Naquela linha de frases prontas para serem usadas por palestrantes, tirei das profundezas do meu parco conhecimento de trabalhador a seguinte criação:
"O bom vendedor é aquele que, entre outras qualidades, sabe até quando deve agir com persistência e qual é o limite do cliente para que não passe a agir com impertinência."
Um ótimo fim de semana!
Ótimo final de semana pro cê tb!
ResponderExcluirBjs.
Oi Adriano. Gostei da frase, mas mesmo assim, a maioria dos vendedores ainda não sabe onde fica esta tênue fronteira.
ResponderExcluirNo meu ponto de vista, um bom vendedor precisa ter um pouco de psicólogo. Ele analisa as ações e reações do cliente enquanto bate um papo brevemente. Assim, o vendedor poderá seduzir o cliente com o produto que faz o seu estilo. Só que nessa situação o vendedor ganha a venda, mas não o cliente, pois ele pode vender exatamente o que o cliente quer comprar, mas não necessariamente o que o cliente precisa. E aqui estou falando do varejão, pois com um segmento de SOHO pra cima o cara já tem de vender o que o cliente precisa e não o que ele acha que precisa ou quer. Esta última é a melhor maneira de fidelizar um cliente de qualquer segmento, ganhando a confiança dele. O consumidor está cada dia mais exigente porque está mais esclarecido com as informações disponíveis na internet. Então, não dá pra fugir de ser honesto com o cliente, senão, cedo ou tarde o cliente descobrirá e o vendedor perderá não apenas um, mas talvez vários clientes.
Abraços
rsrsrs... É verdade, Eliane. Vender é mais complexo do que parece, e infelizmente muita gente se torna vendedor por falta de capacidade técnica em outra área específica, falta de oportunidade. O vendedor pode ter a sorte de trabalhar com produtos que ofereçam ótimas remunerações, melhores do que muito emprego de salário fixo.
ResponderExcluirCom isso o mercado fica cheio deles, e acaba prostituindo um pouco aquela categoria de vendedores por ofício, que sabem como fazer.
Então os aventureiros assistem palestras sobre vendas, onde muitas delas enaltece o persistente. Já teve a infelicidade de ser atendida por um desses? São realmente incômodos e nos colocam numa situação de constrangimento, nos obrigando a não atendê-los no escritório, e até ser grosseiros pedindo que não nos liguem novamente.
Abs!
Mas é isso mesmo que acontece, Adriano, no seu segmento então, deve ser super chato lidar com os fornecedores. Nem todos são da Ambev, Nestlé, Sadia-Perdigão. rsrsrs
ResponderExcluirA maioria dos pequenos vendedores ruins devem ter todos fugido para os "Telemarketings da vida". Isso é que é pior do que qualquer outra forma de vender. :))
abs