quinta-feira, 20 de maio de 2010

O pato que virou cão pastor

Era uma vez um pato que, mesmo não apresentando muita beleza, foi crescendo e desenvolvendo-se. Aos poucos foi percebendo o seu brilho, sua plumagem já lhe proporcionava algum orgulho de si mesmo, e diante das novas necessidades que sua idade ia exigindo passou a interessar-se mais pelo seu próprio amadurecimento.

E ele passou a estudar, trabalhar e correr atrás do conhecimento, e após anos batendo cabeça, acertado e errando, percebeu que estava adquirindo algumas qualidades que o diferenciavam de outros animais. O pato não era um exímio especialista em uma única atividade, porém conseguia fazer coisas distintas com certa facilidade, como andar, nadar e voar, o que lhe proporcionava uma visão mais ampla e abrangente do mundo e de suas características, maior mobilidade, além da facilidade de adaptação em diferentes ambientes.

Assim o pato criou coragem e, já com algum status entre os demais bichos, alçou vôo e foi parar bem longe de seu lugar de origem, buscando desempenhar seu papel e obter novas experiências.

No novo ambiente o pato se sentiu à vontade, a natureza era farta e sua alegria estava garantida. Porém, lá o seu conhecimento passou a ser usado de outra forma. Ele encontrava alguma dificuldade para penetrar direto nos problemas locais e promover as soluções, e assim começou a dar voltas, cercar as lideranças com informações, levantamentos, averiguações técnicas e comprovações de suas teorias, e viu que começava finalmente a obter sucesso. O pato percebeu que seu trabalho não deveria ser incisivo, mas leve e sutil, conquistando a confiança e conduzindo os demais a um caminho alertando aqui, correndo pra lá e alertando alí, até que o bloco todo de participantes começassem a andar na mesma trilha para chegar sem conflitos ao mesmo destino.

Pato encontrou satisfação com o andamento das coisas até que um dia, bebendo água na lagoa, notou algo diferentes em si mesmo: seu aspecto estava diferente, pois apesar de ter pensado como um pato, ele estava naquele momento agindo como um cão pastor. E ele viu que isso era bom... 

Pato compreendeu que a melhor maneira de alcançar sucesso estava na sua flexibilidade para agir e na sua habilidade de adaptar-se às diferenças. Quem for rígido como uma rocha corre o risco de passar seus anos sem nunca sair do mesmo lugar.

Adriano Berger

7 comentários:

  1. ..."o bloco todo de participantes começassem a andar na mesma trilha para chegar sem conflitos ao mesmo destino". Diga se isso não é uma das partes mais difíceis de se conseguir, quando não utópico? Muito bom, sempre passar por aqui! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiro. Sem flexibilidade é impossível evoluir; é impossível sair do lugar. Parabéns ao pato que superou suas limitações e conduziu sua "gente" rumo à evolução.

    Adriano, obrigada pelo convite, estive lá naquele paraíso. Deixei um comentário, é só conferir.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Γεια σου φιλε μου ADRIANO!
    Δεν καταλαβαινω το μηνυμα σου και δεν μπορω να βρω μεταφραση στα Βραζιλιανικα ...Γραψε μου αν θελεις στα Αγγλικα.
    Ar you Brazillian?
    writes in the English...thank yoy.

    ResponderExcluir
  4. Olá... estive aqui neste blog. Encontrio nos "Blog's que falan de Angola". Gostei muito deste trabalho e do rico conhecimento que nos dá. engraçado esta postagem, né?

    Conheça os meus
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me lembrou o livro Quem mexeu no meu queijo?
    A gente gira e sempre cai no mesmo lugar: o efêmero, tudo é muito efêmero!!! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  6. E como precisamos ser flexíveis para sair do lugar...agregar novos conhecimentos e respeitar o outro. Beijocas e bom início de semana.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre os artigos do meu amigo Adriano são excelentes. Parabéns para você!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!