quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Frequência de brasileiros nos cinemas cresceu 25% em 2009. O que isso quer dizer?!

Segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, um total de 112.047 milhões de pessoas freqüentaram as salas de cinema do País no ano passado, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano de 2008. E o que eu tenho a ver com isso?

Se você é um profissional sagaz, poderá fazer uma análise aqui junto comigo. Veja só isso:

1 - O preço de uma sessão de cinema varia de R$15,00 a R$ 25,00 por aí, mais R$ 10,00 de estacionamento no shopping, mais um refrigerante com pipoca, sem falar no custeio do parceiro ou acompanhante, que poderá totalizar o passeio em até R$ 50,00 por 2 horas de diversão.

2 - Na internet, hoje você baixa os mesmo filmes do cinema com qualidade de DVD, ou pouca coisa inferior, apenas com o custo já incidente da ADSL e energia elétrica, podendo assistir qualquer filme no conforto do lar, comendo o que quiser a custo de supermercado.

Considerando a nova sociedade virtual, onde muita gente passa madrugadas conectado administrando relacionamentos a distância e baixando todo tipo de mídia, confesso que fiquei indignado com a informação de que a frequência no cinema aumentou consideravelmente em 2009.

Qual a justificativa disso?

Analisando o meu próprio blog com uma grande quantidade de postagens reclamando de mau atendimento, foi rápido interpretar a matéria: as pessoas buscam qualidade em tudo aquilo que desejam. Estão dispostas a pagar para assistir a um filme em alta resolução na tela do cinema, abrindo mão do trivial filminho na TV, no conforto do lar, e com o baixo custo da tubaína com biscoitos cream cracker para tirar todo o proveito possível de uma produção cinematográfica durante um agradável passeio.

O ramo de entretenimento está em alta, e assim como as pessoas esperam ser atendidas como um rei por quem vende, esperam também obter qualidade inigualável nos produtos e serviços que compram ou contratam. Gastar no cinema ao invés de assistir filme em casa vale a pena, assim como comer pizza na pizzaria ainda é muito mais gostoso do que o providencial disk-entrega!

Por isso eu digo que se você estiver satisfeito em ser ótimo no que faz, prepare-se para sair de cena... o mercado consumidor será conquistado por quem é EXCELENTE, pois paga-se, e paga-se muito bem por tudo aquilo que satisfaça aos anseios de quem está com o dinheiro para gastar.

8 comentários:

  1. Adriano, que bom vê-lo de volta. Feliz ano novo!!! Bom, concordo plenamente e digo mais: QUALIDADE DE VIDA. Chega do resto!!! hehehe


    Deixei um pedaço de bolo para você no Apenas um Ponto, passa lá. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber o perfil desse público. Pois a classe média reclama que tá cada vez mais apertado. Acho que as políticas sociais tão criticadas começam a surtir efeito também na cultura... E 2010 já tá aí... Direita de volta ao poder? NOT!

    ResponderExcluir
  3. A mudança de mentalidade se dará por bem ou por mal.
    Aqueles que não atenderem aos anseios dos consumidores perderão espaço naturalmente.

    Em relação ao aumento de frequentadores no cinema, se deve também ao aumento na qualidade nas salas (multiplex) e a maior segurança dos shoppings, tornando-se um porto seguro nas cidades maiores.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei chocada com os valores que se gasta para pegar um cineminha, e sem falar que a maioria dos filmes ultimamente estão bem ruizinhos, muitos que vi ficaria muito zangada se tivesse pago pra ir ao cinema, que aqui também é bem carinho, aliás, muito caro. Mas me assombrou mais ainda o valor do estacionamento nos shoppings, fico pensando quem realmente no Brasil pode pagar, como comentou alguém aqui também.
    Aqui o bilhete custa cerca de 33 reais, o do Avatar tá mais caro, mas dizem que vale à pena. Pagamos cerca de 10 reais também pelo estacionamento, pagamos pelo tempo. Eu acho caro para cá e prefiro ver em casa, com cerca de 10 reais alugamos um dvd e assistimos no conforto da casa, o que eu realmente prefiro.
    Mas, claro, cinema com conforto é bom demais, no meu tempo em Natal não eram täo bons assim.

    Que bom que voltou a escrever. Muito sucesso na sua nova morada.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Luciana, é incrível como as coisas estão mudando no nosso velho e bom Brasil... o poder de compra e de consumo aqui aumentou muito graças à ascensão da classe C, que hoje é o principal foco das empresas que querem crescer nas vendas.

    Obrigado pela visita e pela torcida!! Quarta-feira aterriso no calor da nova terra...

    ResponderExcluir
  6. Berger... tenho certeza de que voce nao comprou o DVD pirata de Dois filhos de Francisco... se não, vc saberia que milhares que compraram ficaram quase duas horas assistindo o filme e no final não puderam ver o fim do filme... havia um bug (proposital ou não) que impedia...
    Muitos não querem perder a viagem iniciando assistir um filme que pode estar corrompido na metade ou no fim... isso seria o desentretenimento (pode creditar essa expressão pro Sewald)... acho que esse comportamento muda quando for possível comprar o filme para assisitr on line na internet, com boas conexões adsl e aquele equipamento de som e vídeo em casa...
    Falando nisso, tenho recomendado aos amigos que não comprem tv. Comprem um micro com boa configuração e um data show... instalem um ponto de rede próximo ao que seria a estante da tv... garanto que a satisfação será maior e o custo menor.
    No mais, toda a sorte do mundo no planalto Central... estaremos todos torcendo por ti...

    ResponderExcluir
  7. Adriano, aqui no Rio só não vai ao cinema quem não quer ou quem realmente está na total situação de miséria=mendigo. Há inúmeras promoções. Realmente, eu fiquei um tempão sem ir, até que conheci meu ex-namorado e ele pagava as duas entradas; ele tem desconto. Agora alguns bancos dão desconto de 50% em vários cinemas. E quarta ainda é mais barato, ou seja, retomei meu querido hábito. Amo ver gente, conversar, amo sair de casa e ir ao cinema. Detesto ver em DVD. Não há romance. Há conforto em algum sentido, mas admiro a tela, porque isso é cinema. Tem quer ser assim, caso contrário não há a menor graça. Evidentemente, sou adaptável e se um dai morar longe de um cinema, contentarei-me com uma 20, 29, 34 polegadas. ;-))

    ResponderExcluir
  8. Você é o retrato da nova sociedade de consumo, Gisela. O Brasileiro hoje se dá ao luxo de fazer coisas que antes tinha que fazer contas para ver quanto ia sobrar de dinheiro. Assistir filme no cinema é muito, mas muito melhor do que assistir em casa, por maior que seja a TV e sua definição de imagem... bjk

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!