sábado, 31 de julho de 2010

A hora certa para pedir aumento salarial

Participando de mais um fórum de debates, o amigo Cláudio Márcio Gusmão fez a seguinte pergunta aos participantes: Como e qual é o momento certo de pedir um reajuste?

Minha resposta foi a seguinte:

"Claúdio, acredito que o momento ideal é aquele onde vocês esteja bem cotado no mercado de trabalho. Imagine que ao pedir aumento o patrão te faça a seguinte colocação: - pelo mesmo salário que você recebe eu posso contratar outra pessoa que desempenhe o mesmo trabalho.

Ele pode até não dizer isso, mas certamente vai pensar. Portanto é necessário que você tenha diferenciais competitivos a oferecê-lo e justificar um pedido de aumento.

Outra coisa, tenha uma carta na manga. Sempre que pedir um aumento e o patrão não puder dar, ficará no ar aquela idéia de que você vai perder a motivação pelo trabalho, passará a procurar novo emprego e seu desempenho deve cair. Provavelmente ele ficará de antenas ligadas e poderá até começar a procurar alguém com sangue novo já pensando em demiti-lo.

A carta na manga é: peça aumento quando tiver uma proposta de trabalho e salarial melhor do que a atual, apenas para o caso de ele te fazer essa pergunta: quanto vale o seu trabalho? Daí sua resposta será: - tenho uma proposta de trabalho para receber X, e caso o senhor concorde em me pagar Y, ficarei de bom gosto aqui, onde já sou feliz e estrou entrosado com a empresa.

Só peça aumento depois de imaginar todas as colocações do seu patrão e já ter preparado uma resposta convincente para cada uma delas. Fale firme, sem arrogância e nem petulância, mas com a mesma segurança de sua postura no dia a dia."

E você, já pediu aumento alguma vez? Como foi essa experiência?