quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O recomeço no mundo dos negócios pode ser muito duro. Não deixe a peteca cair!

Infelizmente o recomeço após um fracasso empresarial pode ser o preço a se pagar pela falta de planejamento. Então aqui vai minha dica: o sucesso é fruto de quem prima por uma gestão de antecipação de tendências e de nuâncias do mercado concorrencial.

Se hoje você é líder de mercado ou possui certo conforto com relação à sua média de vendas, avalie bem quais são os seus diferenciais competitivos e o que impactaria no seu negócio a entrada de uma nova marca, produto ou serviço. E diante disso, já tenha em mãos o plano B com um novo argumento a seu favor, que o diferencie do novo concorrente.

Se você é único no atendimento a um nicho específico ou categoria de produtos, poderá perder logo de cara 50% do seu faturamento em curto prazo com a chegada de um concorrente direto. Antecipe-se a isso buscando a consolidação de sua marca a fim de provocar a insegurança do seu cliente em experimentar o novo concorrente, e com isso retardar e diminuir o impacto nos seus resultados, até que você possa entrar com ações específicas já sabendo das diferenças entre o seu negócio e o novo entrante.

E lembre-se: conseguir permanecer, mesmo que com menos força, é melhor e menos dolorido do que recomeçar... agir com inteligência e maturidade é melhor para o seu bolso do que agir apenas com perseverança.

Sucesso a todos!