segunda-feira, 22 de junho de 2009

Transformando Sacolas Ecológicas Retornáveis em aumento de vendas para supermercados

Recentemente participei do amadurecimento de um projeto para uma rede de supermercados onde o tema era a introdução das Sacolas Ecológicas Retornáveis, que vou abreviar o nome para SER.

O objetivo real do projeto era reduzir o consumo de sacolas plásticas, onde o consumidor deveria se convencer a adquirir uma SER através da mensagem ecológica da campanha, e levá-la à loja sempre que fosse fazer compras.

Analisando a proposta, realizei alguns questionamentos:

1 –Muito se fala e muito se questiona a respeito da poluição, mas as pessoas estão realmente fazendo algo pela despoluição e preservação ambiental?
2 – A Coca Cola tentou de todas as formas trazer de volta o uso das garrafas retornáveis, ecologicamente corretas e financeiramente mais rentáveis para a indústria. O consumidor comprou a idéia e voltou ao velho hábito de levar vasilhame de casa para o mercado a fim de comprar a Coca litro ao invés das pets de 2 litros?
3 – Quantos aqui fazem o descarte seletivo do lixo de sua residência?

A verdade nua e crua é que a massa da população continua priorizando seu próprio conforto e segue descompromissada em colaborar de fato com o meio ambiente, apesar de responder com apoio irrestrito, se questionado em alguma pesquisa.

Para não apresentar apenas uma crítica, ofereci uma solução ao problema.

Ao invés de focar a campanha como um projeto ecológico, deveríamos criar um argumento com ganho de benefícios reais para o consumidor. Pois no final das contas, se alguém quiser melhorar suas vendas e fidelizar o cliente, o passo mais importante é convencê-lo de que ELE estará recebendo vantagens de fato percebidas para si próprio a curtíssimo prazo.

Ecologia e preservação ambiental devem ser sempre estimuladas, mas é próprio do ser humano não conseguir mensurar seus benefícios reais a médio e longo prazo, de modo que uma campanha comercial com esse enfoque além de custar caro, tende a se enfraquecer muito rapidamente.

Fechei minha sugestão de ação com o seguinte contexto:

1 - Nas compras a cima de 20 reais você poderia adquirir a SER a preço de custo, na faixa de 3 reais;
2 – Nas demais compras, sempre que o cliente trouxesse e utilizasse a SER personalizada da sua rede, receberia pontos no seu cartão de fidelidade, acumulando sua pontuação, a qual seria revertida em prêmios, de acordo com uma relação de produtos disponíveis, que poderia ir desde itens de utilidade de baixo custo, até eletrodomésticos e objetos de maior valor;
3 - A pontuação seria proporcional ao valor das compras, e o cálculo dos prêmios a serem trocados deveria ser equivalente a 2% do valor total do investimento do consumidor. Nesse caso, o cliente que acumulasse 5 mil em compras (que poderia levar 8 meses em média), teria direito de trocar seus pontos por um presente de até 100 reais.

Esse tipo de ação tem a vantagem de garantir ao consumidor que o mesmo estará de fato se beneficiando após cada compra, pois poderá ver que sempre terá disponível alguma troca a fazer, mesmo que de pequeno valor, para utilizar seus pontos acumulados.

Além desse benefício, o cliente seria lembrado de que sua compra com a SER estaria reduzindo o descarte de sacolas plásticas na natureza, contribuindo com o meio ambiente.

Assim, com a consciência tranquila quanto ao seu papel na sociedade, o cliente também ajudaria indiretamente a rede a substituir os custos com o uso de sacolas plásticas nos caixas por benefícios diretos a ele.

Outra conseqüência positiva para a rede seria a retenção de mais consumidores em suas lojas, usando ainda o apelo da preservação ambiental em sua comunicação com a sociedade, conquistando a simpatia de muitos e revertendo esse diferencial em resultados em escala em seu faturamento.

