quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eu, meu patrão e meu empregado

Mais do que nunca tenho usado os sábios conselhos de um gerente com quem trabalhei, meu querido amigo Edson Neri, que me dirigiu nos tempos de Coca-Cola, quando me viu em grande conflito profissional e insatisfação com meus companheiros de trabalho.

Ele me disse que cada pessoa encontra-se em diferentes estágios de desenvolvimento pessoal (maturidade) e profissional, o que muitas vezes nos obriga a fazer uma interpretação de cada situação para agir corretamente. Com isso, me ajudou a crescer.

No caso de você ser dirigido por uma pessoa nitidamente inferior a você em algum dos aspectos, a dica é que você dessa alguns degraus para se relacionar melhor com ele, a fim de que você não lhe pareça uma ameaça e seja boicotado como profissional. Colocando-se ao seu lado e agindo a seu modo e semelhança, certamente poderá tornar-se seu braço direito e poderá apoiá-lo para que o trabalho como um todo desenvolva-se com mais eficiência, e aí sim colocar aos poucos o seu potecial a favor da empresa.

No caso de você dirigir pessoas muito inferiores a você nos aspectos pessoal e profissional a estratégia é a mesma, ainda que mais simples por você estar no comando. Porém, faz-se necessário usar de maior clareza, maior nível de detalhamento e menor velocidade na introdução das mudanças, pois o que para você é um fato muito comum, para ele é uma grande e obscura novidade. O segredo é a paciência... no degrau que você está, ele pode levar muito tempo ainda para chegar, se chegar.

O maior segredo é estar seguro de si e desenvolver pessoas seguras. Quem tem medo de ensinar e de discutir trabalho em grupo certamente está inseguro, pode ter medo de sua própria capacidade, medo de alguém ou do potencial de crescimento de alguém.

Vigiai para que torne-se um bom patrão e também um bom empregado...

3 comentários:

  1. Olá,Adriano!
    A verdadeira sabedoria é saber ser servil,mesmo sendo patrão.
    Querido,postei o selo no Poete.Muito obrigada!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É uma ginástica emocional acima de tudo, né Adriano?!!! Não sei o que é mais difícil, ser patrão ou empregado. Na verdade desta relação, só sei o que não pode deixar de ter, humildade e comprometimento. Uma relação cordial, gera satisfação, confiança, produtividade e realização pessoal e profissional para ambos. Infelizmente o fantasma da insegurança, alimentado pela concorrência rodeia muitas empresas e nesse jogo, só ganha quem estiver bem mais preparado emocionalmente. Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Apesar de estar fora do mercado de trabalho a quase uma década essa área administrativa, marketing, recursos humanos etc e tal me atrai. Sempre converso os mais diversos assuntos com marido e amigos, aqui no Congo é comum a prática do boicote entre os expatriados. Para eles dividir conhecimento põe em xeque o emprego. Triste não é mesmo, quem é bom: é bom e Companhia inteligente não vai querer se desfazer de bons empregados/gestores. Beijocas!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!