domingo, 25 de abril de 2010

A cultura regional e a "fila única"

Pensei que já tinha visto de tudo, mas essa mudança de cidade vem me trazendo alguns aprimoramentos pessoais sobre certas coisas.

Imagine você que o povo da região de Goiás e Tocantins é tudo de bom em matéria de simpatia, receptividade e cortesia. Mas em algumas coisas a gente precisa se adaptar ao jeito deles.

Por exemplo, dias atrás aqui em Palmas, reparei que por duas vezes, estando com o carro parado num estacionamento com a seta ligada indicando que iria entrar na vaga assim que o outro carro terminasse de sair, no momento da saída, outro carro passou pelo meu lado e entrou no meu lugar! Por duas vezes em diferentes momentos!! Na terceira não aguentei, buzinei e sinalizei ao desavisado condutor que eu estava alí aguardando para entrar onde ele entrou primeiro. Como bom cidadão local, ele desculpou-se e deu-me a vaga de volta.

Também me chamou a atenção a fila para o caixa eletrônico do shopping, onde por duas vezes o simpático cidadão simplesmente ignorou a fila, e assim que saiu um usuário ele chegou com seu cartão e iniciou o seu saque, como se nada estivesse acontecendo ao seu redor.

Ainda hoje, em uma Lojas Americanas, todos conhecem aquele imenso corredor cheio de chocolates, chips e refrigerantes que conduzem os clientes em fila única para os 20 caixas. Pois bem, eu estava alí na vez, sem ninguém mais atrás de mim, quando de repente uma família de umas 4 pessoas surgiu e foram passando direto para o "hall" onde estão os caixas, e quando um deles ficou disponível, eles entraram para pagar. Enquanto eu falava com meus botões "mas que cara de pau!", uma segunda mulher passou por mim e fez o mesmo serviço, enquanto eu ficava alí, estático e admirado com tamanha inocência das pessoas.

Cheguei à conclusão de que isso aqui é normal, ou seja, a turma aqui não tem o costume de adotar a fila única para locais de pagamento com múltiplos caixas. Será que eu vou me acostumar a isso, ou me adaptar ao método deles?!

O certo é que a observação e a paciência mostraram-se importantes para que eu não surtasse diante de tamanho desrespeito... opa, desculpe, desrespeito é lá no sul. Aqui é apenas o modo de agir das pessoas.

Aceitar o modo de vida das pessoas é o melhor caminho para um bom convívio e relacionamento.

6 comentários:

  1. Olha, eu acho que isso näo é cultura regional não, isso é falta de educacão junto com uma baita cara de pau, e acontece no mundo todo, infelizmente. Não vá cedendo e dando lugar pra esses grossos não, só se não for atrapalhar o seu dia. Eu deixo o povo ser grosso, afinal näo vou tá dando educacäo pra marmanjo desconhecido, mas se vai atrapalhar, temos que dar um chega pra lá.
    Acho que o cara que levou a buzinada e se desculpou se fez de doido, ia mesmo pegar tua vaga na cara de pau, sabendo. Isso acontecia muito em Natal também.

    Vai escrever sobre os episódios de O aprendiz da semana passada?

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs, é de dar raiva mesmo, né Luciana? A pessoa chega como se não percebesse que quem está alí parado está esperando a vez... Lembrei que uma vez a atriz Suzana Vieira disse que não respeitava fila, e furava mesmo (como se fosse melhor que alguém). Acho que é por isso que não vou com a cara dela.

    Não sei se vou escrever sobre O Aprendiz aqui, estou achando tão chata essa temporada... muito decepcionado com a performance do trio de apresentadores. Mas vamos dar tempo a eles, talvez a produção os conduza melhor nas próximas rodadas. Vou passar lá seu blog para deixar um recado.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Na Zâmbia também é assim, putz no início não falava nada de inglês e me dava uma agonia por não conseguia me expressar. Depois que aprendi um pouco ninguém me segurava, brigava mesmo. É ruim heim, minhas meninas falam que eu não sei ir a rua sem arrumar confusão. Mentira danada, sou super na minha mas não suporto falta de educação. Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Hola mi amigo, tiene una tarjeta (selinho) para usted en mi blog...hehehehe. Estou gastando meu parco espanhol. Besos!

    ResponderExcluir
  5. "Aceitar o modo de vida das pessoas é o melhor caminho para um bom convívio e relacionamento."

    PERFEITO!

    Olá Adriano, a Luciana do Daqui e e lá te promoveu e cheguei para te fazer uma visita. Gostei do seu Blog e gostaria de poder voltar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rê! Obrigado por sua visita, será sempre muito bem vinda por aqui. Espero vê-la mais vezes junto de nós.

    Grande abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!