quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O recomeço no mundo dos negócios pode ser muito duro. Não deixe a peteca cair!

Infelizmente o recomeço após um fracasso empresarial pode ser o preço a se pagar pela falta de planejamento. Então aqui vai minha dica: o sucesso é fruto de quem prima por uma gestão de antecipação de tendências e de nuâncias do mercado concorrencial.

Se hoje você é líder de mercado ou possui certo conforto com relação à sua média de vendas, avalie bem quais são os seus diferenciais competitivos e o que impactaria no seu negócio a entrada de uma nova marca, produto ou serviço. E diante disso, já tenha em mãos o plano B com um novo argumento a seu favor, que o diferencie do novo concorrente.

Se você é único no atendimento a um nicho específico ou categoria de produtos, poderá perder logo de cara 50% do seu faturamento em curto prazo com a chegada de um concorrente direto. Antecipe-se a isso buscando a consolidação de sua marca a fim de provocar a insegurança do seu cliente em experimentar o novo concorrente, e com isso retardar e diminuir o impacto nos seus resultados, até que você possa entrar com ações específicas já sabendo das diferenças entre o seu negócio e o novo entrante.

E lembre-se: conseguir permanecer, mesmo que com menos força, é melhor e menos dolorido do que recomeçar... agir com inteligência e maturidade é melhor para o seu bolso do que agir apenas com perseverança.

Sucesso a todos!

4 comentários:

  1. Oi Adriano!
    Seu texto expõe assuntos muito importantes a serem discutidos na atualidade. Por vezes, não sabemos como agir diante de um mercado tão veloz e instável, mas as pessoas esquecem que está nelas a maturidade para sobreviver em meio ao caos.
    Com consciência e pulso firme, podemos chegar muito longe!
    Um abraço,
    Tatiana Kielberman - Grupo Foco

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriano,
    estou lendo um livro sobre este assunto, em breve vou fazer um post.
    Que família bonita heim!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. O mundo muda o tempo todo. O que é bom hoje, amanhã pode não ser, certo? Então precisamos estar preparados.
    Minha casa está quase pronta e eu volto no pique dos blogs.
    Um abraço
    Saudações tricolores!

    www.apenasumponto.blogspot.com
    www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adriano, não se exatamente o motivo mas a ilustração de seu post me lembrou de uma história da rica mitologia grega: a de Sísifo.
    Sísifo era considerado o mais astuto dos mortais. Filho do rei Éolo da Tessaléia, foi fundador e primeiro rei da Ephyra que depois passou a se chamar Corinto.
    Por ter enganado a morte duas vezes, foi condenado por toda a eternidade a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada "Trabalho de Sísifo".

    Muitos empreendedores são como Sísifo... ficam a vida toda empurrando a "pedra" até o cume da montanha. As forças irresistíveis que a puxam para baixo são os concorrentes, o governo e o próprio empreendedor. Um dos princípios da contabilidade é o da entidade. Deve existir plena distinção entre a pessoa física e a jurídica, ou seja, o empreendedor não pode pagar a conta de energia ou a taxa de condominio da sua casa com valores do caixa da empresa.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!