terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Departamento financiero x RH, segundo Jack Welch

Estava lendo uma das comunidades empresariais em que participo e me deparei com o seguinte fórum de discussão, aberto pela Ana Paula Pinheiro:

"Em vídeoconferência na ExpoManagement, Jack Welch diz os diretores de finanças deveriam ter menos importância do que os de RH. Vocês concordam com ele?"

Minha opinião: Ana, se Jack Welch fosse deus, eu seria ateu... conhece aquela piadinha em que os órgãos do corpo humano estavam disputando sobre o seu grau de importância, e quem deveria ser o líder? O dia que o ânus parou de trabalhar, o corpo inteiro já não conseguiu mais parar em pé, e em vão batia o coração... Assim é uma empresa na gestão de cada departamento. Nem um vive sem o outro. Felipe Massa perdeu um título mundial em 2008, talvez porque numa das provas o staff que abastece o carro no box não retirou a mangueira de gasolina no tempo certo, comprometendo um ano inteiro de trabalho do piloto que terminou em segundo lugar no mundial de F-1. Ou seja, todos precisam buscar ser perfeitos no que fazem, e isso sim faz uma empresa crescer e vencer, com um bom conjunto.

Provavelmente Jack disse isso numa palestra voltada a profissionais de RH, ou com tema dirigido a essa área, pois na posição dele, de um líder empresarial, não deve acreditar de fato nessa colocação e nem assumir isso na presença do seu diretor financeiro.

É perigoso andar em círculos nessa discussão... Já vi empresas (e muitas...) quebrar por má gestão do departamento financeiro, mesmo com um ótimo departamento comercial, que foi contratado e motivado pelo RH.

Mas alguém pode dizer "essa é a importância do RH, pois em uma boa gestão teria identificado que o diretor financeiro não é de competência compatível com a necessidade da organização". Nesse caso, o RH se tornaria o centro do universo empresarial, saberia quantificar e medir o desempenho de todos os outros, e obrigatoriamente teria mais importância do que a função do próprio presidente.

O departamento financeiro sabe dizer se o trabalho do RH está sendo eficiente e rentável para a organização, pois contempla análise de entradas e saídas de recursos. Mas o RH não saberia dizer se o trabalho do financeiro está sendo eficiente e bem desenvolvido pelos objetivos da mesma organização. E agora Jack?!

4 comentários:

  1. Já trabalhei no faturamento de uma empresa e cansei de ouvir de alguns vendedores a frase:
    - Sou eu que pago o seu salário!
    Esses vendedores diziam isso com o seguinte significado... se eu não vendo, você não recebe!
    Pra não aumentar a polêmica, eu ficava quieto, na maioria das vezes... mas a pergunta que ficava na minha cabeça era a seguinte ... e se eu não emitir a nota fiscal, haverá dinheiro para pagar o meu salário ou o do vendedor? eu tinha a resposta... se eu não fizer, outro fará... e essa resposta também servia para o vendedor.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Adriano!

    Nesta questão eu sou leiga para comentar,porém adoro ter aulas por aqui com você.

    Abraços e ótima terça-feira!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  3. Olá Adriano!

    Bem ponderados os seus comentários sobre a questão proposta. O mais consequente é que todos trabalhem de modo interfuncional. Apenas para adicionar um pouco mais de tempero ao molho, lembro que já nos anos 1950 Peter Drucker destacava a importância da administração de marketing para as empresas. Talvez, alguém possa se apegar a isso e, por exemplo, sugerir que a gestão de marketing é a atividade principal da empresa, de modo que as demais decorrem dela.

    Um abraço,

    Giovanni

    ResponderExcluir
  4. Grande Adriano,

    Mais um excelente texto do mundo corporativo.

    Concordo com vc. Cada setor tem a sua importância e é vital para o funcionamento do "corpo" empresa. Ninguém pode considerar um setor mais importante do que o outro.

    Existe sim, aqueles com mais e aqueles com menos glamour, mais isso não quer dizer que não sejam vitais.

    Visite também o Rio Futebol, se puder!

    Grande abraço,

    Leonardo Resende
    Rio Futebol
    http://riofutebol.blogspot.com
    adm.riofutebol@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!