Observar as pessoas no momento das compras em um supermercado, por exemplo, observando os produtos que são colocados dentro dos carrinhos e as mensagens corporais expressadas durante a escolha, ajudará tanto indústrias quanto lojistas a identificar as necessidades e aspectos que influenciam a decisão dos fregueses.
Portanto, para estudantes de marketing, uma das melhores aulas práticas para aumentar sua bagagem pode ser a experiência profissional de repositor em supermercado. Além de adquirir humildade atuando em uma função pouco valorizada (apesar da sua importância no processo), vai ter a oportunidade de visualizar na prática quase tudo o que aprendeu em 4 ou 5 anos de faculdade.
E ainda vai ganhar salário por isso!!
Fala Adriano,
ResponderExcluirNunca tinha parado para pensar nisso. É realmente verdade!!
Eu que estudo comunicação, ficarei, inclusive, mais atento às pessoas durante as compras.
Visite também o Rio Futebol, se puder!
Grande abraço,
Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com
Fala meu amigo Adriano, Em uma grande empresa que trabalhei, isso era estudado e levado muito a sério, a competitividade das pontas de gondolas era uma briga de foice.
ResponderExcluirmuito bom...
ResponderExcluirvisite tb www.camisa09.blogspot.com
Muito legal o texto, nunca tinha pensado nisso. Bacana mesmo...
ResponderExcluirParabéns Adriano pelo blog mais uma vez... gosto bastante do nivel dos seus textos, sempre muito interessantes.
Abraços, Jessica Corais
Eu sou argentino e lhe digo que aqui oferecem muitos empregos aos estudantes de marketing como repositores. É estranho, neh?!
ResponderExcluirNo entanto, o nome do emprego tenta ser mais interessante: merchandiser!
Um abraço desde Buenos Aires.
Sebastián
Quando eu fazia faculdade tinha uma matéria que eu nem lembro o nome, mas eu tive que mapear um supermercado. Loucura, mas é muito interessante. Na verdade até um pouco louco esse estudo da psicologia do consumidor, do comportamento... tudo...
ResponderExcluirUm abraço
O problema é que a maioria dos estudantes querem sair da faculdade direto para a cadeira de CEO de uma grande empresa...
ResponderExcluirO que me assusta é que alguns estão quase conseguindo... e o objetivo então passa a ser os polpudos bônus.. ninguém se preocupa com a continuidade da instituição, com a sustentabilidade social e ambiental e com o capital humano dessas empresas...
Começar na base, entender a operação, conversar com pessoas deveria ser obrigatório...
Alexandre disse uma grande verdade sobre o desconhecimento por parte dos novos executivos das atividades do "chão de fábrica", dos empregos de baixo escalão que toda grande empresa tem.
ResponderExcluirÉ por isso que a maior franquia de cafeteria do mundo, a Starbucks, tem a política de mandar seus executivos uma vez por ano trabalhar uma semana em alguma filial como atendente ao consumidor no balcão. Só assim será capaz de conhecer o dia a dia das pessoas que trabalham direto com o consumidor e as características práticas do negócio.