Essa ideia é muito interessante, pois além de promover a proteção ambiental, aproxima o consumidor da sua rede em uma praça onde muitos falam do meio ambiente, mas pouco fazem algo de fato. É uma campanha que toca no coração e no bolso do consumidor, e esbarra no carisma institucional da marca.

Portanto, é unindo a sustentabilidade com uma boa estratégia de marketing que todo mundo ganha.

5 comentários:

  1. Tem dois tipos de ecologistas... os xiitas que saem dando baldada de tinta em casacos de vison e, a grande maioria, que é ecologicamente corretos quando a sua ação é financeiramente agradável...
    sensacional a idéia, principalmente a dos pontos em um cartão de fidelidade... mas ao que parece, marketing para muitos supermercados é colocar um microfone na mão de um chato de galochas que fica anunciando ofertas que nem sempre tem a quantidade miníma para atender a todos que estão na loja naquele momento...

    ResponderExcluir
  2. SER á que a população é mesmo ecologicamente correta? Penso que apenas na palavra, não nos atos. Tomamos banhos de 20 minutos, não regulamos o carro, Fumantes jogam suas bitucas na areia da praia, e pessoas os sofá velhos nos córregos. Falta uma eternidade para sermos um Povo compromissado com o Planeta! Olha só, outro dia ouvi dizer que ao pintar o teto dos prédios e casas de branco, e isso fosse feito em grande escala, poderíamos diminuir considerávelmente o aquecimento global! Isso é difundido pela Mídia? Virou Lei? Pois é!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mano,

    Gostei de sua sugestão, é uma ótima idéia. Só que tem uma perguntinha que ainda precisa ser respondida: eu re-uso TODAS as sacolinhas plásticas, como saco de lixo. E aí: paro de ganhar as sacolinhas do supermercado, mas vou ter que comprar os sacos de lixo. Troquei 6 por meia dúzia...

    Assim, para agregar um pouco mais à sua idéias, que tal os supermercados oferecerem como diferencial ecológico sacolinhas plásticas biodegradáveis? Mantém o hábito e conforto do consumidor comum, e atrai o ecochato também.

    Eu até pagaria um pouquinho mais para ter essas sacolinhas...

    Um abraço!
    Álvaro

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, Álvaro! Essa foi a primeira questão que eu coloquei em discussão: 20% do interesse do consumidor pelas sacolas é acondicionar a compra, e 80% é reutilizar como sacolas para lixo. Abolir as sacolas plásticas não iria desagradar o cliente?

    As sacolas biodegradáveis em várias cidades já é item obrigatório na lei municipal, mas bate naquela questão: como o mercado poderá fazer para reduzir esse gasto e revertê-lo em resultado? O interesse no meio-ambiente é tão secundário que os sacos apropriados vendidos para o lixo no mercado estão longe de satisfazer a natureza...

    Daí minha sugestão de transformar as sacolas ecológicas retornáveis de pano em um projeto de fidelidade, oferecendo benefícios táteis ao consumidor.

    As sacolas de plástico continuarão a ser usadas, pois sua demanda é muito grande para serem substituídas pelas de pano. Mas a promoção já poderia minimizar algum percentual no consumo das descartáveis, já que em muitas praças, durante a semana o tícket médio é de 16,00/compra, podendo perfeitamente caber numa única sacola retornável.

    Mas principalmente, essa ação pseudo-sócio-ecológica iria oferecer um argumento a mais para o cliente dar a sua preferência de compra na rede onde ele poderia acumular pontos e trocar por presentes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. hehehe amigo Nano! Pensei em tantos amigos tricolores quando redigi aquele post! Mas deixei pensar mais naqueles que sempre me cutucam, ainda ia colocar uma ligeira observação abrindo exceção a alguns mas acabei me esquecendo, rs!! E outra, nós fomos eliminados, mas se for ver não perdemos pro NAcional afinal, foi empate aqui e lá, então uma infeliz soma de resultados, rs! Ah... eu tenho uma sacola dessas...rs! Bjos

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!