quarta-feira, 26 de maio de 2010

O valor dos salários estão regredindo cada dia mais

Hoje participei de um fórum onde o tema proposto pelo autor era esse: "Os salários estão regredindo gradativamente ou estou enganado? Fazendo uma analise do que o mercado tem oferecido como salario a determinadas funções com nivel de chefia e comparando ao que o mesmo mercado pagava a 3 ou 4 anos atrás, tenho a nítida impressão de que os mesmos estão caindo gradativamente, será que os mesmos estavam muito altos antes e agora estao apenas se adequando"

Para essa indagação dei o meu ponto de vista:

"Flávio, essa é a leia de oferta e demanda. Com a explosão de novas faculdades a custo acessível e o aumento do poder aquisitivo da classe C (que já não depende mais de faculdade pública para fazer o terceiro grau), é natural que os valores pagos por profissionais especializados tende a cair.

Nesse caso, o profissional valorizado não será mais aquele com faculdade, MBA e inglês fluente, pois isso será item de série em poucos anos. O profissional valorizado terá que ter algo mais em termos de bagagem cultural, conhecimento acumulado, sociabilidade e facilidade de uso da tecnologia, flexibilidade, além de muita criatividade para incrementar os negócios cada vez mais competitivos e oferecer alternativas reais de crescimento à empresas contratantes.

Não vai demorar muito para que os serviços antes realizados pelos chamados "chão de fábrica" ou "chão de loja" sejam executados por pessoas formadas em faculdade, o que nos dará a idéia de que estão pagando menos inclusive aos profissionais graduados.

Esse é o futuro próximo que nos espera... vamos nos preparar e preparar nossos filhos."

E vocês, o que acham disso?

8 comentários:

  1. Eu acho que é bem isso mesmo, o inglês e o diploma já tá virando figurinha fácil, pra fazer diferenca o profissional vai ter mesmo que ir buscar mais ferramentas, mais especializacões, mais bagagem. O funil ficando apertado. Acho que o negócio é já nascer com algum talento.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. As mudanças estão em uma velocidade que a gente as vezes nem consegue acompanhar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. adriano, salário, no brasil, é motivo de piada. abs, pp

    ResponderExcluir
  4. Olá,Adriano!
    São tantas atualizações que o valor acaba se perdendo.
    Necessário pensar nos nossos filhos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. O problema é que eu sou essa profissional e não vislumbro nada bom, porque é impressionante a dificuldade. Tudo bem que nunca foquei tanto porque minha vida muda demais e não tenho escolhas. Simplesmente, quando esse tal futuro chegar eu vou querer ter bebês. E já está chegando. E olha que nunca entrei em mercado de trabalho propriamente dito. Eu queria era viver de opinar! ;-))

    ResponderExcluir
  6. Exemplo: 13 reais a hora para dar aulas em curso de línguas. Sendo 2 horas por semana. Com lanches.. 80 de lucro apenas. Aulas particulares? Não há fidelidade. Tradução? Sempre tentei, não pinta. Sei lá porque cargas d´água. O que sobra para o carioca jornalista (tá, nunca trabalhou no meio) que fala idiomas? Hotéis, joalherias, escolas sem ter Letras no currículo ou entreter turistas? Nenhum desses. É concurso público. Não há oportunidades. É um país onde apenas falam em gerar empregos (papo de economista) e nunca oportunidades, pessoas exercendo seus talentos e sendo bem pagas para isso. Espremer-se num metrô, ficar em pé no ônibus, em pé na sala de aula, gesticular, falar, tentar horrores para que o aluno aprenda, pedir dinheiro de passagem, isso tudo conta!!! O trabalho começa ao acordar: depois banho, se arrumar, ficar apresentável. É preciso ser bem pago para isso. Legal dar aulas? Sim, mas 5, 4 meses. Acabou. Pula para outro e lá vão eles colocarem mais anúncios no "má chance". Voilà quoi. SOMOS PALHAÇOS?

    Estou "revolts" todos os dias. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Luciana, todos nascem com algum talento. A vida nos empobrece. O que vai fazer a diferença é até onde aguentamos ser a ovelha empobrecida no rebanho para nos tornarmos mais do que pastor e lã. Herman Hesse tinha uma frase interessante: "a ave sai do ovo, o ovo é o mundo. Quem quiser nascer, tem que destruir um mundo".

    http://www.pensador.info/autor/Herman_Hesse/

    ResponderExcluir
  8. Gisela, o pensamento de Hesse é muito sensato e correto. Precisamos destruir um mundo por dia...

    A empregabilidade tende a dar uma reviravolta tremenda, onde a área de tecnologia e pesquisa dependerá cada dia mais da criatividade das pessoas, para que novas buscas, opções e melhorias do que já existe sejam criadas. Na área de humanas, que é a nossa, vejo um futuro cada dia mais tenebroso: altíssima concorrência e redução gradativa dos valores oforecidos aos profissionais, por ser uma disciplina de baixo custo de aprendizado. Todo mundo que tiver uma sobrinha em caixa vai fazer faculdade de administração, economia, contábeis, letras, jornalismo, comunicação e marketing. Isso já está acontecendo, e para se destacar no mercdo de trabalho teremos que ter não só um diferencial, mas muitos...

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!