sexta-feira, 30 de julho de 2010

A Ferrari, a Fórmula 1 e a escolha do campeão sem divergências

Hoje participei de um fórum sobre Fórmula 1 questionando aquela prática ferrarista de mandar pilotos trocarem de posição. O amigo Carlos Vinícius fez o seguinte questionamento:

"Para você, a atitude de Felipe Massa neste último GP da Alemanha conota submissão à Ferrari? Trabalho em Equipe? Profissionalismo? Diplomacia? E você, qual decisão teria tomado?"

Meu comentário foi o seguinte:

"Há de ser considerada a diferença de conceito. Na Europa, muitos torcedores assistem F-1 e torcem por uma escuderia, ou seja, pelo time. Veja que carregam bandeiras da equipe, e não do piloto, assim como fazemos com o futebol. Portanto, o que interessa para eles é o título da equipe, e não do piloto. Como não temos escuderia brasileira competindo torcemos pelo piloto e nos aborrecemos com aquele tipo de situação.

Por outro lado, a categoria proporciona duas competições: a de equipes e a de pilotos. Nesse caso, acho aceitável que a equipe procure vencer nas duas competições, e sob esse pretexto é perfeitamente aceitável que no transcorrer do campeonato ela passe a priorizar o piloto que tenha maior chance de conquistar o título. Nesse caso é matemática, e Alonso está com maior probabilidade de brigar pelo título do que Massa.

Brasileirismo a parte, gostando ou não do resultado, essa é a realidade para esse momento do campeonato."

Você também é frio e calculista nesse ponto de vista? Teria, como gestor da equipe, a mesma opinião que tem como torcedor?

4 comentários:

  1. Difícil hein...mas você foi muito claro e quase persuasivo...rsrsrs. Amei o comentário da sua pequena Ana Clara: "Para fazer um balanço é fácil, é só ter as cordas..." Garota esperta. Beijocas na família.

    ResponderExcluir
  2. Como esportista não,como funcionario com certeza sim,mas como torcedor achei ridiculo,e sinceramente,perdi qualquer vontade de ver F1.
    Um grande abraço Nano!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho perfeitamente aceitável essa tática da Ferrari em querer que o piloto com mais chance vencesse a corrida. Mas há apenas uma indagação: Se os papéis tivessem invertidos, se fosse o Alonso ganhando a corrida, mas o Massa como mais chance de ser campeão...haveria o mesmo desfecho?
    Na verdade os pilotos brasileiros não me empolgam mais...

    Bom fim de semana, beijos.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!