quarta-feira, 26 de maio de 2010

O valor dos salários estão regredindo cada dia mais

Hoje participei de um fórum onde o tema proposto pelo autor era esse: "Os salários estão regredindo gradativamente ou estou enganado? Fazendo uma analise do que o mercado tem oferecido como salario a determinadas funções com nivel de chefia e comparando ao que o mesmo mercado pagava a 3 ou 4 anos atrás, tenho a nítida impressão de que os mesmos estão caindo gradativamente, será que os mesmos estavam muito altos antes e agora estao apenas se adequando"

Para essa indagação dei o meu ponto de vista:

"Flávio, essa é a leia de oferta e demanda. Com a explosão de novas faculdades a custo acessível e o aumento do poder aquisitivo da classe C (que já não depende mais de faculdade pública para fazer o terceiro grau), é natural que os valores pagos por profissionais especializados tende a cair.

Nesse caso, o profissional valorizado não será mais aquele com faculdade, MBA e inglês fluente, pois isso será item de série em poucos anos. O profissional valorizado terá que ter algo mais em termos de bagagem cultural, conhecimento acumulado, sociabilidade e facilidade de uso da tecnologia, flexibilidade, além de muita criatividade para incrementar os negócios cada vez mais competitivos e oferecer alternativas reais de crescimento à empresas contratantes.

Não vai demorar muito para que os serviços antes realizados pelos chamados "chão de fábrica" ou "chão de loja" sejam executados por pessoas formadas em faculdade, o que nos dará a idéia de que estão pagando menos inclusive aos profissionais graduados.

Esse é o futuro próximo que nos espera... vamos nos preparar e preparar nossos filhos."

E vocês, o que acham disso?