terça-feira, 6 de outubro de 2009

A arte de observar para aprender e agir no mundo dos negócios

Um amigo da comunidade Exame PME, Felipe de Barros, lançou um texto para discussão que achei muito pertinente, intitulado "As 10 faces da Inovação?".

Lançou a seguinte questão: "Desaprenda, reaprenda." Acabo de ler estar frase, agora estou pensando, por exemplo: "Quanto tempo gastamos em uma iniciativa de atrair mais clientes"? As empresas precisam começar a ouvir pessoas diferentes dos tradicionais administradores?

Dei meu ponto de vista:

De fato , Felipe, as pessoas precisam reaprender e praticar um pouco daquilo abordado num dos livros mais vendidos do mundo, "A arte da guerra", onde o inusitado e o surpreendente têm mais chances de sucesso do que o exaustivamente pesquisado... Parece contraditório, mas o método da investigação participativa e estatística pode oferecer ganhos em criatividade e ação muito poderosos, pois explora a ação legítima e espontânea das pessoas. Paco Underhill está assaz milionário vendendo seu livro "Vamos às compras" que mostra exatamente isso.

Enquanto alguns assistem a CNN, o Discovery Channel e a HBO, outros assistem a Disney Channel, Discovery Kids e MTV para saber o quê e quem pode influenciar o público infanto-juvenil. Enquanto alguns contratam pesquisas de centenas de reais para saber o que as crianças querem, gostam ou pensam, outros frequentam as escolas, lojas de brinquedos e parques infantis e obtêm sem custo nenhum as mesmas respostas, apenas observando e escutando...

Quem tem o hábito da observação, estará um passo a frente dos demais. Almoçar todo dia observando a roupa, o relógio, o sapato, o penteado, os alimentos do prato e os gestos das pessoas oferece um conteúdo poderosíssimo sobre o comportamento da sociedade por classe social. É simples, gostoso, conclusivo e barato... Outra dica de leitura: "O corpo fala" ou "Desvendando os segredos da linguagem corporal". A sociedade está todo dia bem à nossa frente, é só observar e aprender com ela.

4 comentários:

  1. Meu querido Nano, há que se ter olhos de ver!!!
    bjuss com saudades...

    ResponderExcluir
  2. gostei pra caramba deste teu blog e vou participar sempre pois coisa boa tem que ter bis, o meu blog e andersonoradialista.blogspot.com e deixe seu comentário, vamos fazer uma permutar eu botor o seu blog no meu como favorito e vc botar o meu no seu beleza..

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Realmente a sociolinguística é uma ferramenta e tanto quando é usada sabiamente no mundo dos negócios.
    Agradeço pelo cometário lá no blog,de fato,Chico Sciense foi um grande porta voz da identidade cultural brasileira,mas não valorizado como deveria.Buscarei pelo àlbum citado.rsrsrr
    Quanto a este belo texto,faço menção à Drummond:

    Mundo mundo vasto mundo
    se eu me chamasse Raimundo
    seria uma rima, não seria uma solução.
    Mundo mundo vasto mundo,
    mais vasto é meu coração.
    Poema de Sete Faces/Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Concordo plenamente contigo!!!

    Temos muito o que aprender apenas observando.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!