sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fábrica de clichês: o bom vendedor

Naquela linha de frases prontas para serem usadas por palestrantes, tirei das profundezas do meu parco conhecimento de trabalhador a seguinte criação:

"O bom vendedor é aquele que, entre outras qualidades, sabe até quando deve agir com persistência e qual é o limite do cliente para que não passe a agir com impertinência."

Um ótimo fim de semana!

4 comentários:

  1. Ótimo final de semana pro cê tb!
    Bjs.

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  2. Oi Adriano. Gostei da frase, mas mesmo assim, a maioria dos vendedores ainda não sabe onde fica esta tênue fronteira.
    No meu ponto de vista, um bom vendedor precisa ter um pouco de psicólogo. Ele analisa as ações e reações do cliente enquanto bate um papo brevemente. Assim, o vendedor poderá seduzir o cliente com o produto que faz o seu estilo. Só que nessa situação o vendedor ganha a venda, mas não o cliente, pois ele pode vender exatamente o que o cliente quer comprar, mas não necessariamente o que o cliente precisa. E aqui estou falando do varejão, pois com um segmento de SOHO pra cima o cara já tem de vender o que o cliente precisa e não o que ele acha que precisa ou quer. Esta última é a melhor maneira de fidelizar um cliente de qualquer segmento, ganhando a confiança dele. O consumidor está cada dia mais exigente porque está mais esclarecido com as informações disponíveis na internet. Então, não dá pra fugir de ser honesto com o cliente, senão, cedo ou tarde o cliente descobrirá e o vendedor perderá não apenas um, mas talvez vários clientes.

    Abraços

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  3. rsrsrs... É verdade, Eliane. Vender é mais complexo do que parece, e infelizmente muita gente se torna vendedor por falta de capacidade técnica em outra área específica, falta de oportunidade. O vendedor pode ter a sorte de trabalhar com produtos que ofereçam ótimas remunerações, melhores do que muito emprego de salário fixo.

    Com isso o mercado fica cheio deles, e acaba prostituindo um pouco aquela categoria de vendedores por ofício, que sabem como fazer.

    Então os aventureiros assistem palestras sobre vendas, onde muitas delas enaltece o persistente. Já teve a infelicidade de ser atendida por um desses? São realmente incômodos e nos colocam numa situação de constrangimento, nos obrigando a não atendê-los no escritório, e até ser grosseiros pedindo que não nos liguem novamente.

    Abs!

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  4. Mas é isso mesmo que acontece, Adriano, no seu segmento então, deve ser super chato lidar com os fornecedores. Nem todos são da Ambev, Nestlé, Sadia-Perdigão. rsrsrs

    A maioria dos pequenos vendedores ruins devem ter todos fugido para os "Telemarketings da vida". Isso é que é pior do que qualquer outra forma de vender. :))
    abs

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