quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quando um só elemento destrói toda uma estrutra

Meus amigos, vejam como são as coisas: ainda ontem postei algo usando o personagem Asterix como motivador do assunto, e hoje vou fazer o mesmo com o mesmo...

É preciso tomar cuidado e observar quando uma pessoa dentro de uma organização consegue tumultuar todo o ambiente de trabalho com sua língua solta. Não é uma questão simples de fofoca, mas muitas vezes, motivado por sua desmotivação (sem querer ser redundante...) alguém acaba jogando muita gente numa situação de medo, desgaste e baixo astral com comentários negativos ou desabafos sobre o próprio trabalho ou desempenho.

Todos sabem qual é o impacto de uma notícia negativa ou de alguma insatisfação pessoal quanto ao desempenho de alguém em qualquer sociedade organizada. A informação voa da boca de um para o ouvido do outro numa velocidade muito grande. E é claro, com o incremento de uma apimentadinha a mais que cada um cria na sua etapa da propagação.

Esse momento é perigoso, e os profissionais de gestão precisam ser ágeis em identificar esse problema antes que se transforme num problemão.

E fica aqui o meu alerta para os trabalhadores e leitores de plantão: você está desabafando com a pessoa certa o seu problema pessoal ou profissional? Não estaria sendo um fator desagregador e tumultuador no próprio ambiente de trabalho? Criticar o trabalho de alguém para outro dentro da própria empresa pode ajudar em alguma coisa? O que você ganha com isso?

Será que você depende do erro de alguém para comparar e mostrar o seu valor, a sua qualidade como profissional?

No livro Asterix - a Cizânia, o autor mostra como o exército romano plantou a discórdia na aldeia gaulesa desestabilizando completamente todos os membros através de um único homem que fez uso da inveja, ciúme, cobiça, ambição e maledicência para provocar o único ponto fraco que concederia aos romanos a tão sonhada conquista: a desunião do adversário.

Assim, se a união faz a força, a desunião tira a força... e o seu concorrente se diverte!!!