam essa ideia e ajudem-me a desenvolver um conteúdo cada dia melhor!