quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Repositor de supermercado como atividade acadêmica complementar

Uma das maneiras de se descobrir como implantar estratégias de sucesso para ganho de competitividade e aumento de vendas é a observação intensiva das pessoas e seus hábitos espontâneos.

Observar as pessoas no momento das compras em um supermercado, por exemplo, observando os produtos que são colocados dentro dos carrinhos e as mensagens corporais expressadas durante a escolha, ajudará tanto indústrias quanto lojistas a identificar as necessidades e aspectos que influenciam a decisão dos fregueses.

Portanto, para estudantes de marketing, uma das melhores aulas práticas para aumentar sua bagagem pode ser a experiência profissional de repositor em supermercado. Além de adquirir humildade atuando em uma função pouco valorizada (apesar da sua importância no processo), vai ter a oportunidade de visualizar na prática quase tudo o que aprendeu em 4 ou 5 anos de faculdade.

E ainda vai ganhar salário por isso!!

8 comentários:

  1. Fala Adriano,

    Nunca tinha parado para pensar nisso. É realmente verdade!!

    Eu que estudo comunicação, ficarei, inclusive, mais atento às pessoas durante as compras.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo Adriano, Em uma grande empresa que trabalhei, isso era estudado e levado muito a sério, a competitividade das pontas de gondolas era uma briga de foice.

    ResponderExcluir
  3. muito bom...

    visite tb www.camisa09.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o texto, nunca tinha pensado nisso. Bacana mesmo...

    Parabéns Adriano pelo blog mais uma vez... gosto bastante do nivel dos seus textos, sempre muito interessantes.

    Abraços, Jessica Corais

    ResponderExcluir
  5. Eu sou argentino e lhe digo que aqui oferecem muitos empregos aos estudantes de marketing como repositores. É estranho, neh?!
    No entanto, o nome do emprego tenta ser mais interessante: merchandiser!
    Um abraço desde Buenos Aires.
    Sebastián

    ResponderExcluir
  6. Quando eu fazia faculdade tinha uma matéria que eu nem lembro o nome, mas eu tive que mapear um supermercado. Loucura, mas é muito interessante. Na verdade até um pouco louco esse estudo da psicologia do consumidor, do comportamento... tudo...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. O problema é que a maioria dos estudantes querem sair da faculdade direto para a cadeira de CEO de uma grande empresa...
    O que me assusta é que alguns estão quase conseguindo... e o objetivo então passa a ser os polpudos bônus.. ninguém se preocupa com a continuidade da instituição, com a sustentabilidade social e ambiental e com o capital humano dessas empresas...
    Começar na base, entender a operação, conversar com pessoas deveria ser obrigatório...

    ResponderExcluir
  8. Alexandre disse uma grande verdade sobre o desconhecimento por parte dos novos executivos das atividades do "chão de fábrica", dos empregos de baixo escalão que toda grande empresa tem.

    É por isso que a maior franquia de cafeteria do mundo, a Starbucks, tem a política de mandar seus executivos uma vez por ano trabalhar uma semana em alguma filial como atendente ao consumidor no balcão. Só assim será capaz de conhecer o dia a dia das pessoas que trabalham direto com o consumidor e as características práticas do negócio.

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!