terça-feira, 21 de julho de 2009

A informação sensacionalista e improdutiva da mídia sobre a Gripe Suína

O episódio recente da gripe suína me fez observar uma coisa que não havia ainda reparado. A imprensa fala dos sintomas da gripe, do número de mortos, número de casos recentes, estatísticas geográficas de incidência, problemas diplomáticos nos aeroportos, mostra imagens das pessoas se prevenindo com máscaras, nas ruas, no trabalho, etc.

O governo federal também veicula propaganda tranquilizando a população quanto a força da pandemia ou informando sobre como proceder em caso de aparição dos sintomas da gripe.

Mas o que eu reparei só agora foi o seguinte: ninguém investiu em divulgar qualquer ação preventiva para melhorar a imunidade das pessoas no combate a essa e outras doenças de inverno!!

Dicas simples sobre alimentação poderiam e deveriam ser divulgadas em campanhas com muito mais intensidade pelo poder público, visando proporcionar melhor qualidade de vida e menor risco de contaminação da população.

É possível driblar esses inimigos da nossa saúde adotando certas táticas para deixar o funcionamento do nosso sistema imunológico em dia.

Para começar, vale optar pelos complexos vitamínicos. “As vitaminas são essenciais para garantir a boa imunidade do organismo', explica Jorge Jamili, especialista em medicina ortomolecular.

Segundo ele, a Vitamina A, por exemplo, fortalece a resposta imunológica, principalmente em se tratando das viroses infantis. Já a vitamina C possui efeito estimulador sobre os glóbulos brancos (leucócitos). A vitamina E aumenta a imunidade principalmente nos idosos, enquanto o complexo B aumenta a quantidade e a atividade dos anticorpos. Além das vitaminas, o médico dá algumas dicas de alimentos que fortalecem nossas defesas. “Frutas, legumes e verduras devem estar presentes em todas as refeições, pois reforçam o sistema imunológico. Além disso, é importante a ingestão de cereais integrais e de proteínas de alto valor biológico como o tofu (queijo de soja), peixes e frango”, aconselha o especialista.

Já o açúcar deve ser evitado, enquanto pães, massas e arroz branco devem ser substituídos por suas versões integrais. “O sistema imunológico reduz a atividade em até 5 horas após a ingestão de açúcar e doces”, alerta Jorge Jamili. (Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com/qualidade-de-vida/aumente-sua-imunidade/1254)

Portanto, antes de colocar uma máscara lembre-se de fazer uma alimentação bem planejada. É mais gostoso e mais barato que remédio...

8 comentários:

  1. O dinheiro que deveria ser utilizado nessa Campanha que vc propõe, é gasto de outra maneira, improducente e Política!

    ResponderExcluir
  2. Nano,bem que les poderiam ver esse seu blog,isso sim é utilidade,não o que eles fazem.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! É verdade, é preciso cuidar da imunidade. Hoje eu fui na Unimed autorizar um exame e as moças estavam de máscara...

    ResponderExcluir
  4. Fala Nano.. Obrigado pelo Coments..Cara as vezes é triste ver como a mídia e o Governo tratam nossas mazelas.. Mas fazer obrigado pelas dicas.. vou tratar de alimentar melhor minha filinha.. apesar que ela come frutas e verduras todos os dias.. Ainda bem né.
    Valeu Um Abraço

    ResponderExcluir
  5. Véio, vale lembrar que nos alimentos já há todas as vitaminas de que o corpo humano precisa. Melhor que complexo vitamínico é uma alimentação realmente equilibrada e rica nas vitaminas que seriam fornecidas pelos complexos vendidos na farmácia. A absorção das vitaminas diretamente nos alimentos é muito maior que a das vitamina pura, presente nos comprimidos.

    De qualquer maneira, apoio 100% seu ponto de vista. Há muito alarde na mídia a respeito as mortes e pouca informação sobre prevenção à doença.

    Pegar a gripe não é sinônimo de morrer de gripe. A diferença está na imunidade do corpo e na qualidade do atendimento médico. E nesses dois itens, tanto governo quanto mídia estão bem reticente...

    ResponderExcluir
  6. (comentário cheio de erros de digitação, fruto da pressa... saco!)
    No próximos eu capricho mais!

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriano!
    Hoje estou passando para convidá-lo para conhecer o novo "Ranking do Blog Rola a Bola!"
    Depois de muita pesquisa e contas, espero que os leitores gostem!
    Não esqueça de deixar sua opinião!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Grande Adriano! Obrigado pela visita e pelas palavras! Concordo plenamente com você, pois contra fatos não há argumentos! Estatísticas é o que há! Com certeza permanecerei com o projeto para os próximos anos para podermos comparar! Abraços e espero sempre sua visita!

    ResponderExcluir

Deixe sua crítica e sua opinião!